Entenda o comportamento do consumidor e aumente suas vendas
publicado por Terra Empresas
7min leitura
13 de junho de 2022
Aumentar as vendas. Esta frase soa bem aos ouvidos de qualquer empreendedor. Porém, somente quem está à frente de um negócio sabe o quão complicado pode ser esse objetivo. Existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração para conquistar uma boa base de clientes, e entender bem o comportamento do consumidor é a principal delas.
O que define o comportamento do consumidor é um conjunto de padrões, ou perfil. Envolve suas necessidades, anseios, desejos, frequência de compra e outros elementos que influenciam suas decisões. Portanto, fica claro que para desvendar esse comportamento o primeiro passo é conhecer os principais aspectos do público.
Com base nesse perfil, vendedores e gestores de Marketing conseguem criar estímulos mentais para se comunicar melhor e, por consequência, aumentar as oportunidades de vendas – o principal objetivo de todo o esforço.
Quer entender qual é o comportamento do consumidor do seu produto? Confira a matéria e veja também algumas dicas de como se aproximar de seus futuros e atuais clientes.
Conheça sua audiência
As pessoas não são todas iguais. Alguns segmentos podem ter públicos mais exigentes, entendidos do assunto ou mesmo leigos. Por isso é importante entender o que o leva cada um a adquirir determinada solução.
Como, então, conhecer minha audiência?
1. Faça pesquisas
Seja presencial, online ou por telefone, realizar entrevistas com seus atuais clientes – ou com o público-alvo do seu produto – é uma das formas mais eficientes de conhecê-los.
Pode ser que você não tenha a expertise necessária para fazer uma pesquisa e é por isso que existem empresas especializadas no assunto para o ajudar.
2. Dê atenção ao que eles dizem
As redes sociais estão lotadas de opiniões dos mais diversos tipos. Isso é uma verdadeira mina de ouro, mas muitas empresas nem mesmo a garimpam.
A dica aqui é acompanhar o que os seguidores comentam nas páginas da sua empresa e na de seus concorrentes. Isso com certeza fornecerá muita informação sobre o comportamento do consumidor.
3. Procure por pesquisas na internet
A internet é um verdadeiro banco de dados. Uma breve busca online por hábitos de consumo pode resultar no achado de informações valiosas.
Alguns sites como o Think With Google Brasil, Opinion Box e revistas online como a Exame, fornecem conteúdo rico e gratuito sobre o comportamento dos consumidores e fatores que influenciam sua decisão de compra.
Conhecer o público é o primeiro passo. O segundo é seguir um pequeno guia de boas práticas para conquistá-los. Faça a diferença e crie laços verdeiros com as dicas a seguir.
Demonstre empatia
O objetivo de um produto ou serviço é suprir uma necessidade – seja ela vital ou não. As marcas – e seus representantes – devem demonstrar, verdadeiramente, que estão preocupadas com as dores e os sentimentos de quem consome suas soluções.
Ações de empatia tendem a ter resultados positivos, pois naturalmente o outro se sente ligado com quem expressa suas ideias. Mas, atenção: é preciso ter muito cuidado para que essas demonstrações não soem falsas. A empatia da marca com o consumidor deve ser verdadeira, desde a concepção do produto até a venda.
Conheça a linguagem do público
Com a enorme quantidade de informações circulando nos motores de busca e redes sociais é natural que a atenção e o interesse dos internautas estejam mais seletivos. Não é fácil captar a atenção das pessoas, por isso conheça a linguagem do seu público e fale diretamente com ele.
Seu público é jovem, adulto ou idoso? Usa gírias ou fala de modo formal? Qual sua personalidade, status social e conhecimento cultural? Ele vai direto ao ponto quando conversa ou é mais cauteloso?
Essas são algumas questões que, quando bem respondidas, podem afiar a comunicação e torná-la mais assertiva.
Fidelize seus clientes
Fidelizar clientes pode ser mais desafiador do que a aquisição de novos, mas ao conquistá-los uma marca ganha mais do que um comprador. A pessoa satisfeita indica a empresa, faz boas avaliações nas redes sociais e no Google e volta a consumir.
Ao tratar os seus consumidores com carinho e realmente se preocupar com sua experiência de compra, as empresas têm nas mãos verdadeiros termômetros da qualidade de seus produtos e do que pode ser melhorado.
Tenha um site amigável
Seu site deve ser o principal meio de comunicação com seu público, principalmente se o foco for em vendas.
Um layout moderno, navegação intuitiva, fotos atrativas e conteúdo relevante são elementos básicos para qualquer site de vendas. Além disso, ele precisa ser integrado às redes sociais, ter um domínio personalizado e calcular o frete da entrega dos produtos automaticamente.
Um site assim tão completo deve sair muito caro para empresas pequenas, certo? Errado! O Terra Empresas tem planos para todos os bolsos. Conheça aqui os planos de lojas virtuais e escolha aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Conclusão
Ao conhecer o comportamento do consumidor e aprender a criar conexões reais com eles, as empresas enriquecem muito seus processos de venda e a forma como fazem comunicação. Tudo isso torna a experiência do cliente única.
Quer saber mais sobre esse tema? Entenda o que está por trás da experiência do cliente e quais as melhores práticas para aperfeiçoá-la.