Metas e objetivos: planejando-se para o negócio crescer
publicado por Terra Empresas
6min leitura
10 de junho de 2022
Ao iniciar um empreendimento, os objetivos do novo empreendedor costumam ser a obtenção de renda suficiente para o dia a dia da família e, em médio prazo, melhorar a qualidade de vida de seus dependentes. Para um negócio crescer, entretanto, é preciso ter maiores ambições no horizonte. Para chegar lá, definir metas e objetivos é determinante!
Agora, você confere os primeiros passos dessa missão com o Terra Empresas.
O que são metas e objetivos?
Pode parecer simples, mas o conceito de metas e objetivos precisa ser uma ideia clara na mente do empreendedor para o planejamento dar certo. Esses termos não representam apenas o destino final, mas dão uma ideia geral da evolução pretendida para o negócio, a partir de métricas, processos e prazos definidos previamente.
Tenha em mente que:
- Objetivo: destino final do plano;
- Meta: etapas a serem finalizadas para se chegar à conclusão do objetivo.
Antes de definir metas
Antes de sair por aí sonhando com o futuro da sua empresa, é bom ter clareza sobre o que é possível ser feito e o que vai melhorar o seu empreendimento. Para isso, siga estes passos:
1. Analise o mercado
Conhecer bem os preços praticados, as margens de lucro adotadas e as inovações em seu nicho de mercado são ótimos guias para perceber o que pode ser melhorado. Vale a pena pesquisar o preço da concorrência, estudar as melhores maneiras para ser competitivo — como trocar fornecedores, por exemplo — e, a partir dessas informações, elaborar um plano para o seu empreendimento.
2. Quão alto eu posso sonhar?
Ter uma referência do que se pratica no mercado tem como objetivo facilitar a compreensão do contexto em que você vai atuar, mas isso não deve ser usado como base para as metas e para os objetivos aplicados ao seu negócio. Lembre-se: há empreendimentos com mais tempo de mercado e, consequentemente, mais potencial de investimento. Tenha cautela.
3. Mais que vendas…
É comum a confusão de que metas dizem respeito apenas aos números de vendas — como preço médio de venda, quantidade de novos clientes ou custo de aquisição por cliente. A depender do nível de desenvolvimento do seu negócio, é possível que as metas estejam relacionadas ao aumento da equipe, à expansão dos negócios para a internet a partir de uma loja virtual ou até à captação de investimentos para aumentar o espaço físico do seu negócio.
Dois métodos usados para definir metas e objetivos
O Terra Empresas sabe que pode ser difícil iniciar o planejamento para o seu negócio. Para te ajudar, vamos listar dois métodos bastante utilizados por empreendedores e gestores na hora de fazer um planejamento estratégico.
Mapa mental
O mapa mental pode ser aplicado para desenvolver vários tipos de processos, um deles é a definição de metas e objetivos. Seguindo este passo a passo, você terá uma visão clara do destino final e do que é preciso para chegar lá:
- Todo mapa mental se inicia com uma ideia central, que representa o objetivo. Com a folha de papel na horizontal, escreva o objetivo ao centro;
- A partir da ideia central, puxe setas indicando outros termos relacionados ao objetivo principal. Essas palavras devem começar a indicar as metas — como, por exemplo, fazer investimentos, treinar ou contratar funcionários, utilizar algum sistema para controle de estoque ou monitoramento de vendas.
- Conforme os termos forem aparecendo, identifique quais requisitos devem estar atrelados às metas e puxe mais setas. Se for preciso captar investimentos, determine um valor mínimo; se for preciso contratar funcionários, mensure um prazo para isso e defina a quantidade de colaboradores; se um sistema para controle de vendas for necessário para descobrir como melhorar o processo, determine um tempo para pesquisa de plataformas e um prazo final para implementação do sistema, por exemplo;
- Por fim, a partir das metas definidas e dos prazos finais para a conclusão, estipule um processo e um prazo menor para que as etapas sejam finalizadas, dando andamento ao planejamento. É normal que seja preciso refazer as etapas ao longo do processo.
Método SMART
Outra maneira para definir suas metas e seus objetivos é se valer do método conhecido como SMART — que significa “inteligente” em inglês. “SMART”, na verdade, é uma sigla formada pelas palavras “Specific” (Específico), “Measurable” (Mensurável/medível), “Attainable” (alcançável), “Relevant” (Relevante) e “Time-Based” (Temporal).
A partir dessas características, seu objetivo e as respectivas metas serão mais eficientes. Afinal, será possível ter ideia clara do objetivo específico, que será analisado a partir de critérios claros (como quantidade ou tempo de realização), tendo em mente um prazo a seguir para a conclusão de tarefas realmente realizáveis e relevantes em um prazo previamente determinado.
Agora é com você!
Você tem o guia para iniciar o planejamento de metas e objetivos em mãos. Se você não sabe qual objetivo pode ser interessante para o seu negócio, que tal descobrir o passo a passo da gestão para pequenos negócios? Com a ajuda do Terra Empresas, você pode iniciar o planejamento do futuro do seu negócio com o e-book: 6 etapas para fazer gestão na sua pequena empresa.
Agora é contigo, empreendedor!