Quando investir em uma loja física? Descubra!
publicado por Terra Empresas
13min leitura
18 de abril de 2022
Se há alguns anos alguém dissesse que o mundo seria dominado pelo universo online e o cliente passaria a fazer boa parte das suas compras pela internet, seria difícil visualizar esse cenário.
No entanto, o que era tendência virou realidade e, cada vez mais, surgem lojas virtuais. Mas, e a loja física? Você que está aí pensando em como expandir o seu negócio, deve estar em dúvida se vale investir nesse formato.
Muitos empreendedores, almejando conquistar variados perfis de público, têm trabalhado de forma integrada. Ou seja, ter loja física e online para disponibilizar suas mercadorias.
Essa pode ser uma estratégia interessante. No entanto, o ideal é você avaliar o mercado em que seu negócio está inserido antes de tomar uma decisão.
Para ajudar, trouxemos neste artigo uma série de informações sobre a abertura de uma loja física, suas vantagens e desvantagens. Então, veja o que vai conferir por aqui:
- Por que ter uma loja física?
- O que fazer para montar uma?
- Vale a pena investir?
- Quais as vantagens e desvantagens?
- Quais as diferenças de uma loja física e uma virtual?
- Qual é melhor: loja física ou virtual?
- Como integrar com a virtual?
Por que ter uma loja física?
A princípio talvez seja difícil responder a essa pergunta. Afinal, esse é o formato tradicional do varejo, onde temos um endereço físico, com diversos itens expostos em vitrines, gôndolas e prateleiras.
Entretanto, o mundo mudou e, com ele, surgiram novas possibilidades, fruto do domínio da internet e da transformação digital. Esses fatores alteraram o comportamento do consumidor, que passou a realizar suas compras online.
Porém, antes de tomar a sua decisão, verifique se o seu público, ou parcela significativa dele, gosta de ir à loja conferir os produtos de perto antes de fechar uma compra.
Somente depois dessa análise, você poderá decidir se o seu negócio será ou não bem-sucedido com um comércio físico.
O que fazer para montar uma loja física?
Primeiramente, faça uma pesquisa de mercado e avalie o potencial de sucesso do seu negócio nesse formato. Aliás, é preciso elaborar um bom planejamento, além de detalhar as variáveis e impactos.
Para isso, considere alguns aspectos, por exemplo:
- Definição do investimento: orçamento disponível para investir na estrutura, estoque, mão de obra, entre outros;
- Identificação do seu público: perfil, idade, preferências, hábitos de compra etc.;
- Escolha do local: localização de visibilidade e fácil acesso;
- Divulgação da loja física: mídia impressa ou virtual, redes sociais, entre outras formas;
- Treinamento da equipe: se tiver funcionários, é importante capacitar o time para um atendimento padronizado e eficiente ao cliente.
Em cada um desses pontos, é possível explorar diversos quesitos para não correr o risco de erros. Na prática, você vai precisar de um estoque e pensar no controle dos itens para não vender uma mercadoria indisponível.
Antes de abrir uma loja, também é importante assegurar que seu estabelecimento ofereça formas diversificadas de pagamento. Ou seja, é preciso ir além da maquinha de cartão.
Vale a pena investir em uma loja física?
A loja física tem um custo operacional elevado e deve ser muito bem pensada. Até porque nem sempre a rotatividade dos produtos alcança o potencial de venda previsto.
No entanto, é preciso manter um estoque mínimo, para que os clientes não se decepcionem ao chegar no local e não encontrarem o que precisam.
Mais uma vez, o planejamento é fundamental para melhor visualização dos pontos positivos e negativos.
Quais as vantagens e desvantagens de uma loja física?
Como em todo negócio, existe o lado positivo e negativo de ter um estabelecimento físico. Selecionamos então alguns pontos que você deve levar em consideração:
Vantagens
- Atendimento personalizado: direto na loja, é mais fácil esclarecer dúvidas, fazer demonstrações e apresentar argumentos sobre a eficiência dos produtos;
- Maior confiabilidade na compra: como existe muita fraude no e-commerce, a loja física oferece segurança, uma vez que o cliente confere tudo de perto, desde a mercadoria até a forma de pagamento;
- Experiência mais completa: o atendimento presencial permite uma atenção mais diferenciada;
- Retirada do produto na hora: o cliente sai na hora com a compra, depois de efetuar o pagamento;
- Maior poder de negociação: as ofertas, políticas de desconto e parcelamento são mais fáceis de aplicar na venda presencial, aumentando o poder de negociação com o cliente.
Desvantagens
- Necessidade de manutenção contínua da estrutura física;
- Despesas com aluguel e IPTU;
- Investimento maior em mão de obra;
- Despesas com licenças e vistorias;
- Necessidade de estoque imediato;
- Preocupação maior sobre a segurança patrimonial.
Quais as diferenças de uma loja física e uma virtual?
Os comércios físicos são importantes e essenciais para os milhares de clientes que preferem efetivar a compra depois de ver o produto.
No entanto, as lojas virtuais estão cada vez mais populares e ganharam a preferência de um público fiel, sobretudo, daqueles que adoram conferir novidades na internet.
Para você, que está pensando se investe ou não em uma loja física, é importante conhecer as diferenças entre essas duas modalidades e saber o que faz mais sentido para o seu negócio. Então, confira, a seguir:
Investimento inicial
Uma coisa é certa, a loja física exige mais dinheiro para montagem, com despesas fixas e variáveis, como aluguel, água, luz, estoque e funcionários.
Já no comércio eletrônico, você não vai precisar se preocupar em ter um espaço para atendimento ao cliente ou gastar além do domínio, hospedagem do site e da loja virtual, além das estratégias de marketing para divulgação da loja.
Localização
Você pode estar em São Paulo e seus clientes em qualquer lugar do país, ou seja, não existem barreiras físicas para realizar as vendas em um comércio online.
Em contrapartida, a loja física requer um local de movimentação e acesso facilitado ao cliente ou você terá dificuldades de atrair seu público.
Portanto, a localização exerce grande influência na decisão de compra, se tratando de distância e comodidade.
Investimento em marketing
Os custos com as estratégias de marketing são diferentes para loja física e virtual. A divulgação do e-commerce é mais fácil, prática e barata, considerando as possibilidades de explorar as redes sociais para marcar presença digital.
O estabelecimento físico, por sua vez, demanda mais investimento nas formas tradicionais de divulgação, por exemplo:
- Panfletos;
- Outdoors;
- Comerciais de televisão (dependendo da capacidade de investimento).
Atendimento ao Cliente
O atendimento ao cliente na loja física é mais próximo e direto, enquanto no online é distante e impossível dimensionar as reações em relação ao produto.
Por outro lado, na loja digital, o cliente não sente a pressão de ter um vendedor no encalço tentando convencê-lo a levar um item.
Horário de Funcionamento
Enquanto a loja física deve obedecer o horário comercial, o online funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e permite ao cliente escolher e comprar suas mercadorias a qualquer momento do dia ou da noite.
Qual é melhor: loja física ou virtual?
Essa é uma pergunta sem resposta definida, pois depende de cada tipo de negócio, seus objetivos como empreendedor, hábitos de compra do seu público e capacidade de venda dos produtos.
Não existe uma regra sobre o que é melhor e talvez você não precise fazer essa escolha, mas considerar as duas modalidades funcionando.
Até porque ambos os formatos podem ser complementares e abranger um público maior entre aqueles que compram na loja física e os que preferem a comodidade da internet, atraindo mais clientes.
Dessa forma você pode, inclusive, adotar o sistema omnichannel, de venda online com possibilidade de retirada na loja. Pode também integrar os estoques e unificar o gerenciamento do seu negócio.
Ou seja, para cada modelo, há vantagens e desvantagens, você pode aproveitar o que há de bom e explorar suas potencialidades.
Como integrar loja física com a virtual?
Todo negócio exige processo e controle. Ou seja, você vai precisar controlar a entrada e saída de mercadoria, assim como os valores financeiros.
Se a sua opção for ter um negócio físico e virtual, a melhor maneira de gerenciamento é fazer a integração. A seguir, veja então como funciona:
- Unificar a base de cadastro dos clientes;
- Manter a atualização cadastral;
- Centralizar o acompanhamento das vendas independentemente do canal onde foram realizadas;
- Controlar melhor o estoque;
- Gerenciar a entrada e saída do caixa.
No Terra Empresas, você encontra nosso produto Loja Pronta, ou seja, nós fazemos o seu comércio com a cara do seu negócio. Basta você enviar todo o conteúdo que deseja incluir na sua loja:
- Imagens;
- Textos;
- Redes sociais;
- Logo (caso não tenha, não se preocupe, pois criamos um para você).
A gente precisa de apenas 10 dias para apresentar o primeiro layout personalizado da sua loja, que você pode aprovar de imediato ou solicitar os ajustes que julgar necessários.
Nessa fase, os produtos que você pretende vender devem ser cadastrados, o que pode ser feito, inclusive, pelo aplicativo do Terra Empresas.
Depois desse processo, nossa equipe apresenta a versão final do seu negócio online e somos nós quem cuidamos da publicação para você.
Basta escolher o domínio, solicitar o registro e pronto, sua loja já está apta a realizar as primeiras vendas.
Você pode impulsionar ainda mais seu negócio utilizando as potentes ferramentas de divulgação do Google, Instagram e Facebook.
Ao escolher seu domínio pelo Terra Empresas, você terá:
- Domínio próprio: sualoja.com.br;
- 10 caixas de e-mail personalizados: com o nome do seu negócio: você@seusite.com.br;
- Sistema de segurança: suas vendas monitoradas em tempo real;
- Suporte especializado: nosso time sempre pronto para tirar suas dúvidas;
- Atendimento pelo WhatsApp: um atalho na sua loja para facilitar seu atendimento.
Conclusão
Você percebeu que a loja física pode ser o ponto de encontro do público com o seu negócio, mas que é possível ampliar os horizontes com uma loja virtual? Essa integração agrega valor e cria maior visibilidade para a sua marca.
Enquanto no comércio físico é possível trabalhar melhor as especificidades do produto, no online a ênfase está na comodidade de receber a mercadoria em casa sem grandes preocupações.
Pense nisso e conte com a gente para colocar seu planejamento em prática e cuidar desse processo, integrando sua loja física com a Loja Pronta do Terra Empresas.
Até breve!