O que é e como calcular a margem de lucro de uma empresa
publicado por Terra Empresas
6min leitura
13 de junho de 2022
Entre todas as tarefas de um empreendedor, como calcular a margem de lucro de uma empresa talvez seja a mais complexa de ser executada. Como definição, ela parece até simples. Afinal, a margem de lucro é a porcentagem que deve ser adicionada aos custos totais de um produto ou serviço, formando assim o preço final ao consumidor. Definir a margem que a empresa terá em cima da venda é um dos passos mais importantes para que o negócio possa crescer de forma sustentável.
Ela não pode ser alta a ponto de encarecer demais o produto, com reflexos negativos nas vendas, nem tão baixa a ponto de inviabilizar o negócio. Margens pequenas podem ser interessantes apenas se a rotatividade de vendas for grande o suficiente para um ganho em escala. Mas como estamos falando de pequenos negócios, essa é uma opção bastante difícil.
Cada setor de mercado possui a sua margem, por isso é importante avaliar bem dentro do seu tipo de negócio que margem dever ser aplicada. Isso passa por um bom estudo da concorrência.
Como calcular a margem de lucro bruto
No cálculo da margem bruta são levados em conta apenas os custos diretos na produção ou na compra dos fornecedores.
Para se chegar a essa margem é preciso ter em mãos as receitas líquidas, diminuir os custos operacionais e multiplicar por cem. O resultado deve ser dividido pelas receitas líquidas. Vamos a um novo exemplo:
Receita líquida: R$ 100 mil
Custos operacionais: R$ 80 mil
R$ 100 mil / R$ 80 mil = R$ 20 mil x 100 = 2 milhões
Esses 2 milhões devem ser divididos pela receita líquida (R$ 100 mil)
O total será 20%
Como calcular a margem de lucro líquida
Saber como calcular a margem de lucro líquida equilibrada, considera custos fixos e variáveis, impostos e depreciações. Entre os principais de um negócio estão:
- Gastos em compras de matérias-primas ou mercadorias;
- Despesas tributárias (Imposto de Renda, PIS, Cofins…);
- Custos operacionais;
- Custos de depreciações e amortizações;
É preciso dividir o lucro pela receita total e multiplicar esse resultado por cem. Para ficar mais fácil, vamos utilizar um novo exemplo. A fórmula é a seguinte:
Margem líquida = lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
Receita total: R$ 100 mil
Custos para executar os serviços: R$ 80 mil
Impostos: 5 mil
Despesas fixas e variáveis: R$ 5 mil
Lucro líquido: R$ 100 mil – R$ 5 mil (impostos) – R$ 5 mil (receitas fixas e variáveis) = R$ 10 mil
Margem de lucro líquido: R$ 10 mil / R$ 100 mil = 0,1 x 100 = 10%
Preço de venda
Para se chegar ao lucro é necessário definir antes o preço de venda. Essa definição é fundamental para que uma margem de lucro justa possa ser obtida. Para se chegar em um preço de venda que esteja dentro das práticas de mercado é preciso calcular os custos de compra ou produção e ter em mente o valor que os consumidores estão dispostos a oferecer pelo que você vende. Com isso em mente você chegará a um preço equilibrado.
Vale lembrar que o cálculo do lucro bruto deve ser avaliado produto por produto. Depois, com as receitas e mãos é preciso calcular o lucro líquido do negócio como um todo.
Em um primeiro momento pode parecer complicado, mas com o passar do tempo, a forma de como calcular a margem de lucro passa a ser uma atividade do cotidiano. Porém, justamente por isso, não pode haver descuidos, já que quando se automatizam processos, há uma tendência de acomodação e isso pode fazer com que o seu resultado seja prejudicado.
Pense sempre que em um pequeno negócio, que está sob o seu comando, essas são atividades que podem ser feitas por você mesmo. Mas à medida que as coisas começarem a crescer, a ajuda de um profissional da área de contabilidade pode ajudar bastante. Hoje também há vários programas que podem ajudar você a tornar a tarefa mais fácil.
Mesmo assim, é importante que você domine o processo, justamente para saber como otimizar a o seu desempenho. Somente assim você poderá tirar o melhor do seu negócio.
Evitar erros nas vendas online é tão importante quanto ter um bom site. Entenda o mercado digital e aumente o lucro do seu negócio!