Aumente suas vendas com a fidelização de clientes
publicado por Terra Empresas
6min leitura
05 de setembro de 2022
Já parou pra pensar quanto tempo você e a sua equipe gastam para convencer uma pessoa a adquirir os seus produtos? Alguns casos costumam demandar menos tempo, já outros vários minutos.
O que as vezes nem é culpa do vendedor, mas sim de quem está comprando, que busca um preço melhor ou não exatamente aquele produto. O fato é que o sonho de todo varejista é ter muitos clientes que fazem a compra rapidamente, que já chegam sabendo o que querem. E é possível fazer isso! Como? Com a fidelização de clientes.
O que é a fidelização de clientes
Seus clientes gostam dos seus produtos? A expectativa é que a resposta seja sempre sim, não é mesmo? Quando um cliente é fiel, costuma dar preferência para uma determinada marca ou tipo de serviço, mesmo que os preços nem sejam os mais baratos. Por quê? Podem ser vários os motivos. O ponto é que cliente fiel sempre volta.
Segundo Steve Denning, autor do livro The Secret Language of Leadership, 65% do total das vendas dos negócios são dos clientes considerados fiéis. Com uma boa estratégia traçada, é possível aumentar esse número, além de ter uma ideia de quanto entrará em caixa em um determinado período.
6 motivos para investir na fidelização de clientes
A fidelização de clientes passa por várias etapas. A seguir, confira seis ótimos motivos para investir nela:
Mais economia
Convencer um cliente fiel é muito mais rápido do que um cliente novo, que precisa passar por todas as etapas de compra e convencimento. Isso gera maior fluxo em menos tempo e, consequentemente, um crescimento no caixa.
Boa vontade
As vendas nem sempre saem como o esperado, não é mesmo? Muitas vezes, produtos podem dar defeito e entregas podem atrasar, além de outras coisas que fogem do controle. O fato é que, quando um desses problemas acontecer com um cliente fiel, ele estará mais propenso a ser paciente e a dar à sua loja uma segunda oportunidade, sem maiores reclamações.
Aumento na competitividade
Não tem uma estratégia de fidelização de clientes? Pois saiba que seus concorrentes têm. Graças a essa metodologia, os clientes fiéis deles dificilmente comprarão na sua loja. Que tal inverter o jogo e garantir ótimos clientes satisfeitos, que deem preferência para os seus produtos?
Marketing de boca a boca
Cliente satisfeito é aquele que, quando tem a oportunidade, indica a sua marca para amigos. Esse é o melhor tipo de marketing, pois, além de gratuito, é altamente eficiente — indicações de amigos e familiares contam muito na hora de o cliente decidir onde comprar.
Cross selling
Cross selling (ou venda cruzada) acontece quando você oferece um produto a mais ao seu cliente e ele compra além do que havia pensado inicialmente. Essa tática pode ser usada com qualquer tipo de cliente, mas, após a fidelização, ela se torna mais fácil de ser alcançada.
Fidelidade
Com a fidelidade, você sempre terá a certeza de que se seu cliente fiel precisar de alguma coisa vai procurar primeiro a sua loja e somente depois qualquer outra opção.
Como fazer a fidelização de clientes?
A fidelização de clientes não é um bicho de sete cabeças. Existem técnicas para trabalhar essa metodologia. Confira:
Críticas e sugestões
Segundo a empresa de consultoria americana Bain & Company, 95% dos clientes que têm suas reclamações atendidas rapidamente se tornam fiéis. Então se esforce para melhorar com as críticas.
Tratamento VIP
A fidelização do cliente não é um botão no qual se clica… e pronto, ele se torna fiel. É preciso manter essa relação ativa. Para isso, dê tratamento VIP para os clientes fiéis, com promoções e outros brindes mais.
Bom tratamento
O bom tratamento não está restrito aos clientes fiéis; ele deve ser geral. Inclusive, para se fazer uma boa fidelização de clientes, é preciso, antes de tudo, ter um ótimo serviço de atendimento, que será a porta de entrada, tanto para novos clientes quanto para manter as boas relações com os antigos.
Quer conferir outras dicas para melhorar sua arrecadação? Confira nossos materiais que vão ajudá-lo(a) a aumentar vendas, criar novas oportunidades, ter uma presença digital e aprender técnicas para fidelizar clientes.