A importância de um plano de marketing digital
publicado por Terra Empresas
6min leitura
14 de abril de 2022
Quem tem um negócio tradicional, um comércio eletrônico, ou um empreendimento com atuação em ambas as frentes, precisa implantar um plano de marketing digital para buscar os objetivos estratégicos do seu empreendimento. As ações de marketing servem justamente para isso: alcançar um objetivo de venda de um produto ou serviço ou de reforço da imagem da marca.
Como fazer um plano de marketing digital?
Para começar uma campanha um plano de marketing digital, é preciso ter um público-alvo definido e uma estratégia de veiculação, que deve levar em conta as redes sociais, blogs e sites, por exemplo. Para se alcançar um resultado robusto, o roteiro deve ter uma série de ações que vamos descrever neste artigo, de maneira resumida, para aqueles que estão começando.
De acordo com o momento em que a sua empresa está passando, inclusive financeiro, é interessante ter um analista de marketing na equipe. É ele quem vai dar o direcionamento de como fazer o plano de marketing digital, de acordo com as suas expectativas, e cuidar de toda a estratégia. O acompanhamento dos resultados também é uma de suas atribuições.
Para que se inicie uma campanha de sucesso, não tem como fugir. O primeiro passo é o planejamento das ações. Ele deve começar com uma pesquisa sobre como essa comunicação vai se desenvolver. Isso passa pela definição dos objetivos, com metas a serem alcançadas.
Há campanhas que ocorrem em torno de uma oportunidade de mercado. Por isso, é preciso agir rapidamente para não perdê-la. Captar informações sobre os seus concorrentes diretos e perceber como eles ocupam os espaços na Internet vão ajudar a sua empresa a encontrar os diferenciais necessários para que ela consiga se destacar no setor.
Nesse planejamento, a definição do público-alvo é um dos passos a serem avaliados com maior cuidado. Afinal de contas, ter na mente com quem você deseja se comunicar é um fator considerado essencial para o sucesso da campanha. Nesse caso, dá para traçar um perfil por idade, renda, escolaridade, entre outros. É você que vai avaliar os mais relevantes para o produto ou serviço oferecido.
Estratégia
Definidos o planejamento e o público-alvo, é a hora de definir as estratégias para que o seu plano de marketing digital vá adiante. Esta é uma etapa em que os esforços devem ser concentrados para a busca de um bom resultado.
Um fator importante aqui é estabelecer um objetivo geral, como por exemplo estipular uma participação de mercado que sua empresa quer alcançar. Outro ponto que pode ser buscado é o de aumentar o faturamento em 10%, por exemplo, em um intervalo de 12 meses. Você deve definir o objetivo para só então partir em busca dele.
Para alcançar esse resultado, é preciso estabelecer algumas metas, com o por exemplo a criação de um blog, para ganhar autoridade no seu setor, uma campanha nas redes sociais ou ações de e-mail marketing.
A partir daí, é preciso concentrar esforços em cada uma dessas ações e perceber quais são as que melhor se adaptam ao seu negócio.
Orçamento
Depois de tudo colocado no papel, é hora de fazer um orçamento, sobre os valores a serem investidos na campanha de marketing digital. Esta é uma hora importante, já que o orçamento precisa ser realista. Muitas vezes a estratégia é bem montada, os objetivos claros, mas falta dinheiro para fazer com que eles sejam cumpridos.
Aqui, não tem outro jeito. Se o dinheiro está curto, vale a pena fazer um plano mais modesto, mas com um foco bem definido. Por outro lado, muito dinheiro nem sempre é sinal de bom resultado. Se o plano de marketing digital não for bom, o investimento pode trazer resultados tímidos. Ou seja, é preciso equilibrar os dois lados para que não haja frustrações, principalmente nas primeiras incursões nessa área.
Feito o investimento, o foco agora deve ser voltado para o calendário da campanha e um bom monitoramento. É ele que vai permitir uma análise dos resultados, importante para esta e para as futuras campanhas.
Para chegar a esses resultados, você já percebeu que precisa de uma equipe capacitada. Existem diversos cursos que podem ajudar uma pequena empresa a alcançar os seus objetivos. Dentro do Terra Serviços, por exemplo, são mais de mil cursos online, com certificado. Vale dar uma olhada nos de publicidade e marketing. Este é um mercado que está sempre em mutação e por isso a capacitação se faz mais do que nunca essencial