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Como vender mais nas redes sociais?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

18 de abril de 2022

Como vender mais nas redes sociais?

Ter uma presença digital robusta é o objetivo que toda a empresa deve perseguir. Ou seja, além de um site, blog ou loja virtual que apresente os seus produtos e serviços, é preciso entender como os consumidores acessam a sua informação e buscam o que você oferece. Desde o surgimento das redes sociais, na década passada, houve uma mudança radical no perfil dos consumidores. E uma dúvida para os empresários: afinal, como vender nas redes sociais? 

Hoje, estima-se que pouco mais de quatro entre dez brasileiros utilizam as redes sociais para compras. É  um número maior do que a média mundial. É só pensar os brasileiros passam mais ou menos de 3 horas por dia navegando por esses sites. Ou seja, há boas oportunidades a serem exploradas aí. 

Vamos mostrar algumas possibilidades para mostrar como vender nas redes sociais a partir da disponibilização de um conteúdo de qualidade, que seja integrado entre as diversas plataformas. Para isso, é importante criar uma identidade visual em que o seu negócio possa rapidamente ser reconhecido, seja em qual plataforma for.

Como vender nas redes sociais?

1) Estratégia

Antes de chegar lá, é preciso montar uma boa estratégia, que envolve a produção de um bom conteúdo, de preferência exclusivo. É a partir dele que você vai chegar até as pessoas e fazer que entre milhões de ofertas e distrações, ele note o seu produto ou serviço. O conteúdo pode ser em texto, fotos, vídeos ou tudo junto e misturado. O importante é que esse conteúdo seja pertinente e tenha apelo tanto visual como na mensagem que ele passa.

2)  Relacionamento

As redes sociais foram criadas para estreitar o relacionamento entre as pessoas. As empresas perceberam isso e passaram a atuar fortemente nesse setor. Porém, quando falamos em relacionamento, precisamos lembrar que isso deve se dar em duas vias. Não adianta nada produzir um conteúdo maravilhoso se você deixar a pessoa do outro lado falando sozinha. Nas redes sociais, o atendimento deve ser igual ou melhor do que aquele oferecido no comércio tradicional. Uma pessoa bem atendida, tende a voltar. Caso contrário, vai amplificar as críticas ao seu negócio e o resultado pode ser destastroso. Estreitar o relacionamento é uma boa maneira de como vender nas redes sociais com inteligência.

3) Vídeos em alta

Você sabia que o Youtube é a rede social preferida pelos brasileiros? Portanto, vale a pena criar um canal no serviço e atrair os consumidores por meio de vídeos demonstrativos ou mesmo tutoriais. Quantas vezes a gente não resolveu um problema em casa, que parece sem solução, por meio de um desses vídeos. Quem trabalha com serviços tem um campo enorme a explorar nesse setor. Não se esqueça de otimizar os seus títulos e descrições, para aparecer em destaque nas buscas. Vale para o Google e para o próprio Youtube.

4) Facebook

No Facebook, as duas principais maneiras para melhorar as vendas é integrar o seu e-commerce com o Facebook e utilizar o Facebook Ads, que impulsiona as suas publicações por meio do pagamento de anúncios, que passam a ser inseridos na rede social. Os resultados costumam ser bem atraentes.

5) Instagram

O Instagram, que começou como um site para quem gosta de fotografia, incorporou novos formatos – os stories e lives cada vez mais ganham força – e passou a ser uma ótima plataforma de vendas. O seu uso é feito majoritariamente a partir do celular e, por isso, as compras por impulso sobressaem. É uma rede com apelo visual e, assim sendo, o material deve ser bem caprichado. As hashtags ajudam os usuários a encontrar os seus produtos, serviços e também promoções pontuais. Nessa rede, também há a possibilidade de posts patrocinados.

6) WhatsApp

Nos últimos anos, o WhatsApp ganhou o posto de “queridinho” dos brasileiros. O aplicativo virou uma espécie de faz tudo e as pessoas resolvem boa parte dos seus problemas diários por meio dele.  São recados, trocas de informações, áudios, e também comércio. Muitas empresas criam listas para oferecer produtos e serviços e os resultados costumam ser bons. Isso porque para participar de uma delas, o cliente deixou anteriormente o seu número de maneira espontânea. Por exemplo, ele foi em uma loja, comprou uma blusa, e deixou o telefone para receber novas ofertas desse comerciante. O aplicativo também é bastante eficiente quando o cliente quer tirar uma dúvida ou saber se um determinado produto está disponível.

Quer saber mais sobre como vender nas redes sociais? Conheça este material exclusivo que o Terra Empresas disponibilizou exclusivamente para você.

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