Use o marketing digital para gerar resultados
publicado por Terra Empresas
6min leitura
14 de abril de 2022
Se você ainda não tem uma loja virtual, é muito provável que esteja pensando muito sobre o assunto. Mas antes de colocar ela no ar é preciso pensar em toda a comunicação e como dar visibilidade a ela. Uma das questões que devem ser levadas em conta é a de como fazer marketing digital. Sem ele, é muito provável que o seu negócio fique perdido entre uma infinidade de outros na esfera digital.
Se o primeiro passo é ter um negócio digital, outro, tão importante quanto, é ter visibilidade, já que esta é a área em que certamente há mais concorrência. E essa concorrência é global.
Por isso, o investimento em marketing digital deve ser considerado, assim como o conhecimento básico de como funciona. É uma prática que deve ser adotada já de saída e que pode potencializar de maneira mais rápida as suas vendas. O marketing digital deve estar presente na estratégia e no planejamento do seu negócio e nunca ser “deixado para depois”.
O que é marketing digital?
Partindo da definição, temos que o marketing digital é o conjunto de ações de comunicação que as empresas usam por meio dos meios digitais – internet, telefonia celular e outros – para divulgar e comercializar os seus produtos ou serviços. Serve tanto para conquistar novos clientes como para fidelizar aqueles que já utilizaram os serviços da empresa. É o caminho mais curto para se chegar ao consumidor e maneira rápida, relevante e personalizada.
Como fazer marketing digital?
Uma campanha de marketing exige um planejamento que passa pelas seguintes etapas:
- Traçar os objetivos da campanha;
- Definir o público-alvo;
- Montar a estratégia;
- Definir os canais de veiculação;
- Ter uma equipe capacitada;
- Definir o que será anunciado;
- Montar um cronograma
- Acompanhar os resultados.
Ou seja, é preciso definir as prioridades, montar uma estratégia robusta e identificar as oportunidades que estão disponíveis. No meio de uma crise, como a que vivemos nos momentos atuais, são essas oportunidades que vão permitir que os resultados sejam melhores. Mas eles só serão alcançados com uma estratégia eficiente.
O Brasil já é considerado o sétimo mercado do mundo em marketing digital e deve fechar o ano de 2020 com a movimentação de cerca de US$ 18 bilhões nessas plataformas, o que chega perto de R$ 100 bilhões. Números mesmo com o impacto da pandemia do Covid-19.
Esse mercado ganhou impulso justamente porque o ambiente online se apresentou como a melhor alternativa para se manter as vendas, por conta do isolamento social imposto pela pandemia.
Para alcançar sucesso, uma campanha de marketing digital deve ter um portfólio simplificado de produtos e serviços, ou seja, ter foco. Também é preciso ter preços competitivos e reforçar a confiança do consumidor, que pode ter se abalado com a crise. Um bom estudo do comportamento do consumidor para o período pós crise também vai ajudar na estratégia. Por isso, observar os novos hábitos neste momento se faz essencial.
Execução
De maneira sucinta, vamos dar algumas ideias sobre o que não pode faltar para que você consiga gerar resultados imediatos, em um primeiro momento, mas que possam se estender o longo do tempo:
- O conteúdo inserido no site da sua empresa não pode ser produzido às pressas ou de qualquer maneira. Ele deve ser adequado ao seu público-alvo, com possibilidade de ser replicado nas redes sociais do seu negócio, criando assim um relacionamento entre consumidor e empresa.
- Cerca de 120 milhões de brasileiros acessam a Internet atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, há um imenso contingente de consumidores a ser explorado. Campanhas com geolocalização, principalmente para negócios locais, vão ajudar você a chegar no seu consumidor.
- Ter uma boa plataforma para o seu site interfere diretamente na relação entre a sua empresa e o consumidor final. Por isso, ela deve ser fácil de usar tanto para você como para o cliente. E precisa permitir que ela seja atualizada com rapidez, sob o risco de a sua página ficar desatualizada, fazendo com que você possa perder vendas.
- Empresas que se comunicam bem e têm um posicionamento claro e transparente com os consumidores vão agregar valor à sua marca. Por isso, o discurso deve ser o mesmo em todas as plataformas, alinhadas com os valores do seu negócio.
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