Como atrair clientes: dicas para aumentar vendas em loja física
publicado por Terra Empresas
8min leitura
01 de junho de 2022
Depois que você decidiu qual tipo de empreendimento quer abrir e escolheu um bom ponto para o seu negócio, chegou a hora de pensar em como conquistar os clientes que vão passar em frente à sua loja. A estratégia para chegar lá começa na fachada, passa pelo ambiente da sua loja e, claro, tudo isso com boas pitadas de marketing. Com estas dicas, você vai descobrir como atrair clientes e aumentar as vendas!
Fachada: cartão de visita para atrair clientes
A fachada funciona como o cartão de visitas da sua loja. Ela dá a primeira impressão sobre o seu negócio para um possível cliente que sequer sabe o que está sendo vendido. Como é a primeira impressão que fica, é bom não errar a mão!
Estude o ponto escolhido para a sua loja e compare a arquitetura, vitrine e cores utilizadas na rua. Assim, você consegue se destacar na multidão com uma ideia original para dispor seus produtos, avisar sobre promoções e até deixar claro qual é o produto vendido ou serviço prestado por você.
Evite o excesso de informações! É comum comerciantes errarem ao utilizarem muitos elementos e cores muito vibrantes ou até exagerarem na quantidade de propaganda. Então, estabeleça um padrão de cores que combine com a sua marca ou logotipo e defina uma ideia para guiar a estruturação da vitrine de maneira uniforme.
Lembre-se que a sua vitrine estará em funcionamento 24h por dia, durante os sete dias da semana. Portanto, adeque a iluminação de maneira a evitar sombras e garantir quantidade de luz suficiente para visualizar os produtos com clareza em qualquer momento do dia. Assim, o cliente tem maior chance de entrar para conferir o produto na mão.
Como atrair clientes vendendo uma experiência?
O cliente que passar por sua loja não deve apenas sentir vontade de comprar. A experiência ofertada pelo ambiente do seu negócio é fundamental para atrair clientes e aumentar as vendas ao ofertar uma experiência inesquecível.
Esse processo exige que toda a estrutura da loja seja envolvida. O atendimento deve ser personalizado e o espaço físico da loja deve ser harmonioso: música ambiente, aromatização e espaços confortáveis para transitar entre as estações da loja ou alcançar os produtos são fundamentais.
Não empilhe seus produtos ou os exponha de maneira desordenada. Organize tudo que você oferta na loja de maneira harmoniosa e deixe claro que há um padrão de organização. Isso facilita que as pessoas encontrem o que procuram!
Lembre-se de capacitar os seus vendedores com estratégias de venda e persuasão. Dê atenção às ofertas feitas pelos clientes e tente compreender da melhor maneira possível o que ele pede. Ser bem atendido dá vontade de voltar mais vezes!
Promoções para fidelização
Os clientes fiéis podem representar até 65% do faturamento da sua loja. Então é bom investir em boas promoções para manter seus clientes fidelizados, satisfeitos e com a memória fresquinha para a experiência que sua loja ofertou. A melhor dica de como atrair clientes é trazer de volta aqueles que já compraram com você!
A melhor maneira para saber como tratar bem os seus clientes é saber quem eles são. Portanto, faça um cadastro dos seus clientes para saber quando eles comprar mais, o que eles compram mais e quais são os momentos em que ele procura a sua loja.
Para fidelizar a clientela, é importante manter contato mesmo depois de concluir a venda. Cadastre clientes após as compras, envie e-mails com promoções e novos produtos, relembre-os de que sua loja ofertou uma experiência marcante e os presenteie com um cupom de desconto ou clube de fidelidade. Pode ter certeza: em algum momento, eles vão voltar.
Antes de fazer uma promoção, entretanto, é bom saber qual é o objetivo da campanha. Você quer se livrar do estoque parado? Uma coleção nova está chegando e é preciso se desfazer de produtos antigos? É preciso captar mais clientes? Produtos encalhados precisam ser vendidos, então você vai fazer promoções com os mais vendidos da loja e ofertar descontos em vendas casadas?
Agora que você já tem informações sobre seus clientes em mãos e já definiu um objetivo para a campanha, vai ser mais fácil escolher quais itens colocar em promoção e seguir com o processo de fidelização da sua clientela. Com mais clientes fiéis, mais vendas serão efetivadas!
Marketing boca a boca
Há diversas estratégias de marketing disponíveis no mercado que variam de marketing digital aos famosos comerciais de TV ou rádio. Nenhuma delas é tão eficiente quanto um cliente que se torna um fã da sua loja e a divulga com os melhores elogios possíveis.
A disposição de um cliente em sair por aí divulgando seus produtos ou serviços é o melhor marketing possível. Afinal, não há uma marca querendo te convencer de que o seu produto é o melhor: o próprio cliente está fazendo o serviço de “influencer” – uma personalidade que é paga para fazer a propaganda de algo na internet – sem cobrar nada; ele mesmo experimentou, aprovou e atestou a credibilidade do seu serviço.
Nada pode ser melhor do que economizar com propaganda e ainda ganhar publicidade gratuita ao satisfazer as vontades dos clientes. Invista no relacionamento e transforme consumidores em embaixadores da sua marca!
Como atrair clientes? Invista tempo para relacionamento
O caminho para atrair clientes é se relacionar com ele, compreender o que ele busca e lidar com o seu produto da melhor maneira possível para atender as necessidades do consumidor. Quando um cliente se satisfaz com o ambiente, atendimento e preço, ele não só volta a comprar naquela loja; ele vira embaixador da marca e leva o seu nome para mais pessoas. Agora é com você!
Você desenvolveu uma campanha inesquecível ou tem dúvidas sobre algum ponto do texto? Comente abaixo!