10 erros que podem atrapalhar as suas vendas online
publicado por Terra Empresas
6min leitura
14 de abril de 2022
Se você era resistente ás vendas online, é possível que tenha sido atropelado pela realidade que a crise sanitária do coronavírus impôs ao mundo. Quem já entrou ou está prestes a aderir ao comércio eletrônico já tem a sua estratégia encaminhada. Leu bastante, procurou exemplos sobre casos de sucesso e busca implantar um negócio de sucesso.
Dizem que é melhor aprender com os erros dos outros do que com os próprios. Inclusive, é considerado mais barato. Por isso, vamos listar aqui 10 erros que podem ser evitados para que as suas vendas online aconteçam de acordo com as suas expectativas, que aposto, são altas.
O que evitar nas vendas online?
1) Plataforma ruim
Estudos mostra que uma navegação ruim afasta o cliente de qualquer negócio. Os sites de venda devem ter uma navegação simples e com páginas que carreguem rapidamente. Caso contrário, é possível que o seu futuro cliente acabe no site do seu concorrente.
2) Preço alto
No comércio online a pesquisa de preços está na ponta do dedo. Em questão de segundos é possível pesquisar o preço em dezenas de lojas. Por isso, para as vendas online, o preço precisa ser bastante competitivo, assim como a diversidade e a exclusividade do seu produto. Caso contrário, o encalhe é quase certo.
3) Segurança em risco
Em uma plataforma online, os cuidados com a segurança são mais que necessários. Uma página suspeita vai afastar clientes. E importante ter um certificado SSL, que pode ser reconhecido pelo cadeado na barra de navegação. Com ele, os dados são criptografados entre o servidor e o usuário, proporcionando segurança à transação.
4) Processo longo
Para finalizar a compra, um processo rápido vai ajudar. Processos muito longos, cheio de fases, costumam irritar o cliente. Três ou quatro passos para a finalização da compra são mais do que suficientes e estão entre as boas práticas para as vendas online.
5) Atendimento ruim
Não há nada que irrite mais um cliente do que ele ter um problema na sua compra e não conseguir falar com ninguém. A primeira coisa que ele vai tentar é o telefone. Se não encontrar vai pelo formulário ou pelo email. Nesse setor, uma demora na resposta vai deixar o comprador ainda mais irritado. Os problemas precisam ser resolvidos rapidamente. Caso contrário, a reclamação pode se tornar pública e colocar a reputação da sua empresa em risco.
6) Cadastro obrigatório
Não é tão comum, mas algumas empresas exigem que haja um cadastro antes mesmo da compra. Isso faz com que muitos clientes desistam, já que não querem criar vínculo antes de tomar uma decisão de compra. Excesso de publicidade também costuma afastar quem visita a página.
7) Frete caro
Outro fator que inibe a compra é um frete caro, acima do praticado no mercado. Há diversas experiências em que o preço do produto é competitivo, mas o frete afasta o cliente. Ter um bom sistema de logística é essencial para boas vendas online.
8) Forma única de pagamento
Uma boa loja virtual deve oferecer diversas formas de pagamento, inclusive com a possibilidade do parcelamento das compras, sempre que possível. Vale lembrar que no Brasil, ainda é expressivo o número de pessoas que não possuem conta em banco ou cartão de crédito. Por isso, não desconsidere os boletos.
9) Falta de informações
Para todos os produtos que você oferece online, é preciso que as informações sobre eles sejam as mais claras possíveis. Isso vai evitar aborrecimentos futuros. As fotos devem ser de boa qualidade, em diversos ângulos, e a descrição a mais fiel possível. Não há constrangimento maior para um cliente do que a sensação de ter sido enganado.
10) Esquecer do marketing
Anda há quem acredite que para vender online é preciso apenas estar na rede. Mais do que isso, é preciso investir na divulgação do seu produto, seja por meio de anúncios, de um site ou um blog. Par isso é preciso investir no conteúdo e se aproximar do cliente. A interação nas redes sociais ajuda a fidelizar os compradores. Ao criar sua loja virtual , faça também uma página do seu negócio no Facebook e Instagram e divulgue seus produtos com frequência definida. Grupos no WatsApp, com a permissão do cliente, também podem ser interessantes para os lançamentos, por exemplo.
Você tem dúvidas sobre como anunciar seus produtos na Internet? A gente pode te ajudar!