Menu Terra Blog Empresas

O que é gestão estratégica? Entenda da teoria à prática

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

04 de outubro de 2022

O que é gestão estratégica? Entenda da teoria à prática

Compreender o que é gestão pode otimizar os fluxos e guiar o seu negócio em um processo de crescimento aliado aos valores internos de cada organização. Conheça mais

Ter metas e objetivos claros e bem definidos é algo que contribui bastante para que a empresa tenha bons resultados. Essas são apenas uma das etapas da gestão estratégica, que pode deixar os processos da sua empresa ainda mais organizados e otimizados. Como resultado, ficará mais fácil alcançar o crescimento e tornar o negócio bem-sucedido.

Mas, afinal, o que é gestão estratégica? Você sabe colocá-la em prática? Esses são apenas alguns dos questionamentos que surgem ao tocar nesse assunto. É por isso que fizemos este conteúdo para você.

Continue com a gente e tenha uma ótima leitura!

O que é gestão estratégica?

A gestão estratégica nada mais é que uma forma de gerenciar a empresa otimizando todos os seus processos para que se tornem mais eficazes e coesos com os objetivos da companhia. Com isso, é possível fazer com que os setores e equipes foquem na execução do planejamento estratégico para que suas metas sejam atingidas com sucesso.

Feita dessa maneira, a administração pode ser aplicada tanto em grandes quanto em pequenos ou médios negócios, ajudando a alavancar seu crescimento e sua competitividade.

As melhores práticas de gestão estratégica levam em conta informações sobre a concorrência e outros aspectos importantes. Recursos humanos e financeiros, ameaças e oportunidades. Elas envolvem, ainda, a definição das metas da organização, avaliação de estratégias a serem seguidas e acompanhamento contínuo dos resultados.

Qual a diferença entre gestão e planejamento estratégico?

Muitas pessoas podem confundir esses dois conceitos, mas, por mais que caminhem lado a lado, são bem diferentes. No planejamento estratégico, a empresa define as ideias e o plano de ação para alcançar seus objetivos. Já na gestão estratégica, é feita a administração da implantação do que foi planejado e a análise dos resultados.

O que devemos focar ao aplicar a gestão estratégica?

Apesar de a estratégia mudar de empresa para empresa, existem alguns pontos que são comuns a todos os casos. Veja abaixo.

Missão e propósitos

Qual é o propósito da sua empresa? O que você pretende levar para o mercado e para seus clientes? Antes de tudo, você precisa ter isso muito claro, já que são os pontos que vão guiar a construção da sua estratégia. 

Para te ajudar nessa busca, a Atma pode ser uma ferramenta preciosa. 

Objetivos e metas

O segundo ponto é que, para uma estratégia bem-sucedida, você precisa ter objetivos e metas definidos. Sendo assim, veja o que deseja conquistar e, a partir daí, quais ações precisam ser adotadas para levar a esse caminho.

Como o objetivo geralmente envolve algo maior e mais genérico (como “aumentar o faturamento em 50%”), você pode quebrá-lo em metas mais simples, diretas e alcançáveis (como “investir x reais em divulgação”, “incluir mais dois produtos novos no portfólio” ou “vender x reais por mês”).

Criação e implementação de planos de ação

Agora que as metas estão estabelecidas, é o momento de criar planos de ação que vão ajudar a alcançá-las e deixar seu negócio mais próximo dos objetivos.

Lembre-se que esses devem ser claros e detalhados, para que se saiba exatamente quais são os passos a serem seguidos.

Mas fique atento: nada o impede de mudá-los conforme surgirem novas necessidades. Não se esqueça de documentar todos os passos, principalmente os erros e acertos. Isso gera um conhecimento precioso sobre o que pode funcionar (ou não) no seu empreendimento.

Monitoramento e análise de desempenho

Depois de colocar as ações em prática, você precisará dedicar algum tempo para fazer o monitoramento e a análise de desempenho de cada uma delas. É assim, principalmente usando números, que se consegue saber quais estão dando resultado e quais precisam melhorar.

Ações corretivas e de melhorias

Por fim, com as análises em mãos, fica mais fácil saber quais correções ou melhorias devem ser aplicadas ao seu plano. Essa é uma forma de garantir um desenvolvimento contínuo, realizando ajustes para ficar mais próximo dos seus objetivos.

Vale ressaltar que, apesar de seguir uma ordem e parecer um processo linear, é possível trocar a sequência, especialmente quando ocorre alguma mudança que impacte o seu negócio diretamente. 

Pode ser a divulgação de uma nova lei ou a entrada de um novo concorrente no mercado, por exemplo. A pandemia do novo coronavírus foi um exemplo de como muitos empreendedores tiveram que recalcular a rota e se reinventar para continuar no mercado, e diminui o risco de chegarem ao fim de seus empreendimentos.

Qual é a importância da gestão estratégica para pequenas empresas?

Podemos ressaltar a possibilidade de otimização dos processos nos diferentes setores da organização, o que se traduz em melhor uso dos recursos financeiros e até do tempo, além de aumento da produtividade.

Como a empresa estará constantemente analisando seus dados e comparando seu desempenho, as ações podem se basear nas áreas prioritárias, a depender do momento. Isso sem falar que a gestão estratégica permite que se faça um diagnóstico completo do negócio, apontando onde estão os erros e o que deve ser feito para corrigir a rota.

Como aplicar a gestão estratégica? 

São diversas as medidas que você pode adotar para fazer e melhorar a gestão estratégica de seu negócio. A seguir, confira o que não pode faltar no seu planejamento.

Faça uma análise de SWOT

A análise de SWOT consiste em uma análise que vai ajudar a entender qual é o posicionamento da sua empresa. Também é um excelente guia para o planejamento estratégico dos negócios.

A sigla em inglês quer dizer “Forças”, “Fraquezas”, “Ameaças” e “Oportunidades”. As duas primeiras dizem respeito ao ambiente interno, ou seja, os processos do seu empreendimento. Já as duas últimas tratam do ambiente externo, ligadas ao mercado e suas mudanças.

Essa deve ser a primeira ação realizada por você e por sua equipe na busca pela gestão estratégica do seu negócio. Comece analisando a situação da organização para fazer um mapeamento tanto interno quanto externo dos seus pontos fortes e de suas fraquezas, identificando ameaças e oportunidades.

Essa avaliação deve ser feita, de preferência, com o envolvimento de todos os setores. Afinal, as forças e fraquezas levantadas têm relação com as atividades, os processos e as tarefas que levam ao produto final do negócio.

Defina suas metas

Nesse ponto, o processo de gestão estratégica deve estabelecer as metas e como executarão as ações para que a empresa consiga atingi-las. É hora da elaboração do seu plano de ação, que deve ter, basicamente:

  • O objetivo;
  • As atividades a serem executadas;
  • O orçamento usado em cada etapa;
  • Os nomes dos responsáveis por cada ação;
  • Os riscos do processo e um plano de gestão de crises;
  • O cronograma de ações.

Use os ciclos PDCA

Acrônimo do inglês Plan, Do, Check e Act (ou seja, planejar, fazer, verificar e agir), PDCA é a ferramenta que permite a organização de todos os processos, desde a ideia até a execução e o monitoramento, com o objetivo de promover melhoria contínua. Entenda suas fases:

  • Planejar: definição dos objetivos de cada processo, identificando problemas, estabelecendo metas, analisando o processo e criando um plano de ação;
  • Fazer: execução do plano elaborado, realizando os treinamentos necessários, implantando o plano de ação e coletando dados para análise dos resultados;
  • Verificar: uso de ferramentas próprias para a coleta e a análise de dados, a fim de conferir se os processos implantados cumprem com o planejado;
  • Agir: avaliação dos resultados da etapa de verificação. Observação de falhas no processo ou no plano de ação e se os objetivos foram alcançados.

Descubra o papel do líder na gestão estratégica

O papel da liderança administrativa é importante para que a gestão estratégica possa ser posta em prática. O gestor deve ter em mãos as ferramentas necessárias para dar motivação à equipe, bem como uma boa capacidade de organização e monitoramento, além de domínio da arte de gerenciar pessoas.

O líder desse processo deve ter compreensão dos objetivos e do planejamento das ações propostas, além de conhecer toda a estrutura da organização e ser capaz de analisar constantemente as mudanças na rota, quando necessárias.

Ele é a figura que vai coordenar a execução de todas as ações, garantir o cumprimento dos prazos e do batimento das metas, além de propor ajustes, caso surjam falhas nos procedimentos. A equipe deve se sentir amparada por essa liderança, sempre por meio de feedbacks construtivos ao longo do trabalho.

Com todas essas informações, deu para perceber que qualquer empresa, seja física ou online, independentemente do porte ou da área de atuação, sobreviverá melhor às oscilações do mercado de trabalho se adotar a gestão estratégica como prática de administração corporativa, certo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é gestão e a importância dela na rotina de cada empresa! 

Nos vemos em breve! Até a próxima! 

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também