Menu Terra Blog Empresas

Conheça as histórias de sucesso de empresas que deram certo

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

09 de março de 2022

Conheça as histórias de sucesso de empresas que deram certo

Empreender sem referências pode derrubar um novo negócio. Aspectos tão distintos quanto liderança, capacidade de venda, conhecimento em planejamento e capital disponível para investimento precisam estar alinhados. Conseguir equilibrar esses pontos é uma missão difícil, e a jornada acaba sendo uma sucessão de erros e acertos que nem sempre acaba bem para o dono de pequenas empresas.

Para diminuir as chances de fracassar, é importante observar exemplos de negócios que começaram pequenos e hoje conquistaram o sucesso. Confira agora quatro casos de empresas que deram certo para se inspirar e fazer sua ideia se tornar um sucesso.

O sonho Imaginarium

Você com certeza ouviu falar ou até ganhou presentes da Imaginarium. Também é provável que você não tenha ideia de como a empresa começou no início dos anos 1990: um casal formado por uma arquiteta e um médico.

A dupla decidiu passar mais tempo com as filhas pequenas e, para isso, começou a produzir presentes de Natal em casa. Depois, os produtos começaram a ser vendidos na vizinhança. A demanda obrigou a profissionalização da produção e, em pouco tempo, os produtos foram para grandes lojas.

A marca prezava por produtos que possibilitavam momentos compartilhados, e isso foi determinante para a consolidação. Atualmente, ela é conhecida nacional e internacionalmente por se antecipar a conceitos ou tendências em eletrônicos, moda e todo o tipo de presente imaginável.

Hoje, o faturamento anual da empresa – que não está mais sob o comando da família fundadora – ultrapassou a casa dos R$ 200 milhões. Hoje são 192 lojas exclusivas, além de canais de e-commerce e 600 multimarcas.

A necessidade Magazine Luiza

A história do Magazine Luiza começou em 1957, quando Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compraram a pequena loja de presentes “A Cristaleira”. Já em Franca, no interior de São Paulo, os valores que levariam a marca ao sucesso estavam presentes na cultura organizacional da empresa.

O primeiro e decisivo passo foi o processo escolhido para trocar o nome. Com um concurso cultural na rádio da cidade, “A Cristaleira” passou a se chamar “Magazine Luiza”. Desde o princípio, a interatividade e proximidade com os clientes já era o guia para as decisões do negócio.

A loja se expandiu nas décadas seguintes pelo interior de São Paulo e, neste período, outros parentes da família capitalizaram o negócio. Assim, quase 20 anos após o início da empresa, a primeira grande loja de departamentos foi fundada, com mais de 5.000 m².

O passo seguinte foi transformar um negócio convencional em um empreendimento pioneiro. Na década de 1980, a Magazine Luiza informatizou e automatizou os processos e tornou-se a primeira empresa nacional a ter um centro de distribuição automatizado. Nos anos 1990, com a chegada de Luiza ao comando, a empresa descentralizou a tomada de decisão, possibilitou maior ascensão dos funcionários na estrutura e fundou um dos primeiros e-commerces do Brasil e do Mundo.

Atualmente, cerca de 30% dos rendimentos da Magazine Luiza são vindos do e-commerce.

A oportunidade Instastore

Uma das grandes lojas relacionadas a outros produtos ou serviços no Brasil é a Instastore. Valendo-se da popularidade e das funcionalidades do Instagram, essa ideia conseguiu obter sucesso ao aproveitar o contexto de um nicho específico: as redes sociais e o desejo por eternizar momentos.

Um empresário paulistano percebeu o crescimento da plataforma e decidiu usar as fotos publicadas ali em seu favor. A Instastore é uma loja virtual que oferece presentes personalizados com imagens retiradas diretamente da rede social. A ideia é eternizar os momentos que antes estavam fadados a se perderem em meio ao turbilhão de informações que circula pela internet.

A ideia encontrou um público grande, fiel e comprador, e o faturamento anual da loja chega a R$ 600 mil.

Na Garagem Hamburgueria Artesanal

As oportunidades que surgem pelo caminho nem sempre estão em outro negócio, marca, produto ou serviço. Às vezes, um espaço vazio é suficiente para tirar uma ideia do papel. E foi isso que aconteceu com a Na Garagem Hamburgueria Artesanal.

Em uma pequena garagem de 18 m² em Pinheiros, São Paulo, o chef de cozinha Gilson de Almeida visualizou a oportunidade que faltava para empreender. Após longos anos aprendendo com outros chefs e vários caminhos trilhados pelo mundo – Gilson chegou a trabalhar como lavador de pratos na Nova Zelândia –, o chef juntou as suas economias às de sua parceira Cristina e reformou o espaço com R$ 140 mil.

Munido de um enxuto cardápio, o negócio se tornou um sucesso e os clientes aguardam na calçada, ansiosos pelo prato. No primeiro ano, as metas propostas ao segundo ciclo do empreendimento foram batidas com apoio de consultoria financeira. Aliando o seu sonho às possibilidades, Gilson ampliou seu negócio em menos de cinco anos e, atualmente, o restaurante tem até delivery.

O que eu aprendo com isso?

Estes exemplos de empresas que deram certo mostram que criar uma possibilidade não depende necessariamente de uma oportunidade e que é possível começar pequeno e chegar no sucesso.

A Imaginarium surgiu a partir do desejo de se passar mais tempo com os filhos e, ao encontrar um mercado, expandiu suas operações e tornou-se uma grande empresa. O Magazine Luiza surgiu da necessidade da família e, com forte cultura organizacional, o sucesso foi encontrado a partir de valores consolidados e pioneirismo. A Instastore soube explorar um mercado já existente a partir de um produto inovador. Por fim, o Na Garagem  encontrou um espaço físico que despertou o instinto empreendedor.

Qual caminho você vai seguir? Compartilhe com a gente nos comentários!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também