Como criar um site de vendas? Confira dicas para ajudar no seu sucesso
publicado por Terra Empresas
13min leitura
15 de julho de 2022
Quem está começando a empreender ou quer migrar para o ambiente online deve ter em mente como criar um site de vendas. Afinal, esse é um dos principais recursos para uma estratégia de presença digital.
Por meio de uma página de vendas, é possível aumentar o faturamento do seu negócio e integrar recursos para fidelizar seus clientes. E investir em uma loja virtual, por exemplo, é uma decisão inteligente para quem quer ter um comércio eletrônico profissional.
Para ajudar você a entender melhor como criar um site de vendas, preparamos este conteúdo especial sobre o assunto.
Então, boa leitura!
O que caracteriza um site de vendas?
As pessoas estão cada vez mais conectadas, e, quando o assunto é comprar, o site de vendas é um dos melhores canais.
Aliás, há outras alternativas, como um marketplace ou redes sociais. Mas, o ideal é que essas opções sejam usadas de maneira complementar.
Portanto, a página de vendas deve ser destaque na sua estratégia. Até porque, é um canal exclusivo do seu negócio, em que é possível reforçar o seu posicionamento de marca.
No entanto, para isso, seu site de vendas precisa ter alguns elementos, por exemplo:
- Domínio próprio personalizado;
- Hospedagem;
- Identidade visual;
- Disponibilidade 24/7;
- Integração com outros canais;
- Centralização da gestão.
Dessa forma, ele se torna uma ferramenta poderosa para quem quer vender pela internet.
É difícil criar um site de vendas?
Depende da forma como você planeja fazer isso:
- É possível contratar uma equipe especializada;
- Ou contratar uma plataforma que já te entrega tudo.
Um dos pontos que mais pesam quando um empreendedor busca entender como criar um site de vendas é identificar o grau de dificuldade desse processo. Afinal, o senso comum nos diz que isso é tarefa de pessoas que têm muito conhecimento em programação.
Então, isso depende de qual estratégia o seu negócio vai adotar. Portanto, para fazer isso, é fundamental realizar um estudo e montar um planejamento.
O que não pode faltar na hora de criar um site de vendas?
Um bom site de vendas atende aos critérios de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, em tradução livre). Além disso, deve oferecer uma ótima experiência de navegação para o usuário.
Ou seja, para montar uma loja virtual com essas qualidades, é necessário ter conhecimento em linguagem de programação e design digital.
Portanto, se você não tem conhecimento nessas áreas, o grau de dificuldade para criar sua página seria alto, podendo resultar em perda de tempo e de investimento.
A alternativa, então, é contratar profissionais para desenvolverem o seu site profissional. No entanto, para pequenos e médios empreendedores, ter um especialista exclusivo pode sair caro.
Mas há alternativas que tornam esse processo mais fácil e econômico. A loja virtual do Terra Empresas, por exemplo, é um caminho interessante para quem busca ter uma página personalizada, com menos esforço e baixo custo.
Por que criar um site de vendas?
De acordo com dados da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), 70% de quem comprou pela internet durante a pandemia pretende continuar a comprar online mesmo após a Covid-19.
Além disso, veja outros motivos para você criar o seu site de vendas em 2022:
- Seus concorrentes provavelmente já têm esse canal;
- É o seu cartão de visitas na internet;
- Pode consolidar sua marca e identidade visual;
- Mostra as avaliações positivas do seu produto ou serviço;
- Facilidade de localização da sua empresa na internet;
- Presença online 24 horas por dia.
Quanto custa criar um site de vendas?
De modo geral, é possível encontrar boas soluções por pequenos valores mensais. Mas, é claro, isso vai depender do tamanho, porte e complexidade do site.
O que é necessário para criar um site de vendas?
Mesmo sendo algo online, não é possível fazê-lo da noite para o dia. Até porque, é importante e necessário ter um planejamento. Diante disso, veja, a seguir, o que deve constar na sua lista:
1. Saber quem é seu público
O primeiro passo é decidir quem será o seu público. Ou seja, para quem você quer vender? Para isso, pesquise, faça estudos de mercado e olhe sua concorrência.
2. Utilizar ferramentas de pesquisa online
Para saber se o mercado está apto para receber seu serviço, use ferramentas. O Google Trends é um bom exemplo. Ele informa o volume de busca por um produto em um determinado espaço de tempo.
Assim, é possível identificar se há picos de busca em alguma época do ano. Isso ajuda a criar uma boa estratégia para se antecipar a esse momento e atender seu público.
3. Escolher uma plataforma de construção de sites
Existem, hoje, os chamados construtores de sites. Eles são ferramentas que ajudam a criar a sua página. Portanto, é importante ter um modelo condizente com suas expectativas e necessidades.
Uma vez que você procura como criar um site de vendas, busque uma plataforma com as ferramentas necessárias para a sua loja virtual.
Busque saber se a ferramenta escolhida oferece:
- Portabilidade;
- Formas de calcular o frete;
- Um sistema de pagamento confiável e prático.
4. Comprar um domínio
É um dos pontos mais importantes. Até porque, é por meio dele que você será autorizado a registrar extensões no nome, como .com.br., .com ou .net, junto ao nome da sua marca.
As licenças de domínio devem oferecer suporte técnico, controle da administração do seu site e validade anual. Por isso, é fundamental trabalhar com uma empresa que ofereça, além do domínio, segurança e suporte.
5. Cuidar da segurança
O canal deve ser seguro para proteger os dados do seu negócio, bem como as informações dos seus clientes, de ciberataques.
Portanto, opte por serviços que auxiliem na segurança do seu site. Lembre-se de que, se você for alvo de ataques online, os seus clientes não se sentirão seguros para comprar com você.
Nossa dica está em dois serviços do Terra Empresas:
6. Saber apresentar os produtos
A exposição das mercadorias é algo fundamental para quem trabalha com vendas, pois é uma forma de chamar a atenção dos clientes.
Além disso, imagens bem feitas e com alta resolução, por exemplo, passam uma ideia de qualidade e autenticidade do serviço.
Outra dica é a utilização de vídeos para apresentar os produtos. Inclusive, muitos sites têm usado essa prática ultimamente.
Como criar um site de vendas do zero?
Para criar um site de vendas do zero é preciso ter um planejamento estratégico.
A partir daí, será possível ter um direcionamento claro do que você quer para o seu negócio e como fazer isso. Para tanto, listamos, a seguir, algumas dicas para acertar nesse processo:
1. Tenha metas de negócios
Você já ouviu aquele ditado “quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”? Há uma boa verdade nessa afirmação. Contudo, seguir qualquer direção vai ajudar a sua loja a alcançar os objetivos que você almeja?
Por isso, é fundamental estabelecer quais são as metas. Elas podem ser, por exemplo:
- Números ligados ao faturamento;
- Quantidade de clientes ativos;
- Percentual de vendas feitas no site;
- Gasto médio dos clientes com as compras (ticket médio);
- Lucro esperado;
- Limite de cancelamentos;
- Percentual de devolução de mercadorias.
Então, ter isso claro, contribui para a elaboração da sua estratégia. Afinal, é a partir do objetivo que você vai criar um plano de ação para alcançar suas metas.
2. Monte uma identidade de marca
Aliás, a identidade de marca expressa as características e a personalidade do seu negócio. Dessa forma, você se comunica com o mercado, e o público identifica seu estabelecimento mais facilmente.
Então, os principais elementos são:
- Logo;
- Slogan;
- Paleta de cores;
- Tom de voz na comunicação;
- Fontes;
- Sons;
- Texturas;
- Sabores;
- Aromas.
3. Faça benchmarking
É a análise da concorrência. Ou seja, você vai avaliar os seus principais competidores para levantar informações importantes, por exemplo:
- Posicionamento deles no mercado;
- Estratégias que estão dando certo;
- Ações que se mostraram erradas;
- Como se comunicam com o público.
A partir daí, é possível entender o que funcionaria no seu negócio e o que pode ser melhorado. Só não vale copiar o concorrente, hein!
4. Defina um orçamento realista
Ter um orçamento definido é importante para direcionar os seus esforços. Ou seja, você pode se planejar. Comece, por exemplo, com uma lista do que é necessário para criar um site de vendas:
- Domínio;
- Hospedagem;
- Plataforma;
- Atendimento;
- Entre outros.
Até porque, isso permite ter uma noção de quanto será necessário investir para colocar sua loja virtual no ar. Porém, lembre-se que esses números podem sofrer ajustes ao longo do tempo.
5. Seja guiado por dados
Os dados são transparentes e não mentem. Ou seja, você consegue saber tudo que está acontecendo no negócio e se o resultado está conforme o esperado.
Aliás, existem diversos tipos de informações que podem ser acompanhadas, como:
- Quantidade de visitantes que concluíram as compras (conversão);
- Valor do ticket médio;
- Faturamento;
- Lucro;
- Custos;
- Despesas.
Além disso, com eles, você também será capaz de identificar onde e quais melhorias realizar no seu negócio.
6. Redobre a atenção na hora de contratar um serviço
A escolha do fornecedor deve ser assertiva, pois impacta na performance da sua loja virtual.
Até porque, eles são parceiros do seu negócio, e uma escolha errada pode gerar prejuízos. Portanto, antes de fechar negócio, avalie as funcionalidades oferecidas pela ferramenta e, principalmente, a disponibilidade de atendimento.
Como escolher a melhor plataforma para vendas?
Algumas características são fundamentais na hora de escolher a melhor plataforma de vendas para o seu negócio. Então, veja as principais:
- Suporte 24 horas: uma equipe disponível para resolver quaisquer problemas. Site fora do ar é sinônimo de perda nas vendas;
- Acompanhamento de dados: saber quantas pessoas acessam o site versus quem realmente comprou valida a sua estratégia;
- Site otimizado para celular: atualmente, boa parte dos acessos são por dispositivos móveis. Portanto, conte com uma solução que seja amigável para todas as telas;
- Foco em performance: a plataforma deve oferecer uma solução otimizada para os resultados de busca do Google.
Confira, agora mesmo, a solução de loja virtual de Terra Empresas e veja quais vantagens você pode obter com a plataforma — além do custo-benefício, é claro.
O que achou deste conteúdo completo? Com ele, você já poderá dar os primeiros passos para criar um site de vendas e aumentar as chances de atrair ainda mais clientes para o seu negócio.
Até a próxima!