Como utilizar o Google Meu Negócio e ser bem avaliado pelo meu cliente?
publicado por Terra Empresas
6min leitura
18 de abril de 2022
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Ela possibilita que empresas e organizações gerenciem a presença online no Google, inclusive na pesquisa e no Maps. A partir da ferramenta, ficam disponíveis para o usuário as informações como localização, horário de funcionamento, produtos e serviços. O cliente também pode visualizar fotos e promoções e avaliar o negócio. Por isso, o capricho na disponibilização de informações vai ajudar a uma avaliação melhor, que é importante para causar uma boa impressão para quem chega na página pela primeira vez.
As companhias que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores, de acordo com o próprio Google.
O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes por meio da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.
Como cadastrar no Google Meu Negócio:
Por meio desse cadastro, seus clientes poderão ligar, enviar mensagens ou deixar avaliações. Mais interações significam mais negócios para você! O roteiro para o cadastro é basicamente este:
- Abra a página do Google Meu Negócio.
- No canto superior direito, clique em Gerenciar agora.
- Faça login na sua Conta do Google. Caso você ainda não tenha uma conta, crie uma.
- Insira o nome do seu negócio e clique em Próxima. Se a sua empresa for exibida no Maps, ela aparecerá em uma lista suspensa durante a inscrição. Em seguida, será possível selecionar o negócio nas sugestões que aparecem enquanto você digita. Apenas escolha a sugestão se todas as informações coincidirem.
- Insira o endereço do seu comércio e clique em Próxima. Se a localização geográfica do endereço não for encontrada, também será necessário posicionar um marcador no local da sua lola em um mapa.
- Em “Categoria de negócios”, selecione uma opção. Em seguida, clique em Próxima.
- Insira o número de telefone ou o URL do site do seu negócio. Em seguida, clique em Próxima. Se você não tiver um site, poderá criar usando as diversas opções.
- Para confirmar seu vínculo com o negócio, clique em Continuar.
- Selecione uma opção de verificação.
Como cadastrar o seu site no Google
Além de fazer o cadastro do Google Meu Negócios, que é gratuito, também é preciso fazer um bom cadastro do seu site, para que você tenha mais chances de aparecer bem ranqueado.
O primeiro para aparecer no topo das buscas é cadastrar seu site no Google, ou seja, mostrar para o buscador que você existe. A empresa tem um sistema próprio que faz a verificação dos novos sites e analisa com critérios próprios se vai fazer a indexação do endereço.
É um processo que pode ser demorado, justamente pela quantidade de endereços que são criados diariamente.
Por isso, um atalho para isso é que você mesmo dê um sinal de vida e faça a indexação manualmente. Isso pode ser feito por meio da própria página do Google, neste endereço.
Nesse formulário você pode enviar, além da URL, um comentário, com a descrição do conteúdo do seu site.
Porém, o próprio Google descreve que nem todas as URLs enviadas para serem catalogadas serão indexadas e que não há previsão temporal ou garantia “sobre quando ou se elas irão aparecer”. Ainda assim, fazer a indexação manual é vista por especialistas como o primeiro passo a ser dado.
Invista em SEO
Outra forma para aparecer bem ranqueado é com a utilização de técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Mas afinal, o que é isso? É um conjunto de estratégias que potencializam e melhoram o posicionamento orgânico, ou seja, não pago, de um site nos sites de buscas.
Para isso, é preciso levar em conta uma boa palavra chave que resuma o seu blog, site ou e-commerce. Ou seja, quando essa palavra for buscada no Google, as chances de quem está procurando por uma empresa ou serviço ser direcionada para o seu negócio aumenta. O uso de imagens, títulos e links amigáveis também colabora para melhores resultados.
Mas antes de chegar nessa fase, de cadastrar o seu site no Google, é preciso lembrar que o buscador também leva em conta, de maneira decisiva para um bom ranqueamento, os bons conteúdos.
Por isso, o site deve ter um conteúdo relevante, dentro do seu ramo de atuação, de preferência exclusivo, ou seja, se diferenciando da concorrência. O tamanho do conteúdo também é importante.
Como o Google procura textos mais completos, que ajudam a esclarecer as dúvidas dos leitores, acredita-se que, em média, páginas com cerca de 2,5 mil palavras aparecem com um ranqueamento melhor. Ainda que esta não seja uma regra absoluta.