Público-alvo: conhecendo os clientes para vender mais
publicado por Terra Empresas
6min leitura
24 de março de 2022
A melhor maneira para aumentar as suas vendas é conhecer bem quem são as pessoas que vão comprar em sua loja. Afinal, ao identificar com clareza qual é o público do seu negócio, será muito mais fácil definir estratégias de venda ou marketing e criar promoções, por exemplo. Mas, afinal de contas, o que é público-alvo?
O que é público-alvo?
As pessoas que se identificam com seu produto ou serviço são aquelas que têm mais chances de comprarem em sua loja. O grupo de consumidores e organizações formado por essas pessoas compartilha um perfil semelhante e se comporta de maneira parecida. Essa é a definição de público-alvo.
A definição do seu público exige que sejam feitas pesquisas para compreender como essas pessoas se comportam. Ao saber mais sobre as preferências na hora de comprar, hábitos de consumo, condições socioeconômicas (formação escolar e renda, por exemplo) e outros detalhes como principais maneiras de se informar (jornais, revistas, internet ou rádio, por exemplo), é muito mais fácil convencer esse cliente em potencial a concluir uma compra.
Quanto mais detalhado for o perfil, maior a chance de você conseguir apresentar o seu produto ou serviço como solução para o problema do cliente. Quanto menos informação você tiver sobre seus clientes, maior a chance de você oferecer um produto sem utilidade para quem nem procura por ele.
Se ainda pode ser difícil visualizar o conceito, aqui vão dois exemplos:
1) Loja de roupas para jovens mulheres
Gênero: mulheres;
Idade: 20 a 35 anos;
Formação: superior incompleto;
Renda: R$ 2 mil a R$ 3,5 mil;
Classe social: B;
Localização: região metropolitana;
Hábitos de consumo: apaixonada por moda, compra roupas quinzenalmente quando vai ao shopping, prefere comprar na loja.
2) Loja de videogames
Gênero: homens e mulheres;
Idade: 10 aos 25 anos;
Formação: estudante;
Renda: sem renda a R$ 1.500;
Classe social: B;
Localização: capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 50 mil habitantes;
Hábitos de consumo: ganha jogos de presente dos pais em datas especiais e junta dinheiro da mesada para compras sazonais.
Mas qual é a importância disso?
Já se foi o tempo em que propagandas na TV ou anúncios em jornais e revistas eram suficientes para divulgar o seu produto. O perfil do consumidor mudou ao longo dos anos e, no século XXI, há muito mais nichos e necessidades a serem explorados. Consequentemente, é necessário maior conhecimento sobre o público e muito mais esforço para se conectar a ele.
É possível que pessoas distintas queiram comprar o mesmo produto tendo em mente necessidades diferentes para ele. Um exemplo de produto que se encaixa nessa situação é o kit multimídia de um carro, que pode ser comprado por um pai de família de 50 anos ou por um homem solteiro de 50 anos.
O produto resolve questões distintas para eles (distração para os filhos vs. som potente para viajar ou curtir a noite) e a necessidade de comprá-lo surgiu em momentos diferentes (filhos vs. viagens e vida social). Ao compreender bem os dois perfis (pai vs. adulto solteiro), é muito mais fácil se conectar às necessidades de cada um deles e concluir a venda ao dialogar com o problema do consumidor.
Conhecer o público-alvo vai te ajudar a vender mais!
É possível que, até agora, você esteja vendendo seu produto para pessoas que não precisam dele e, por isso, suas vendas não crescem. Ao conhecer bem o seu público, é possível desenvolver melhores abordagens para concluir vendas, estruturar promoções que saltem aos olhos dos clientes, utilizar campanhas de marketing que serão realmente eficientes e até utilizar redes sociais para garantir presença digital.
Um dos benefícios de conhecer bem o seu público-alvo é anunciar seus produtos na internet de maneira mais eficiente. Clique no link e acesse gratuitamente o material especial do Terra Empresas com dicas para atingir esse objetivo: Como anunciar produtos na internet.