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Vendas pela internet: como criar a melhor estratégia para impulsionar o seu negócio?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 10min leitura

18 de novembro de 2022

Vendas pela internet: como criar a melhor estratégia para impulsionar o seu negócio?

As vendas pela internet deixaram de ser uma tendência para fazer parte das estratégias de um negócio. Isso porque, hoje, o cliente busca facilidade, agilidade e preço justo. Além da comodidade de não ter, muitas vezes, de ir até a loja.

É certo que a pandemia colaborou para o crescimento do comércio online. De acordo com a pesquisa “Shopping During The Pandemic”, 47%  dos consumidores fizeram mais compras pela internet em 2021. 

E não para por aí, as estimativas da Opinion Box para 2022 indicam que 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet.  

Além de criar relacionamento, reputação e lembrança de marca, a web ainda pode ajudar seu negócio a atrair mais clientes. 

Ou seja, vendas pela internet são uma excelente forma de melhorar seu comércio. Mas, para que essa ação dê resultados, é preciso criar uma estratégia correta.

Este é um grande desafio para pequenas empresas, principalmente as que estão no começo da jornada. A busca por novas formas de conquistar o cliente é árdua e diária, pois os hábitos de consumo se renovam sempre.

Se você não está familiarizado com as vendas online ou deseja criar uma estratégia arrasadora, siga nossas dicas. Neste artigo, você confere:

  • Como vender pela internet do zero?
  • Qual o melhor produto para vender online?
  • Quais as melhores dicas de venda virtual?
Pessoa empilhando duas caixas em frente ao computador. Representa as vendas pela internet

Como vender pela internet do zero?

Os números não mentem, a web é mesmo um espaço favorável para vendas, no entanto é preciso ser estratégico. Ainda mais devido ao grande número de lojas virtuais e tantas outras que estão iniciando.

Por isso, antes de se lançar no comércio eletrônico saiba o que vender na internet. Ou seja, planeje bem essa nova etapa do seu negócio. Não basta apenas criar uma loja online, cadastrar os produtos e fazer divulgações. 

Não existe uma fórmula mágica! Mas, um entendimento de como funciona o universo online e, especialmente, o comportamento do cliente ao comprar na web ajudam. 

Bem como ter um site otimizado, pois as pessoas precisam encontrar você quando fizerem buscas sobre um ou mais produtos do seu negócio.

Não importa se você está abrindo um comércio novo ou expandido outro. Seja qual for o objetivo, planejar as estratégias é fundamental. Afinal, para ganhar a preferência dos clientes, você precisa oferecer uma experiência incrível.

Qual o melhor produto para vender na internet?

Você pode levar os produtos da loja física para a virtual. Mas, primeiro, avalie as chances de venda e se vale focar em todos ou escolher apenas os mais atrativos. Ou seja, tudo vai depender do que você já vende e como acontecerá essa migração para a internet. Uma boa presença digital é um passo necessário.

Lado a lado, lembre-se de que o melhor produto é aquele que apresenta uma solução para um problema, uma necessidade ou uma preferência de compra do cliente. 

Há uma lista de possibilidades e também de produtos mais vendidos em loja virtual:

  • Roupas;
  • Jogos;
  • Itens de decoração;
  • Eletrônicos;
  • Entre outros.
Moça cadastrando produto em um tablet para vender na internet. Ela está em um estoque de sapatos.

Quais as melhores dicas de vendas pela internet?

A seguir, veja o passo a passo para fazer boas vendas pela internet e ter os resultados esperados.

Como criar a melhor estratégia de vendas online para seu negócio? Veja algumas dicas:

1. Conheça seu público

Entender como seus clientes se comportam na internet é o primeiro passo para planejar sua estratégia online. 

Afinal, o perfil do público vai determinar a forma como sua marca vai se comunicar. Não apenas na linguagem visual e textual, mas também:

  • Em que redes sociais vai estar;
  • Se vale a pena utilizar e-mail;
  • Ou é melhor a comunicação pelo WhatsApp. 

2. Trace um objetivo

Não crie uma promoção simplesmente por criar: é fundamental ter um objetivo. Ele serve também para que seu planejamento seja melhor estruturado. 

Veja alguns exemplos de metas:

  • Diminuir o volume de estoque;
  • Conquistar novos clientes;
  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Lançar novos produtos ou uma nova linha;
  • Promover a venda de peças com baixo índice de compra na loja.
Mulher feliz anotando em um papel seus resultados das vendas pela internet

3. Defina o orçamento e o canal

O próximo passo é a escolha do orçamento e do canal para realizar ações.

Ter uma verba definida antes de anunciar é imprescindível. A partir dela, você terá insumos para escolher a melhor canal de comunicação com base nos hábitos de consumo do seu público.

Tanto o Instagram quanto o Facebook são locais que realizam boas vendas quando usados da forma correta. 

É importante explorar os recursos que cada rede oferece. Ou seja, cuidar das fotos, vídeos e legendas para profissionalizar ao máximo o negócio. E claro, muitas dessas decisões dependem do quanto você tem para investir.

4. Escolha a promoção

Uma promoção é sustentada pela capacidade que você tem de cumprir o que estiver oferecendo a seus clientes. Então, veja as principais ofertas e como usá-las na internet:

Promoção tradicional

É a oferta de produtos com descontos fixos. Muitas vezes, a estratégia é usada para aumentar as vendas de mercadorias paradas no estoque. Ou ainda para divulgar um tipo específico de item.

Por exemplo: “Bota fora de Natal: todos os tênis com 10% de desconto.”

 Promoção no atacado

É realizada para revenda entre lojistas, na qual oferece desconto pela quantidade de produtos. 

Ela pode dar menos lucro, mas alimenta de forma mais substancial o caixa da empresa. 

Exemplo: “Leve 200 pares de sapatos com 50% de desconto à vista.”

Promoção progressiva

O objetivo é aumentar as vendas. Para isso, são oferecidos cupons de descontos a partir da primeira compra.

Exemplo: “Na compra de um, leve o segundo com 5% de desconto. Já o terceiro sai com 10% off.”

Cupom de desconto

Tem por objetivo conquistar novos clientes. Geralmente, é ofertado por parceiros, como outros sites ou lojas físicas. Por isso, ele chega até pessoas que seu comércio não tem contato.

Exemplo: “Deixe seu contato e ganhe um cupom de desconto de 10% para compras online nas lojas Maravilha.”

Homem segurando papel com foto sua impressa e de sua loja. Representa as vendas pela internet

 5. Tenha uma loja virtual interessante

Ao chegar na sua página o cliente deve sentir uma conexão imediata com aquele ambiente. De modo geral, quem compra online busca produtos por necessidade ou por indicação.

Desta forma, neste momento, fazem total diferença:

  • Disposição das mercadorias na vitrine virtual;
  • Distribuição em seções;
  • Fotos e descrições. 

Um cliente não quer ter dúvidas quando está prestes a comprar online e, se você quer melhorar as vendas virtuais, se atente para esses detalhes. 

Ter um parceiro como o Terra Empresas, que entende esses desafios, pode ser o que você precisa nesse processo online. 

Tanto o Construtor de Sites, para quem atua com serviços, quanto a Loja Virtual, para quem quer um e-commerce, são excelentes ferramentas.

Por que ter o Terra Empresas como parceiro?

Veja o que você vai encontrar no pacote da Loja Virtual do Terra Empresas:

  • Plataforma digital: você pode editar a sua loja quando quiser, sem a necessidade de ter conhecimento técnico;
  • Hospedagem: seu comércio online 24 horas por dia na internet;
  • Domínio próprio gratuito: seunegocio.com.br, o que gera mais personalização e autoridade para o seu negócio;
  • Segurança SSL: sua loja 100% segura com a garantia de proteção de dados conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Acompanhamento em tempo real: você pode monitorar os acessos e saber como anda o desempenho do seu negócio;
  • Carrinho abandonado: não é mais um problema: a gente recupera para você;
  • Controle de estoque: você acompanha suas vendas e despesas;
  • Melhores condições de frete: nosso sistema calcula e cota com as melhores transportadoras do mercado;
  • Antivírus: válido para um aparelho e você tem seu celular ou computador protegido constantemente;
  • Integração com redes sociais: sua loja totalmente integrada com suas redes sociais aumentando sua relevância na busca do Google;
  • 10 caixas de e-mail personalizadas: voce@seunegocio.com.br, quando seu cliente receber um e-mail não pensará que é spam;
  • Suporte técnico: se der algum problema, nossos especialistas estão disponíveis 24h por dia. 

As vendas pela internet estão bombando! E a melhor decisão é levar seus serviços ou produtos para a web. Com qualidade, estratégias certas e parcerias competentes, as chances de sucesso são enormes. 

Não perca tempo e inicie já o seu planejamento. Faça um contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar na criação do seu site ou loja virtual.

Boas vendas!

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