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Melhore a comunicação da sua empresa criando uma persona

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

14 de abril de 2022

Melhore a comunicação da sua empresa criando uma persona

Quem trabalha com marketing digital sabe da importância de se criar uma persona e a partir dela produzir uma estratégia eficiente que traga bons resultados para o negócio. Mas afinal, para que ter uma persona? E mais, como fazer com que ela chegue o mais perto possível do consumidor considerado ideal para a sua empresa?

As personas nada mais são do que personagens semifictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário de um produto ou serviço. Ou seja, devem ser consideradas para fazer a segmentação do mercado. A partir delas podem ser traçados objetivos e conhecer desejos e limitações dos usuários e compradores de marcas. Elas vão ajudar nas suas decisões sobre o negócio.

É a partir da persona que a sua empresa vai ter uma melhor compreensão de quem é o cliente e do que ele precisa, abrindo espaço para estratégias de marketing mais eficientes.

Recentemente falamos aqui sobre a importância do público-alvo para os negócios. Apesar de algumas pessoas acharem que é a mesma coisa, há algumas diferenças entre o público-alvo e as personas.

Via de regra, o público-alvo é uma segmentação por idade, localização, gênero, renda, escolaridade, interesses diversos, entre outros. Também são levadas em conta características psicológicas e comportamentais.

Já no caso da persona, ela é uma identidade mais definida, um personagem com quem a empresa quer interagir.

Para que ter uma persona?

Antes de mais, a persona serve para aprofundar o conhecimento sobre o público do seu negócio e assim criar uma aproximação. Ou seja, é preciso entender a sua complexidade. E para se chegar a uma persona próxima do real, é preciso ter em mãos dados dos seus compradores ou do mercado em que você está inserido.

Saber quem é o seu potencial cliente é o primeiro passo para que você possa atendê-lo de maneira satisfatória. É preciso conhecer as principais características psicológicas do comprador. Quer exemplos? Saber quais são as atividades mais comuns que realiza, dentro do trabalho ou de sua vida pessoal. Que tipo de informações ele consome? Quais são os seus objetivos? E um dos mais importantes: como você pode ajudá-lo?

Com essas informações em mãos, vai ficar mais fácil determinar o tipo de conteúdo para que você alcance os seus objetivos.

É a partir da persona que você vai determinar a abordagem e o tom de voz a ser utilizado para que essa estratégia consiga fluir de maneira mais natural.

A persona também vai ajudar a definir quais serão os canais mais adequados para conversar com o seu público e fazer com que ele interaja com a sua empresa. É a partir delas que o seu plano de marketing de conteúdo também pode se guiar. As dúvidas das personas devem ser respondidas de maneira clara e objetiva, cumprindo assim o papel da aproximação.

A persona ideal

Falamos bastante da teoria, agora vamos exemplificar com um perfil aleatório. Lembrando que a persona é criada a partir de um estudo e não apenas de opiniões.

Vamos supor que você seja o dono de um petshop em um bairro periférico de São Paulo. Aqui, você precisa convencer o tutor do animal a consumir os seus serviços. Durante a pesquisa, você descobriu que o seu potencial cliente tem entre 30 e 40 anos, trabalha em horário comercial, mas folga aos fins de semana. Tem mais de um animal de estimação e conheceu o seu negócio por meio da indicação de amigos.

Assim, teríamos uma persona mais ou menos assim:

Regina, 35 anos, mora em Pirituba, tem uma renda mensal de R$ 3.500,00, passa a semana toda trabalhando, mas no fim de semana aproveita para curtir os animais. Procura um lugar  confiável para levar os bichos para um banho e tosa, por exemplo.

A partir dessas informações, você pode, por exemplo, criar promoções para os fins de semana. Como ela tem mais de um animal, oferecer um desconto para o serviço prestado ao segundo animal. Como a renda média mensal da sua persona não é intermediária, isso vai ajudar também você a precificar os seus serviços em um patamar adequado, de acordo com a região em que está instalado.

Os cursos de publicidade e marketing do Terra Empresas vão ajudar você a se aprofundar mais sobre este e outros temas relacionados, por um preço bastante acessível. Buscar conhecimento está entre as soluções apontadas por especialistas para superar os momentos mais difíceis de um negócio. Vem com a gente!

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