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Como produzir conteúdo para Instagram

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

13 de junho de 2022

Como produzir conteúdo para Instagram

Dentro da estratégia de marketing de uma pequena empresa, produzir conteúdo para Instagram deve estar entre as prioridades. A rede é social é uma das queridinhas dos brasileiros e possui cerca de 66 milhões de contas ativas. O número é apenas menor que o dos Estados Unidos, que somam 110 milhões de usuários. No mundo, o aplicativo conta com mais de 1 bilhão de fãs. 

Com esse cenário, produzir conteúdo para Instagram é uma oportunidade de divulgar a sua marca de forma visual. Mas não pense que a atividade na rede social se resume apenas à postagem de fotos. Envolve principalmente a atenção com o cliente e a publicação de um conteúdo relevante e útil para os seguidores.

Um dado interessante, da segunda quinzena de março, aponta, por exemplo um aumento de 70% no número de transmissões ao vivo feitas pela plataforma. As lives também tiveram um incremento de 50% em sua audiência no período. Vale lembrar que o mês foi o primeiro de isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus.

Para uma pequena empresa, a presença na rede social vai colaborar para que ela crie uma autoridade no seu ramo de atuação. Vamos aqui apresentar algumas ideias de conteúdo para Instagram que podem ajudar a construir uma rede de seguidores dentro do perfil da empresa.

Produzir conteúdo para Instagram

1) Imagens

Para começar, as imagens devem ter uma boa qualidade de resolução. Ou seja, quanto maior a quantidade de pixels, melhor. Hoje, os aparelhos celulares de custo médio e as câmeras de entrada, como DSLRs, podem ajudar na missão. Com o equipamento em mãos, um bom enquadramento e iluminação – que pode ser natural – vão ajudar você a compor uma boa imagem do produto ou do conteúdo que você vai disponibilizar. Aqui falamos um pouco sobre como produzir fotos profissionais sem sair de casa.

2) Descrição

A descrição em texto deve ser breve, porém informativa. Deve conter as principais informações sobre o produto ou sobre o conteúdo oferecido. Esse conteúdo preferencialmente deve ter alguma relação com o que a sua empresa oferece, ainda que muitas vezes isso possa acontecer de forma indireta. Se por exemplo você oferece produtos de beleza, pode trazer um conteúdo que fale sobre a importância dos cuidados com a pele ou o corpo, por exemplo.

3) Lives

Nos últimos dois meses, as lives tomaram conta da Internet. Se for o caso de fazer uma, é bom dar uma olhada no calendário do dia, já que a concorrência é grande. Aqui também vale a qualidade do conteúdo oferecido. Um bate-papo com pessoas conhecidas ou influenciadores sempre são uma boa opção. É preciso avaliar as oportunidades do momento e as demandas dos usuários. Se conseguir unir as duas coisas, as chances de sucesso crescem.

4) Stories

É um recurso que permite a criação de postagens com textos, imagens e vídeos que ficam disponíveis por 24 horas. Basicamente serve para manter a empresa no radar dos clientes e podem ser usados, por exemplo, para conseguir informações valiosas dos seus seguidores. Entre as ferramentas disponíveis nos stories estão as enquetes. Dentro desse conteúdo para Instagram, você pode perguntar o que as pessoas gostariam de ver no perfil ou de repente ter uma ideia sobre o que pensam sobre o seu produto. Sem dizer que as enquetes geram empatia, justamente pela preocupação com a opinião do usuário.

5) Frequência e hashtags

Para que o seu conteúdo ganhe relevância e alcance, é preciso atenção com a frequência dos posts e com as hashtags (#), Os dois itens vão ajudar adar visibilidade aos seus posts. No caso da frequência, entre um e três posts diários são suficientes. Mas não vale apenas postar por postar. O conteúdo deve ter relevância para que haja interesse das pessoas. Já as hashtags dão um alcance para os posts fora da sua rede de usuários, e, com isso, podem trazer mais gente para acompanhar o seu trabalho ou produto.

6) Atenção ao cliente

Colocar o conteúdo no ar é apenas o início do processo, que deve ter sempre o cliente como objetivo principal da atenção. O Instagram é uma rede social dinâmica e de muita interação. Além das curtidas, muita gente gosta interagir por meio dos comentários ou mesmo de uma mensagem direta. Seja para uma crítica, um elogio ou uma dúvida. No caso das dúvidas, demorar para responder pode fazer com que o seguidor procure o seu concorrente. Redes sociais são dinâmicas e dessa forma devem ser tratadas.

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