Entenda o mercado digital e aumente o lucro do seu negócio
publicado por Terra Empresas
13min leitura
18 de novembro de 2022
Consolidar uma empresa financeiramente e atender bem os clientes, entre outros desafios, parece ser impossível para um pequeno negócio. No entanto, entender o mercado digital e como atuar nele pode fazer a diferença.
Com tantas mudanças e interferências na forma de consumo, promovidas pela transformação digital, é preciso se adaptar às tendências.
Portanto, são diversos caminhos a percorrer. Porém, não há motivo para se preocupar, basta seguir algumas regras para ter bom desempenho.
Então, a melhor maneira de se preparar para entrar nesse mercado e enfrentar a concorrência é conhecimento. Para isso, neste artigo, você confere:
- O que é mercado digital?
- Funciona de que maneira?
- Como trabalhar na área?
- O que mais vende online?
- Como vender mais no digital?
O que é mercado digital?
Mercado é uma palavra comum a todos. Trata-se, basicamente, de um ambiente de trocas, onde pessoas se reúnem, compram, vendem e fazem todo tipo de transação comercial.
O mercado virtual é a mesma coisa, no entanto, acontece em meio a tecnologia.
Portanto, quando falamos de mercado digital, na verdade, nos referimos a toda intenção de compra e venda realizada na de um celular, tablet, notebook ou computador.
O que significa transformação digital?
A transformação digital, por meio da tecnologia, vem modificando a forma como as pessoas se relacionam e resolvem problemas. Até porque, as soluções muitas vezes estão a um clique de distância.
Quem imaginaria, por exemplo, que seria possível pagar contas ou investir pelo celular? Todos os dias, empresas são abertas, contratos são firmados e milhares de vendas são realizadas por sites e aplicativos.
Cerca de 81% da população brasileira está conectada. Ou seja, aproximadamente 150 milhões de pessoas que integram a transformação digital.
Já no início de 2022 o comércio eletrônico registrou um crescimento de 20,65% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em outras palavras, isso significa que e-commerces, perfis do Instagram e grupos de Facebook movimentam parte da economia.
Portanto, fica o questionamento: será que ter um negócio online é só uma opção ou uma oportunidade de melhorar os resultados?
Se você chegou agora ao mercado digital ou ainda não sabe o que fazer nesse cenário, não se desespere. Mais adiante, vamos dar dicas sobre o tema. Então, siga conosco!
Mercado digital e transformação digital é a mesma coisa?
São coisas diferentes, mas complementares que proporcionam experiências diferenciadas aos usuários.
O que possibilitou o surgimento e ascensão do mercado online foi a transformação digital. Se há alguns anos parecia impensável o uso da tecnologia para comprar, agora, é difícil imaginar o mundo sem as lojas virtuais.
Até porque o cliente tem a facilidade de fazer suas compras com apenas alguns cliques e a qualquer hora do dia. Portanto, a transformação digital contribuiu com a mudança de comportamento dos consumidores.
Como funciona o mercado digital?
A principal conexão entre os usuários e os negócios são os dispositivos. Na prática, o mercado digital gira em torno das soluções que permitem que o cliente encontre uma loja e realize suas compras.
Nenhuma transação ou interação aconteceria sem um mecanismo que permitisse o acesso a produtos e serviços. Por isso, é necessário que as pessoas tenham acesso fácil e rápido as páginas ligadas a um negócio.
Não é à toa que existem construtores de sites, de lojas virtuais e serviços de hospedagem e domínio, que garantam a permanência de um endereço virtual.
No mercado digital se destaca não só quem tem o melhor produto ou serviço, mas quem, por exemplo:
- Sabe se mostrar;
- Oferecer um atendimento diferenciado;
- Causar impacto positivo na experiência do cliente.
Como trabalhar na área?
O mercado digital está subdividido em áreas distintas e em cada uma delas as oportunidades são amplas.
Tudo o que você precisa é entender o que faz sentido para os seus propósitos e se dedicar a ser o melhor especialista do seu segmento. Conheça, então, as principais possibilidades:
E-commerce
Mesmo com tantas lojas virtuais, ainda há espaço para novos negócios, e o comércio eletrônico não pára de crescer. De acordo com dados da Neotrust, empresa especialista em e-commerce, apenas em 2021 o setor cresceu 27%.
Ao decidir abrir um comércio virtual, tenha em mente a importância de conhecer o mercado como um todo, além do ramo de atuação. Quanto mais você souber do seu negócio, mais fácil será de fechar parcerias e alcançar seu público.
Programação e desenvolvimento
Trabalhar como programador ou desenvolvedor pode gerar boas oportunidades. A criação de softwares específicos, por exemplo, tem uma demanda alta nesse mercado.
Os bons profissionais são disputados e não ficam sem trabalho. Muitos são contratados para desenvolver:
- Sites;
- Plataformas online;
- Aplicativos;
- Sistemas de pagamento;
- Entre outros.
Marketing digital
Esse é um produto do mercado digital. Até porque foi necessário mudar a forma de fazer publicidade e propaganda. Ou seja, as estratégias para os negócios online requer profissionais com conhecimento aprofundado.
São pessoas que atuam no planejamento e execução de ações com o objetivo de engajar e fidelizar o público. Como exemplo disso, podemos citar a produção de conteúdo para sites ou redes sociais.
Segurança da informação
Muitas vezes, a preferência de um cliente em uma marca ou outra está ligada à segurança que ele sente ao comprar em determinado site.
No Brasil, há muitas tentativas de roubo de dados. Ou seja, fraudes e cibercrimes que geram dor de cabeça tanto para o cliente quanto para o empreendedor.
Por isso, é fundamental ter profissionais para proteger e garantir a segurança do armazenamento de dados.
Como conquistar os melhores resultados?
Não é fácil se destacar, ou ainda alcançar e se manter no topo, mas com algumas práticas, você pode conquistar resultados surpreendentes. Então, veja o que fazer:
1. Fale a mesma “língua” do seu público
Disputar a atenção do seu público na internet não vai ser fácil. Diariamente as pessoas são bombardeadas por propagandas, mensagens, promoções, notificações de aplicativos e todo o tipo de conteúdo.
Portanto, prepare-se para enfrentar uma concorrência acirrada. Uma forma de minimizar isso e chegar mais próximo de seu público é entender como se comunicar com ele. Tente descobrir:
- Quais são os problemas, necessidades e desejos de consumo;
- Que horas costumam estar online;
- Como se comunicam: formal ou informalmente;
- As redes sociais de preferência.
Ao obter essas informações, permitirá que seu negócio se aproxime cada vez mais dos clientes.
2. Nunca faça propaganda enganosa
O cliente está mais crítico, bem-informado e aprendendo a diferenciar o que é e o que não é verdadeiro. Por isso, nunca prometa aquilo que seu produto não entrega.
Por mais que, a princípio, isso possa aumentar as vendas, em médio e longo prazo vai custar a boa imagem do seu negócio.
3. Construa um site 100% funcional
Seu site é a vitrine do seu negócio. Portanto, ele deve ser:
- Bem construído;
- Convidativo;
- Apresentar seu produto ou serviço de forma atrativa;
- Prezar, acima de tudo, pela boa experiência.
Tudo deve funcionar muito bem. Ou seja, seu cliente deve navegar facilmente entre as páginas, ter fácil acesso aos contatos e entender, de cara, do que se trata o negócio.
4. Construa um site para sua empresa
Criar um site com o Construtor de Sites do Terra Empresas é simples, rápido e cabe no seu bolso. Perfeito para quem vende serviços.
Os sites construídos pelo Terra Empresas são responsivos. Isso significa que o usuário pode acessá-lo por qualquer tela sem perder a qualidade nas imagens ou que se altere o conteúdo.
Além disso, a hospedagem e o domínio são gratuitos e você leva um e-mail personalizado.
No entanto, se o seu negócio é um e-commerce, então, você precisa conhecer a Loja Virtual do Terra Empresas. Clique e aumente sua presença digital, bem como as suas vendas.
O que mais vende no mercado digital?
As oportunidades são diversas e com espaço para quem quiser iniciar ou migrar para as vendas virtuais.
Então, preparamos uma lista de principais produtos e serviços com potencial de sucesso no mercado digital:
- Alimentos;
- Produtos pets;
- Cursos online;
- Produtos digitais, como ebooks, videoaulas, podcasts;
- Fotografia;
- Produtos importados;
- Cosméticos;
- Livros;
- Roupas e acessórios;
- Produtos naturais;
- Eletrônicos.
Aliás, esses são apenas alguns exemplos. Por isso, antes de tomar uma decisão, analise bem as opções, compare com o que já existe no mercado e onde você pode se diferenciar para ter mais sucesso na internet.
Como vender no mercado digital?
Primeiramente, inicie com um bom plano de negócio. Depois, certifique-se de concluir as seguintes etapas:
1. Conheça bem seu público
Para quem você pretende vender na internet? Essa é uma resposta essencial para direcionar suas ações e definir os produtos que farão parte do seu catálogo.
Dessa forma, as estratégias serão mais personalizadas. Além disso, ao conhecer o perfil do seus clientes, suas ações serão mais assertivas.
2. Conheça bem o seu mercado
É essencial conhecer a fundo o seu mercado de atuação. Até porque cada segmento exige um tipo de estratégia.
Além disso, o estudo prévio pode poupar tempo, recursos financeiros e evitar erros de planejamento.
3. Defina seu canal de vendas
A escolha do canal de vendas está diretamente ligada ao:
- Segmento;
- Público;
- Produtos ou serviços que você oferece.
De modo geral, uma loja virtual com layout simples e de fácil acesso e navegação pelo cliente, por exemplo, é a forma mais comum de colocar os produtos à venda online.
4. Dedique-se à divulgação
As pessoas precisam saber que sua empresa existe. Para isso, é preciso ser encontrado na internet. Ou seja, é necessário comunicar para seu público que ele tem mais uma opção de compra. Portanto, isso abre a chance de gerar mais vendas e aumentar o faturamento.
Você pode recorrer, por exemplo, às mídias pagas, como:
- Google Ads;
- Anúncios no Facebook e Instagram;
- E-mail marketing;
- Ou investir em canais de divulgação orgânica, como blogs e postagens nas redes sociais.
E aí, gostou de saber mais sobre esse assunto? Criar uma boa presença no mercado digital pode ser um desafio, mas com as ferramentas certas e um bom posicionamento é possível conquistar excelentes resultados.
Aliás, sabia que evitar erros é tão importante quanto ter um bom site? Então, confira o nosso artigo sobre o tema e veja como evitar cair em armadilhas.
Então, até a próxima!