Investir em Marketing Digital traz bons resultados
publicado por Terra Empresas
5min leitura
12 de abril de 2022
Quem tem um negócio tradicional ou mesmo totalmente digital, sabe que é preciso pensar na comunicação como um todo. E mais do que isso, dar visibilidade a ela. Investir em marketing digital deve estar na pauta. Sem um investimento nesse setor, é muito provável que o seu negócio fique perdido entre uma infinidade de outros na esfera digital.
Por isso, o investimento em marketing digital deve ser considerado, assim como o conhecimento básico de como funciona. É uma prática que deve ser adotada já de saída e que pode potencializar de maneira mais rápida as suas vendas. O marketing digital deve estar presente na estratégia e no planejamento do seu negócio e nunca ser “deixado para depois”.
O que é marketing digital?
Partindo da definição, temos que o marketing digital é o conjunto de ações de comunicação que as empresas usam por meio dos meios digitais – internet, telefonia celular e outros – para divulgar e comercializar os seus produtos ou serviços. Serve tanto para conquistar novos clientes como para fidelizar aqueles que já utilizaram os serviços da empresa. É o caminho mais curto para se chegar ao consumidor e maneira rápida, relevante e personalizada.
Como fazer marketing digital?
Uma campanha de marketing exige um planejamento que passa pelas seguintes etapas:
- Traçar os objetivos da campanha;
- Definir o público-alvo;
- Montar a estratégia;
- Definir os canais de veiculação;
- Ter uma equipe capacitada;
- Definir o que será anunciado;
- Montar um cronograma
- Acompanhar os resultados.
Ou seja, é preciso definir as prioridades, montar uma estratégia robusta e identificar as oportunidades que estão disponíveis. No meio de uma crise, como a que vivemos nos momentos atuais, são essas oportunidades que vão permitir que os resultados sejam melhores. Mas eles só serão alcançados com uma estratégia eficiente.
Por que investir em marketing digital?
O Brasil já é considerado o sétimo mercado do mundo em marketing digital e estima-se que ter fechado 2020 com a movimentação de cerca de US$ 18 bilhões nessas plataformas, ou seja, R$ 100 bilhões. Vale lembrar que esses números foram alcançados mesmo com o impacto da pandemia do Covid-19.
Esse mercado ganhou impulso justamente porque o ambiente online se apresentou como a melhor alternativa para se manter as vendas, por conta do isolamento social imposto pela pandemia.
Para alcançar sucesso, uma campanha de marketing digital deve ter um portfólio simplificado de produtos e serviços, ou seja, ter foco. Também é preciso ter preços competitivos e reforçar a confiança do consumidor, que pode ter se abalado com a crise. Um bom estudo do comportamento do consumidor para o período pós crise também vai ajudar na estratégia. Por isso, observar os novos hábitos neste momento se faz essencial.
Mãos à obra
De maneira sucinta, vamos dar algumas ideias sobre o que não pode faltar para que você consiga gerar resultados imediatos, em um primeiro momento, mas que possam se estender o longo do tempo:
- O conteúdo inserido no site da sua empresa não pode ser produzido às pressas ou de qualquer maneira. Ele deve ser adequado ao seu público-alvo, com possibilidade de ser replicado nas redes sociais do seu negócio, criando assim um relacionamento entre consumidor e empresa.
- Cerca de 120 milhões de brasileiros acessam a Internet atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, há um imenso contingente de consumidores a ser explorado. Campanhas com geolocalização, principalmente para negócios locais, vão ajudar você a chegar no seu consumidor.
- Ter uma boa plataforma para o seu site interfere diretamente na relação entre a sua empresa e o consumidor final. Por isso, ela deve ser fácil de usar tanto para você como para o cliente. E precisa permitir que ela seja atualizada com rapidez, sob o risco de a sua página ficar desatualizada, fazendo com que você possa perder vendas.
- Empresas que se comunicam bem e têm um posicionamento claro e transparente com os consumidores vão agregar valor à sua marca. Por isso, o discurso deve ser o mesmo em todas as plataformas, alinhadas com os valores do seu negócio.
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