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10 dicas de canais de venda para a sua empresa

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

14 de abril de 2022

10 dicas de canais de venda para a sua empresa

Na hora de traçar a estratégia de venda de um produto ou serviço, sempre fica a dúvida: quais os melhores canais de venda da Internet? Não existe uma resposta pronta, mas é preciso avaliar o momento do seu negócio, a disponibilidade de produtos e a estrutura que você tem para fazer um atendimento que aproxime o consumidor do seu negócio.

Os canais de venda são os meios usados para uma empresa levar os seus produtos ou serviços até o consumidor e assim fechar o negócio. Hoje há boas oportunidades tanto no mundo virtual, como em pontos físicos. Até pelo momento que vivemos atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, houve uma expansão dos negócios online e a previsão é de que ela se intensifique nos próximos anos.

Vamos listar aqui algumas possibilidades para que você possa atuar em mais de uma frente, sempre levando em conta a estrutura e o momento vivido pela sua empresa. Assim, você poderá escolher os canais de venda mais adequados para o seu negócio

Canais de venda

1) E-commerce

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um dos principais aliados das empresas, que conseguem apresentar o seu produto ou serviços para um grupo maior de pessoas. Uma boa loja virtual precisa investir em uma comunicação que consiga ser notada em meio a tantas opções. Trabalhar com nichos de público pode ser um bom começo. Ter um ambiente seguro e bom atendimento é o caminho mais curto para alcançar e fidelizar os clientes.

2) Email marketing

Trabalhar com e-mail marketing costuma trazer bons resultados desde que seja montada uma estratégia com diferentes ciclos de abordagem, com o objetivo final de fazer com que eles passem a consumir produtos da sua marca ou os seus serviços. É uma comunicação feita em etapas. Pode ter como aliados ligações telefônicas, envios de SMS, chats e mensagens por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Está entre os canais de venda mais importantes para um negócio.

3) Marketplace

É um modelo de negócio que ganhou força nos últimos anos. Trata-se de uma loja virtual, em que uma plataforma, normalmente mais conhecida e estabelecida no mercado, passa a oferecer os produtos de diversas empresas para a venda, ficando com uma comissão a ser negociada. Entre as maiores vantagens está a visibilidade que ela proporciona, já que normalmente são acessadas por milhares de usuários. O marketplace também arca com os custos de publicidade e marketing. 

4) Telemarketing

O telemarketing ou televendas é outro canal para se chegar até o consumidor. Com as novas tecnologias, o telemarketing ativo, em que a empresa liga para o consumidor com uma oferta, tem caído em desuso, já que boa parte dos consumidores a considera invasiva. Neste caso, é preciso uma estratégia pontual, com uma abordagem de convencimento, para que possa trazer resultados. O telemarketing passivo, em que o cliente liga para o seu negócio, costuma ser mais eficiente, já que parte do desejo do próprio consumidor. É mais uma opção para ele.

5) Franquias

Nas franquias, o franqueado utiliza uma estrutura e um modelo de negócio já estabelecidos para vender os seus produtos. É um modelo mais engessado, em que é preciso seguir uma série de regras. Por outro lado, normalmente se trabalha com uma marca mais consolidada e não é preciso começar do zero, com ganhos em visibilidade.

6) Google Ads

Trata-se de uma ferramenta de anúncios oferecida pelo Google, que permite que os produtos façam parte de uma série de estratégias de publicidade. São duas formas de anunciar. Por meio da pesquisa, em que o seu produto ou serviço aparecerá bem ranqueado quando uma pessoa procurar por meio de palavras-chave pré-estabelecidas e carrosséis com anúncios dos produtos em páginas com um grande número de visualizações.

7) Redes sociais

As redes sociais podem ser integradas com as lojas online e costumam trazer bons resultados. Facebook e Instagram, por exemplo, contam com ferramentas diretas de compra. É uma forma de chegar ao consumidor de forma direta e contribuiu para a exposição do negócio, a comunicação com o cliente, e criar personalidade à sua marca.

8) Ponto de venda

O ponto de venda físico, apesar das dificuldades atuais por conta do isolamento social, também deve ser levado em conta. É o local em que as pessoas podem ter uma experiência mais direta com o produto. Aqui, um bom atendimento presencial é a chave para fidelizar o cliente.

9) Venda direta

A venda direta, em que o vendedor vai até a casa do consumidor, é uma das mais antigas, mas que traz bons resultados, desde que feita com uma estratégia efetiva. Normalmente, quem compra por esse tipo de serviço costuma ser mais fiel. Um bom vendedor, com uma carteira de clientes adquirida ao longo do tempo, faz toda a diferença.

10) Venda por afiliados

Os afiliados distribuem links de venda e assim fazem publicidade para a marca. Nesse caso você paga uma comissão, caso a venda seja feita por meio de um link distribuído pelo afiliado. É uma forma interessante para atingir alguns nichos de negócio.

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