Comércio eletrônico: invista para conseguir vender mais
publicado por Terra Empresas
6min leitura
07 de abril de 2022
Até pouco tempo atrás, era comum observar muitos empresários resistentes a ingressar no comércio eletrônico, o e-commerce. É fato que a pandemia do Coronavírus acelerou o processo. Quem não tinha um canal de vendas pela Internet correu para oferecer os seus produtos pela rede mundial de computadores, enquanto, do outro lado, quem não estava habituado a comprar à distância, também passou a fazer uso do serviço.
Para que o comércio eletrônico seja competitivo, é preciso estar atualizado com as inovações tecnológicas básicas de produtos e processos. Também é preciso reduzir custos. A introdução de novas tecnologias ajuda a ter ganhos de qualidade e produtividade.
O que é comércio eletrônico?
Trata-se das vendas por meio de canais digitais, ou seja, pela Internet. As lojas virtuais são altamente recomendadas para negócios que já estão mais consolidados no mercado. É importante investir em publicidade, já que boa parte dos clientes chegam justamente depois de ver um anúncio. Se a experiência for boa, é bem provável que o cliente volte. Muitas vezes.
A mudança de comportamento do consumidor, impulsionada pelas dificuldades do comércio tradicional durante a pandemia de Covid-19, projeta um passo irreversível.
No meio de uma concorrência acirrada, o comércio eletrônico precisa passar uma sensação de confiança, caso contrário, o cliente vai para o site de uma grande empresa, que já tem uma marca mais consolidada.
Para o ganho de credibilidade, uma boa produção de conteúdo, que pode ser distribuída nas redes sociais do negócio, vai ajudar. Vale lembrar que por ser um negócio robotizado, sem uma interação natural entre vendedor e cliente, apenas a exposição do produto não é suficiente.
Pesquisas mostram que muita gente que chegou agora a esse mercado demonstra intenção de continuar comprando por meio do comércio eletrônico. Por isso, é preciso manter esse tipo de venda no radar.
Negócio sem fronteiras
Se você tem uma loja física, criar um comércio eletrônico vai ajudar a ampliar os horizontes do seu negócio. Se antes você atendia apenas um bairro ou região da cidade, com as vendas eletrônicas os seus produtos podem chegar a diversas partes do país e até mesmo no exterior. Mas para que tudo dê certo, é preciso que você faça uma boa estruturação do seu negócio, que passa por ter um estoque suficiente para atender a nova demanda e uma logística eficiente. As entregas precisam ser feitas dentro de um prazo razoável, já que a compra eletrônica costuma gerar bastante expectativa no consumidor.
Venda dia e noite
O comércio eletrônico tem a vantagem de manter a sua loja aberta 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso não é pouco. Pesquisas mostram que boa parte das compras são feitas à noite, depois do expediente de trabalho. Lembre-se que o atendimento tem de ser condizente. Nas primeiras horas do dia é preciso responder todas as dúvidas ou questões colocadas pelos clientes que madrugam nas redes. O atendimento às demandas precisa ser o mais rápido possível, o que cria confiança maior por parte do comprador.
É preciso ser enxuto
Ao contrário de uma loja física, a estrutura de uma loja virtual é mais enxuta e muitas vezes pode ser tocada de casa. Isso gera menores custos, excluindo a necessidade de se alugar um imóvel dedicado exclusivamente ao negócio, além de menores gastos com equipe e despesas fíxas de um comércio tradicional. O investimento inicial é menor, se comparado às lojas comuns, e pode ser incrementado à medida que o negócio for crescendo.
Anuncie, sempre
O comércio eletrônico também trouxe aos comerciantes a facilidade de criar campanhas de vendas sem o intermédio de uma agência, por exemplo. Hoje há uma infinidade de produtos que ajudam a expor os seus produtos na rede, por um preço acessível. Os próprios programas têm sistemas de análises de dados que vão ajudar a controlar o desempenho das suas ofertas.
O comércio eletrônico possibilita que você dê oportunidades para que os seus clientes acessem outros canais da empresa, como um site, um blog ou as redes sociais. Uma vez atualizados com conteúdo de qualidade, isso ajuda a fidelizar o cliente, além de manter um contato mais próximo com ele. Uma estrutura bem feita nesse sentido ajuda não só a dar uma visibilidade maior para os seus produtos e serviços como aumentar a credibilidade do seu negócio.
Agora que você tem uma ideia melhor do que é e-commerce e para que serve, lembre-se que antes de colocar sua loja virtual no ar, é preciso um bom planejamento. Ter toda a comunicação estruturada para que o cliente tenha a melhor experiência possível é o caminho mais curto para vendas de sucesso.