Dê atenção para a experiência do consumidor
publicado por Terra Empresas
6min leitura
26 de setembro de 2022
Você já deve ter ouvido falar em Customer Experience (CX), que em bom português nada mais é do que Experiência do Consumidor. Por meio dessa estratégia, o consumidor passa a ser o centro da estratégia da empresa, em que o objetivo é oferecer a ele um sentimento positivo, cada vez que ele realiza uma interação com um produto ou uma marca. É um processo que envolve o relacionamento como um todo, seja por e-mail, telefone, presencialmente ou por meio de um atendimento virtual. Saiba que a experiência do consumidor é um conceito que vem ganhando força. Se anteriormente as empresas acreditavam que o foco estava no produto ou serviço negociado, passaram a perceber que essa experiência tem um peso alto na relação. Ou seja, de pouco adianta ter um bom produto ou serviço se ele não é visto assim por quem está na outra ponta. Na hora de elaborar a sua estratégia, três princípios devem ser levados em conta: é preciso conhecer, ouvir e valorizar o cliente.
Como melhorar a experiência do consumidor?
1) Conhecer
As marcas têm hoje à disposição uma infinidade de dados a respeito do consumidor e saber aproveitá-los para oferecer um serviço personalizado, a partir das preferências de quem compra, deve ser um dos objetivos. É um aspecto importante para a construção de um relacionamento duradouro. Esses dados podem também ser utilizados para antecipar a atender as necessidades e preferências das pessoas, melhorando assim a experiência do consumidor. Você pode, por exemplo oferecer valores e produtos exclusivos para os clientes mais fiéis ou aqueles que mais se relacionam com a marca. Por exemplo, oferecer antecipadamente um lançamento. O objetivo central é fazer com que eles saibam que são importantes para a sua empresa.
2) Ouvir
Cada vez mais o cliente quer ter voz ativa na relação com uma marca ou serviço. Por isso, é imprescindível saber o que eles têm a dizer. Desse modo, cada vez mais as empresas dão oportunidades para que eles se envolvam, colaborem e, inclusive, ajudem na criação daquilo que você oferece. Se você conseguir fazer isso de uma maneira que seja interessante para o cliente, vai nutrir um sentimento de pertencimento a ele e construir um relacionamento mais forte. Pode parecer uma missão relativamente simples, mas hoje, muitas empresas ainda não dão a devida importância ao consumidor antes da tomada de decisões.
3) Valorizar
É sempre bom lembrar que a existência de uma empresa está ligada diretamente aos seus consumidores. E esse reconhecimento vai muito além da oferta de produtos com uma boa relação de preço e qualidade. Afinal, isso é o mínimo que se pode oferecer em um mercado tão competitivo. É preciso saber se ele está satisfeito com o seu produto ou serviço, ter um pós-atendimento individualizado e promover formas de interação com ele, de forma que ele se sinta parte do negócio. Trocar experiências e corrigir problemas rapidamente também vão ajudar nessa missão. Cumprir as promessas é essencial para uma relação transparente.
Apresentação
Em um mundo cada vez mais virtual, a forma como você se apresenta ao consumidor é um passo importante para que ele possa se encantar com o seu produto ou serviço. De nada adianta oferecer algo com excelência, se a apresentação deixa a desejar. Por isso, ter um site que seja responsivo, ou seja, que promove uma alteração do layout das páginas de acordo com o tamanho das telas (celular, computador, tablet), é obrigatório. De nada adianta ter um site bonito e funcional para o computador, se o cliente, por exemplo vai acessá-lo pelo celular. O Terra Empresas pode ajudar você nessa apresentação de maneira rápida e por um custo bastante acessível. Vale a pena conhecer o Construtor de Sites do Terra, que oferece um site pronto para qualquer tipo de tela. Com o site bem montado, é preciso investir em conteúdo de qualidade. É isso que vai fazer com que você se diferencie da concorrência e faça com que seu produto ou serviço possam servir de referência para quem procura alguma alternativa dentro do seu setor de atividade. Um bom blog, vídeos curtos e informativos, e a possibilidade de interação vão fazer com que a experiência do consumidor seja ampliada. Com tudo pronto, montar uma Loja Virtual atraente é outro ponto decisivo para a experiência do consumidor. E aqui, a gente também pode te ajudar!