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Aprenda como calcular frete e melhore a sua gestão logística

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

25 de agosto de 2022

Aprenda como calcular frete e melhore a sua gestão logística

O frete é uma estratégia importante caso você queira expandir suas vendas para o online. Confira as dicas sobre como calcular o frete e faça a melhor escolha para o seu cliente

Saber como calcular frete para as suas entregas é fundamental para que você não saia no prejuízo e nem aumente muito esse custo para o cliente — correndo o risco de perder negócio para o concorrente.

Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo. Nele, você vai conhecer mais sobre os tipos de envio, como escolher o prestador do serviço, os cuidados necessários e mais. 

Confira, a seguir, e tenha uma ótima leitura!

Os tipos de envio

Você pode enviar as encomendas de muitas formas. Entre elas, estão os Correios, transportadora, motoboy e Mercado Envios. Conheça melhor todas elas.

Correios

Os Correios são um dos principais meios de envio de encomendas. Isso se dá, principalmente, pelo preço,pela praticidade e o alcance. Eles chegam até mesmo nas cidades mais remotas do país. As modalidades de envio dos Correios são:

  • PAC: tem prazos de entrega maiores, mas são as opções mais em conta;
  • Mini envios: funciona como o PAC, porém para entregas de produtos menores;
  • SEDEX: é mais caro que o PAC, mas os prazos são menores que a modalidade;
  • SEDEX 10: A entrega é feita até às 10h do dia seguinte ao do envio da remessa. Custa mais que as três modalidades anteriores;
  • SEDEX 12: A entrega é feita em até 12h a partir do momento em que o envio é registrado. Ele é mais caro que as três primeiras modalidades, mas é mais em conta que o SEDEX 10;
  • SEDEX Hoje: é o frete mais caro, mas porque é considerado de urgência. Há garantia de entrega no mesmo dia do envio.

Transportadora

As transportadoras são excelentes opções, e se engana quem pensa que elas valem apenas para grandes lojas do varejo. Existe uma modalidade de transporte que se chama “fracionado”. 

Nele, cargas de diferentes clientes viajam no mesmo caminhão, e é feito o rateio do frete entre elas. Como o nome sugere, você paga só pela fração de espaço que as suas encomendas ocupam.

Isso significa que contratar uma transportadora pode ser, sim, muito vantajoso para o seu negócio, pensando nos custos dessa operação.

Motoboy

Se a sua empresa também faz entregas mais regionais (como delivery), vale a pena contar com um motoboy para agilizar esses envios. Ele pode ser tanto contratado quanto terceirizado.

No caso de um funcionário de carteira assinada, você precisa se lembrar de todos os custos envolvidos (principalmente na hora de fazer o cálculo do frete):

  • Salário;
  • Impostos;
  • Combustível;
  • Manutenção da moto.

Vendo dessa forma, a contratação de um terceirizado pode ser mais interessante, já que ele já passa o preço fechado das entregas e todo o restante fica sob a responsabilidade dele.

Mercado Envios

Apesar de não ser tão comum quanto os outros, o Mercado Envios também pode ser uma boa solução. Trata-se de uma marca que pertence ao Mercado Livre e atua de forma semelhante aos Correios, principalmente na forma de cálculo de frente, que vamos ver mais adiante.

Como calcular o frete para o cliente?

Hora de entender melhor como calcular o frete para o cliente da maneira correta, evitando possíveis prejuízos. Veja os métodos para cada uma das opções a seguir:

Correios

Além de considerar a distância, os Correios fazem um cálculo com base nas dimensões (cubagem) e no peso da embalagem, o que é chamado de peso cúbico. Para isso, utiliza-se a seguinte fórmula:

Peso cúbico = (comprimento x largura) x altura / 6000

Sendo que 6000 é um padrão determinado internacionalmente e serve justamente para fazer essa relação entre o tamanho e o peso, a fim de transformar em uma só medida de cálculo, ou seja, o peso cúbico.

A cobrança é feita comparando o peso cúbico e o peso real. O que for maior entre eles é utilizado no cálculo.

Vamos ver como ficaria isso na prática:

Supondo que você tenha uma embalagem com as seguintes dimensões: 30cm x 50cm x 10cm e que pesa 2 Kg. Para fazer o cálculo seguindo a fórmula, teríamos:

Peso cúbico = (30 x 50) x 10 / 6000

= 1500 x 10 / 6000

= 15000 / 6000

Peso cúbico = 2,5 Kg

Como o maior, nesse caso, é o peso cúbico, o frete será calculado com base nesses 2,5 Kg.

Agora que você já entendeu o raciocínio por trás dos cálculos, saiba que não precisa fazer essa conta sempre. O próprio site dos Correios oferece uma ferramenta que calcula o frete automaticamente.

Transportadora

Em geral, as transportadoras também utilizam o conceito de cubagem e peso cúbico para realizarem a cobrança, além da distância do envio. Porém, elas seguem tabelas diferentes. Por isso o processo de cotação é tão importante.

Algumas já oferecem um sistema de cálculo automático do frete. Assim, você já sabe quanto vai custar antes de acioná-las.

Motoboy

Por se tratarem de entregas mais locais, é possível que o motoboy faça as cobranças com taxa de entrega fixa conforme a distância. Nesse caso, pode ser que para o seu bairro seja, supostamente, R$ 7, enquanto para o vizinho é R$ 9 e, para um mais distante, seja R$ 15, por exemplo.

Aqui, também é muito importante fazer as cotações e entender como é feito o cálculo e solicitar tabelas de preços. Dessa forma, você consegue escolher a melhor opção.

Mercado Envios

O Mercado Envios também realiza o cálculo como os Correios, usando o conceito do peso cúbico e até a mesma fórmula que apresentamos acima. 

A diferença aqui é que quando o peso cúbico é menor ou igual a 5 Kg, o peso real é que será usado para fazer as contas. Nos demais casos, vale a regra do maior valor entre peso cúbico e peso real.

Por que é importante calcular o frete

O frete está 100% relacionado ao custo da sua venda. Independentemente de você embutir o valor dele no preço dos produtos ou de repassar integralmente para os seus clientes.

Isso porque envolve os gastos da operação logística, mas também é um dos principais fatores do público na hora de escolher finalizar uma compra. O frete grátis tem um apelo muito grande. Porém, se você é um pequeno empreendedor, pode ser impossível arcar com esse custo sozinho.

Por outro lado, se o frete está muito caro e é totalmente repassado, você pode perder a venda pelo simples fato de o seu cliente não ficar satisfeito com o valor apresentado e procurar uma alternativa melhor nos concorrentes.

Portanto, calcular frete corretamente é uma atividade que pode ser considerada estratégica para o seu negócio — considerando que ele pode pesar na hora de fechar a venda, aumentar o faturamento e fidelizar os clientes.

Cuidados necessários ao calcular o frete

Em alguns casos, alguns serviços importantes são cobrados à parte e/ou podem encarecer o frete. Veja dois casos muito comuns a seguir.

O envio registrado dos Correios é cobrado à parte

Trata-se do Aviso de Recebimento (AR). Se você quer que o responsável pelo recebimento assine algum documento para comprovar que a entrega foi feita, os Correios oferecem o serviço por um valor à parte do frete. Em geral, ele custa R$7.

Seguro para cargas valiosas

Se está mandando um produto de maior valor agregado (como ouro e joias), pode ser que o seu frete seja cobrado com base no valor da NF. Isso porque o seguro para esses itens é mais caro e a transportadora acaba fazendo o repasse.

Logística reversa

A logística reversa, como o nome sugere, consiste em fazer o caminho inverso do processo de envio. Ela é muito usada em casos de devolução de mercadoria, em que você precisa coletar na casa do cliente para devolver ao seu estabelecimento. Aqui, trata-se de uma nova cobrança.

Isso é especialmente importante se você trabalha com vendas online, já que o Código de Defesa do Consumidor dá o direito de arrependimento de 7 dias para compras efetuadas fora do estabelecimento físico. 

Como pagar mais barato no frete

Como vimos, pagar mais barato no frete é importante para não encarecer demais sua operação e não espantar clientes. 

Sempre faça as cotações

Falamos sobre a importância de realizar as devidas cotações e vamos reforçar isso aqui. Para conseguir um bom custo-benefício para os seus envios, é essencial consultar a tabela de preços de mais de uma empresa.

Cuidado com o “barato que sai caro”

É sempre bom lembrar daquelas economias que a gente faz, mas se arrepende depois. Sempre pesquise sobre as transportadoras para ver se o preço é realmente justo ou se ele é menor exatamente por não ter a qualidade desejada. Lembre-se que é o seu nome e a sua marca que estão em jogo.

Tente diminuir o tamanho das embalagens

Mas sem prejudicar a qualidade, hein! O tamanho está ligado à cobrança do frete, por isso, a importância de ter uma boa estratégia.

A função da embalagem é proteger os seus produtos de quaisquer avarias que possam ocorrer entre o envio e a entrega. O tamanho deve ser ideal: nem apertado demais e nem maior a ponto de os itens ficarem “dançando” soltos lá dentro.

Procure aumentar o seu ticket médio

Ticket médio nada mais é do que o valor médio das suas vendas. Quanto mais alto ele for, mais diluído fica o valor do frete. Afinal, se é tudo para o mesmo endereço, a distância continua a mesma, apenas o tamanho da embalagem que pode ser maior e aumentar o peso.

Agora você está quase expert em como calcular frete, não acha? Com essas dicas, vai ficar muito mais fácil saber quais informações procurar na hora de negociar com os prestadores do serviço e decidir qual deles usar.

Continue acompanhando o nosso blog para ler mais conteúdos educativos como este, e confira agora mesmo o nosso Webinar sobre como transformar seu negócio do off para o online!

Até a próxima!

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