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Como usar as redes sociais para sua loja vender mais?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 10min leitura

01 de junho de 2022

Como usar as redes sociais para sua loja vender mais?

Pequenos empreendedores precisam coordenar todas as funções de uma empresa e ainda pensar em como inovar para atrair mais clientes e vender mais. Em meio às obrigações do dia a dia, as redes sociais podem passar despercebidas ao se pensar em ferramentas para aumentar as vendas. Abrir mão da presença digital é um erro que pode custar caro!

Aprenda a usar o Facebook e o Instagram para aumentar vendas.

Como usar redes sociais para vender mais: coordenadas gerais

A última edição da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, revelou que 94,2% dos brasileiros utilizaram redes sociais para trocar mensagens de texto, voz ou imagens em 2016. Já o SPC, em pesquisa realizada em 2018, indica que 74% dos brasileiros usam o smartphone para acessar a internet em alguma etapa do processo de compra.  

As redes sociais são ferramentas fundamentais na hora de você participar da jornada de compra do seu cliente. Afinal, a sua loja terá contato com milhões de usuários que estão diariamente fazendo pesquisas para decidir se devem, o que e onde comprar.

Antes de tudo, prepare um calendário do varejo para conseguir aproveitar datas especiais durante o ano. Isso facilita o desenvolvimento de campanhas promocionais e guia o tipo de conteúdo que você vai postar.

como usar as redes sociais para vender mais
Como usar as redes sociais para vender mais

Facebook

O Facebook é a rede social líder de audiência em todo o mundo. No Brasil, 130 milhões de pessoas têm perfis ativos na plataforma – somos o 3º colocado no ranking, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. Então, se você ainda não criou uma fanpage para a sua loja, você está perdendo tempo!

Relacione-se com o seu cliente

Não pense que o seu objetivo no Facebook é apenas aumentar a quantidade de likes na página. Sua intenção ao criar um perfil nesta rede social deve ser promover conteúdos compartilháveis e fazer o cliente se engajar com a sua marca.

Para chegar lá, invista em imagens de qualidade e nem pense em utilizar fotos ou montagens genéricas. Para se destacar, fotografe o seu produto ou a aplicação do seu serviço de verdade. Não minta para o seu cliente!

Invista em postagens com informação e não apenas divulgue os seus produtos. A cada duas postagens de divulgação direta, pense em outras oito para informar o cliente sobre novidades relacionadas ao seu negócio ou apenas interagir com frases voltadas ao nicho do seu empreendimento.

Para atrair e manter visitantes em sua página no Facebook, seu perfil precisa ser atualizado com frequência com conteúdo útil e original. E você pode fazer tudo isso sozinho!

Use o marketplace

A função marketplace do Facebook pode te ajudar muito a atingir o objetivo de usar redes sociais para vender mais. O recurso permite que você crie uma loja dentro da estrutura da rede social e exponha produtos ou serviços para seus seguidores virtuais.

Com o marketplace, é possível que o seu cliente pesquise produtos por região, categoria ou preço. Os usuários também podem contatar o vendedor e negociar diretamente com ele por meio do Messenger – aquela parte do Facebook onde você envia mensagens privadas diretamente para a pessoa. O melhor: o Facebook não cobra nada para se utilizar o serviço e também não vai cobrar porcentagem alguma sobre a sua venda.  

Há plataformas de lojas virtuais que podem ser integradas ao Facebook. Isso facilita o controle de estoque e possibilita que você oferte formas de pagamento seguras para quem encontrar a sua loja pela rede social. E o que pode ser melhor do que comprar sem precisar trocar de site?!

Sobrou verba? Que tal investir no Facebook ads?

Não é comum sobrar alguma verba para investimento, mas se isso acontecer, vale a pena consultar o Facebook Ads. Com anúncios pagos, é possível impulsionar suas publicações e fazê-las chegar até muito mais pessoas sem investir tanto dinheiro. Ainda é possível segmentar as campanhas por idioma, localidade, gênero, idade e interesses.

Instagram

No início do ano, o Instagram atingiu a marca de 57 milhões de usuários brasileiros. Nesta rede social, o compartilhamento de fotos ou vídeos permite que você apresente um conceito para a sua loja ou empresa e conquiste clientes a partir da experiência que você vende.

Antes de tudo, saiba que há diferenças entre um perfil comercial e um perfil convencional no Instagram. Quando você opta pelo perfil comercial, a plataforma vai exibir botões como “Ligar”, “Enviar e-mail” e “Como chegar” na sua página e, assim, o cliente que está te visitando na rede terá facilidade em encontrar com você pessoalmente.

Além disso, somente com um perfil comercial você vai conseguir impulsionar as suas publicações e levar o seu produto para mais pessoas ao investir em publicidade paga. Para atingir o objetivo, você precisa se dedicar ao perfil e manter todas as informações atualizadas!

Invista na qualidade do perfil

Não pense que ao postar uma foto ou vídeo no Instagram, um passe de mágica vai fazer sua página se encher com likes e seguidores. É imprescindível dar cuidado profissional para as suas redes sociais e tratá-las como mais um departamento do seu empreendimento.

Use a logomarca da sua loja como avatar – a foto de perfil – e adicione à “bio” uma descrição em poucas palavras do que você pretende vender ou solucionar. No campo onde é possível colocar um link, guie o visitante para o seu site ou loja virtual. Afinal, ao explorar o seu feed e ver produtos ou serviços, o visitante vai querer conferir mais de perto o que você oferta em sua loja. Facilite esse processo!

Imagens e fotos: cuidado!

Na hora de usar as fotos, não ilustre apenas funções dos produtos ou problemas que podem ser resolvidos. Para agregar valor à sua marca, explore um estilo de vida que se relacione ao nicho de atuação do seu negócio:

  • Registre momentos descontraídos no dia a dia da loja;
  • Publique fotos dos bastidores;
  • Divulgue eventos que a loja ou empresa participou;
  • Inspire o visitante com os ideais da sua marca;
  • Utilize #hashtags para levar o seu produto a um público específico.

A qualidade das fotos publicadas nas redes sociais também é importante, mas não imagine que você já precisa sair por aí pesquisando preço de ensaios fotográficos profissionais. Smartphones atuais contam com boas lentes para fotografia e, seguindo poucas dicas , é possível que você até monte um pequeno estúdio para fotografar os seus produtos.

Use o Stories

A função mais usada do Instagram é o famoso Stories. Com publicações que desaparecem após 24h, é possível reforçar os conceitos atrelados ao seu negócio contando histórias ou compartilhando momentos do seu negócio.

Publicando imagens ou pequenos vídeos na vertical, você pode manter os clientes informados sobre novidades ao participar do dia a dia dele nas redes sociais. O Instagram oferece diferentes funções para colocar sobre os vídeos, como máscaras faciais, filtros e enquetes. Use!

Vendendo pelo shopping do Instagram

Nem todo mundo sabe, mas também é possível divulgar produtos diretamente no feed do Instagram. Você já deve ter visto um post um pouco diferente no seu feed: imagem, texto e link para redirecionamento a uma loja. Esse é o Instagram Shopping.

A função é possível desde 2016 e chegou ao Brasil recentemente. A ideia é facilitar o processo de compra ao expor informações claras sobre os produtos e evitar a enxurrada de perguntas sobre preço, tamanhos, modelos ou prazos para pagamento. Além disso, esse tipo de postagem permite que clientes migrem diretamente da postagem do Instagram para o anúncio de compra.

Para aprender a usar a função, o Instagram fez um passo a passo que você pode conferir aqui.  

Redes sociais podem te ajudar a conhecer e se relacionar com seu cliente

Usar as redes sociais para vender mais é, na verdade, compreender o seu público e se relacionar com ele. Com publicações relevantes, conteúdo útil, informativo e compartilhável, você vai atrair visitantes para as suas redes, apresentar as suas soluções e, assim, transformá-los em clientes.

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