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Como utilizar o Google Meu Negócio e ser bem avaliado pelo meu cliente?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

18 de abril de 2022

Como utilizar o Google Meu Negócio e ser bem avaliado pelo meu cliente?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Ela possibilita  que empresas e organizações gerenciem a presença online no Google, inclusive na pesquisa e no Maps. A partir da ferramenta, ficam disponíveis para o usuário as informações como localização, horário de funcionamento, produtos e serviços. O cliente também pode visualizar fotos e promoções e avaliar o negócio. Por isso, o capricho na disponibilização de informações vai ajudar a uma avaliação melhor, que é importante para causar uma boa impressão para quem chega na página pela primeira vez.

As companhias que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores, de acordo com o próprio Google.

O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes por meio da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Como cadastrar no Google Meu Negócio:

Por meio desse cadastro, seus clientes poderão ligar, enviar mensagens ou deixar avaliações. Mais interações significam mais negócios para você! O roteiro para o cadastro é basicamente este:

  1. Abra a página do Google Meu Negócio
  2. No canto superior direito, clique em Gerenciar agora.
  3. Faça login na sua Conta do Google. Caso você ainda não tenha uma conta, crie uma.
  4. Insira o nome do seu negócio e clique em Próxima. Se a sua empresa for exibida no Maps, ela aparecerá em uma lista suspensa durante a inscrição. Em seguida, será possível selecionar o negócio nas sugestões que aparecem enquanto você digita. Apenas escolha a sugestão se todas as informações coincidirem.
  5. Insira o endereço do seu comércio e clique em Próxima. Se a localização geográfica do endereço não for encontrada, também será necessário posicionar um marcador no local da sua lola em um mapa.
  6. Em “Categoria de negócios”, selecione uma opção. Em seguida, clique em Próxima. 
  7. Insira o número de telefone ou o URL do site do seu negócio. Em seguida, clique em Próxima. Se você não tiver um site, poderá criar usando as diversas opções. 
  8. Para confirmar seu vínculo com o negócio, clique em Continuar.
  9. Selecione uma opção de verificação.

Como cadastrar o seu site no Google

Além de fazer o cadastro do Google Meu Negócios, que é gratuito, também é preciso fazer um bom cadastro do seu site, para que você tenha mais chances de aparecer bem ranqueado.

O primeiro para aparecer no topo das buscas é cadastrar seu site no Google, ou seja, mostrar para o buscador que você existe. A empresa tem um sistema próprio que faz a verificação dos novos sites e analisa com critérios próprios se vai fazer a indexação do endereço.

É um processo que pode ser demorado, justamente pela quantidade de endereços que são criados diariamente.

Por isso, um atalho para isso é que você mesmo dê um sinal de vida e faça a indexação manualmente. Isso pode ser feito por meio da própria página do Google, neste endereço.

Nesse formulário você pode enviar, além da URL, um comentário, com a descrição do conteúdo do seu site.  

Porém, o próprio Google descreve que nem todas as URLs enviadas para serem catalogadas serão indexadas e que não há previsão temporal ou garantia “sobre quando ou se elas irão aparecer”. Ainda assim, fazer a indexação manual é vista por especialistas como o primeiro passo a ser dado.

Invista em SEO

Outra forma para aparecer bem ranqueado é com a utilização de técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Mas afinal, o que é isso? É um conjunto de estratégias que potencializam e melhoram o posicionamento orgânico, ou seja, não pago, de um site nos sites de buscas.

Para isso, é preciso levar em conta uma boa palavra chave que resuma o seu blog, site ou e-commerce. Ou seja, quando essa palavra for buscada no Google, as chances de quem está procurando por uma empresa ou serviço ser direcionada para o seu negócio aumenta. O uso de imagens, títulos e links amigáveis também colabora para melhores resultados.

Mas antes de chegar nessa fase, de cadastrar o seu site no Google, é preciso lembrar que o buscador também leva em conta, de maneira decisiva para um bom ranqueamento, os bons conteúdos. 

Por isso, o site deve ter um conteúdo relevante, dentro do seu ramo de atuação, de preferência exclusivo, ou seja, se diferenciando da concorrência. O tamanho do conteúdo também é importante.

Como o Google procura textos mais completos, que ajudam a esclarecer as dúvidas dos leitores, acredita-se que, em média, páginas com cerca de 2,5 mil palavras aparecem com um ranqueamento melhor. Ainda que esta não seja uma regra absoluta.

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