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Saiba como melhorar o seu atendimento ao cliente

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

14 de abril de 2022

Saiba como melhorar o seu atendimento ao cliente

Seja para um negócio tradicional ou digital, a excelência no atendimento ao cliente deve estar entre os principais objetivos de qualquer empresa. Somente por meio de um atendimento impecável é que seu negócio ou serviço vai conseguir fidelizar o consumidor. E manter um cliente que já foi conquistado nunca deve ser deixado em segundo plano. Antigamente era comum ver nos sacos de pão a inscrição “servimos bem para servir sempre“. Apesar de parecer uma frase antiga, a sua essência não mudou. Quem presta um bom atendimento ao cliente vai ter melhores chances de continuar com ele por mais tempo. Por conta das consultas digitais, diferentes perfis de cliente podem chegar até o seu negócio, com desejos, dúvidas e vontade de consumir. Atendê-las de maneira adequada é o primeiro passo para o convencimento, principalmente quando dúvidas forem colocadas a respeito do que você oferece.

Como deve ser o atendimento ao cliente?

Enquanto dono de um negócio, é preciso fazer um atendimento atencioso, com a prestação do maior número de informações, de maneira clara e transparente. Se você tem uma equipe para isso, ela deve ser treinada justamente para fazer esse atendimento com a maior cordialidade possível. Lembre-se que se você tem uma loja, o cliente não gosta de esperar muito tempo. Caso você perceba que por um motivo isso vai ocorrer, vale a pena comunicar e tentar oferecer uma solução. No caso das vendas online, fazer o cliente esperar pode fazer com que ele procure o seu concorrente ainda de maneira mais rápida. Se ele procurar a sua empresa com uma dúvida, a resposta deve ser dada o mais rápido possível. Mesmo nos dias de hoje, não são poucos os casos em que o cliente entra em contato pelo site da empresa, ou por uma rede social, e a resposta demore um ou dois dias. Tempo suficiente para que ele, por exemplo, desista de uma compra. Lembre-se que uma experiência negativa nunca vai ficar apenas entre vocês. Quando um cliente é maltratado ou tem um problema que não é resolvido rapidamente, é possível que ele amplifique a queixa entre os seus amigos. É comum ver gente reclamando do atendimento nas redes sociais, por exemplo. Ou seja, um problema, que muitas vezes poderia ser resolvido rapidamente, agora é de conhecimento de centenas de pessoas. Isso pode acabar prejudicando, de maneira permanente, a imagem do seu negócio.

Transparência

Empresas que fazem o atendimento ao cliente com transparência são mais valorizadas. Por isso, todas as informações disponibilizadas devem ser claras. Mesmo quando ocorre um erro ou um atraso na entrega, por exemplo. Isso faz com que a confiança não seja quebrada. Não tem nada pior do que o problema não ser resolvido e, em muitos casos, com explicações diferentes por parte da empresa.

Superar expectativas

Sabe aquela sensação boa de quando você entra em contato com uma empresa por conta de um problema e termina o diálogo com a certeza de que foi bem atendido? E mais do que isso, que esse atendimento superou as suas expectativas? Pois bem. Esse deve ser o objetivo de toda a empresa. Por isso, é preciso selecionar bem a equipe de atendimento ao cliente, que deve ser empática. Nem todo o treinamento possível vai fazer com que uma pessoa que não tenha empatia se saia bem no trabalho. O cliente vai sempre ter a impressão que está falando com um robô. Aliás, esta é uma solução adotada por muitas empresas, que estão longe do gosto do consumidor. Sabe aquela gravação que faz inúmeras perguntas, mas nunca chega a uma solução adequada? Isso só faz com que o cliente fique mais irritado. Só depois de passar um tempo respondendo perguntas sem solução, ele é encaminhado para alguém de carne e osso. E a chance de descarregar nela a sua frustração por um atendimento inadequado é enorme. Nesse caso, fica mais difícil reverter essa sensação negativa do cliente.

Registro

É muito importante que a sua empresa registre as informações que o cliente deixa no seu primeiro atendimento. Isso vai poupá-lo de contar a mesma história novamente, caso o problema não seja resolvido de de cara. E também serve como um banco de dados para mapear os problemas mais comuns relatados pelos clientes. Quer entender mais sobre como atender melhor o seu cliente, com os métodos e técnicas adequadas? O Terra Serviços oferece diversos cursos nas áreas de publicidade e marketing que vão ajudar você nessa missão!

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