O que é varejo e tudo o que você precisa saber sobre o tema
publicado por Terra Empresas
8min leitura
20 de maio de 2022
O conceito de varejo vai além da comercialização de bens e serviços. Até porque essa é uma descrição básica para definir a ampla movimentação de compra e venda no mercado.
Aliás, os hábitos de consumo mostram o quanto o setor é imprescindível na sociedade. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o comércio varejista teve uma alta de 1,1% em fevereiro de 2022. Aliás, no mês anterior, o setor já havia crescido 2,1%.
O cenário promissor chama a atenção e desperta o interesse de empreendedores. É importante, portanto, entender bem o que é varejo, para um planejamento mais efetivo. Então, neste artigo, você confere:
- O que é varejo?
- Quais os segmentos da área?
- As principais características do setor varejista
- Como funciona a venda para o segmento?
- Quais as diferenças entre varejo e atacado?
O que é varejo?
Além da comercialização de produtos ou serviços, varejo é a venda em menores quantidades para o consumidor final de forma direta. Ou seja, sem intermediários.
O comércio varejista pode ser identificado quando as transações de compra e venda ocorrem em:
- Lojas físicas;
- Lojas virtuais;
- Rua;
- Ou até mesmo na residência do cliente.
Qual a origem do varejo?
O varejo nasceu de um sistema de “escambo”. Ou seja, a troca de mercadorias conforme as necessidades. Nesse período, entre os anos 9.000 e 6.000 a.C, ainda não existia uma moeda.
Entre os itens trocados, temos como exemplo:
- Animais;
- Farinha;
- Grãos;
- Tecidos;
- Leite.
Aliás, foi na Mesopotâmia, por volta dos anos 3.000 a.C., que esse tipo de negociação se profissionalizou e deu origem ao varejo.
Portanto, os mercados que surgiram na Grécia Antiga em torno de 800 a.C. fortaleceram a ideia de venda de pequenas quantidades de mercadorias.
Somente no século 7 a.C. é que surgiram as primeiras moedas no reino da Lídia, atual Turquia.
Por fim, a China foi a responsável por criar o ábaco. Um instrumento de cálculo, representando as casas decimais e que permitia definir quantidades.
Quais os segmentos de varejo?
O setor é bastante segmentado para atender aos diferentes perfis de público e facilitar o atendimento ao cliente.
Dessa forma, os empreendedores conseguem se especializar e atuar de maneira mais direcionada. Então, a seguir, conheça os principais segmentos:
1. Lojas de especialidade
Aqui são comercializados produtos específicos e com variedade moderada, como, por exemplo:
- Cosméticos;
- Eletrônicos;
- Produtos de informática.
2. Lojas de departamento
Os locais que se especializam na venda de eletrodomésticos, como Magazine Luiza. Ou ainda em roupas, como a C&A, são chamadas, portanto, de lojas de departamento.
3. Supermercado
Os alimentos, produtos de limpeza e itens domésticos são dispostos em corredores setorizados. Além disso, é um segmento com uma variedade limitada de produtos.
4. Hipermercado
Apesar do hipermercado ter características de supermercado, ele agrega componentes de uma loja de departamento. Ou seja, aumentando a diversidade e, consequentemente, a possibilidade de comprar outros produtos.
5. Loja de conveniência
É uma pequena loja instalada, normalmente, no pátio dos postos de gasolina. Além disso, fornece itens de consumo rápido e do dia a dia, como, por exemplo:
- Café;
- Salgadinhos;
- Refrigerantes;
- Cigarros;
- Jornais;
- Revistas.
6. Showroom de vendas por catálogos
A maioria são instalados dentro de shoppings ou grandes eventos. Aqui, aliás, o objetivo é apresentar um produto por meio do catálogo e gerar a venda sob encomenda. Até porque os itens não ficam expostos para retirada imediata.
7. E-commerce
O comércio eletrônico pode reunir as características de todos os tipos de segmentos. No entanto, as vendas são realizadas pela internet.
Portanto, o processo é diferente de uma loja física. Até porque o cliente recebe a mercadoria em casa ou no endereço cadastrado.
Aliás, os preços costumam ser mais baixos devido à inexistência de:
- Espaço físico;
- Estoque;
- Grande número de funcionários.
A comodidade e a flexibilidade de compra a qualquer hora são um trunfo desse segmento do varejo.
Quais as principais características do setor varejista?
Uma das principais características é que o tempo de ação e resposta são rápidos. Além disso, as vendas atendem necessidades básicas, urgentes ou solucionam um problema.
O varejo contribui e muito para a economia do país. Inclusive, é um pilar importante para empregos. No entanto, em caso de oscilações econômicas, é o primeiro a sofrer com os impactos financeiros.
A melhor propaganda do varejo ainda é o boca a boca. Ou seja, a boa experiência de compra faz com que o cliente promova uma marca naturalmente.
O setor conta com processos automatizados para agilizar a alta demanda de vendas. Em outras palavras, isso significa um controle eficiente do estoque para não faltar mercadoria.
Além disso, o varejo sofre interferências constantes de elementos, como, por exemplo:
- Tendências de mercado;
- Mudança no comportamento do consumidor;
- Períodos sazonais;
- Fatores econômicos;
- Alterações climáticas.
Portanto, o empreendedor precisa sempre ter um plano secundário para lidar com tais variações e não sofrer com impactos financeiros.
Como funciona a venda por varejo?
A comercialização acontece por unidades. Ou seja, com preços equilibrados pelas práticas do mercado.
Aliás, as vendas podem ser:
- À vista;
- No dinheiro;
- Cartão de débito;
- PIX;
- Cartão de crédito;
- Carnê ou crediário.
Quais as diferenças entre varejo e atacado?
No varejo, as vendas são realizadas em pequenas quantidades. Porém, no atacado, a escala é maior: pacotes ou fardos de um mesmo produto.
Além disso, o cliente do varejo compra para consumo próprio, ao passo que o do atacado, tende a fazer revendas.
Ou seja, podemos dizer que o cliente do atacado é o pequeno varejista. Um dono de uma mercearia, por exemplo, pode comprar em um hipermercado atacadista e revender os produtos.
Outra diferença é que, normalmente, os comércios varejistas estão instalados em áreas mais centrais. Já os atacadistas escolhem locais mais afastados para seus galpões de estoque.
Como você viu, não é difícil entender o que é varejo, suas características, segmentos e as diferenças para o atacado.
Portanto, quem deseja atuar no varejo deve conhecer bem o setor, analisar as tendências e identificar os segmentos com maior potencial de lucratividade.
Aliás, a área é um campo de oportunidades. No entanto, é importante planejar o negócio, saber explorar o que o setor tem a oferecer e contar com boas parcerias.
Se esse é o seu objetivo, então, confie na sua veia empreendedora e conte com o Terra Empresas para ajudar com dicas de negócio.
Até breve!