Quais são os principais desafios para um e-commerce?
publicado por Terra Empresas
6min leitura
13 de junho de 2022
Ter uma loja virtual soa como um problema para muitos empreendedores: é preciso estudar, contratar parceiros e tirar a ideia do papel. no caminho, é preciso estar atento e saber superar diversos obstáculos, como criar um site, desenvolver uma logística para o envio de produtos, saber divulgar, onde divulgar… Este texto buscará prepara-lo para os principais desafios para um e-commerce! Confira.
Principais desafios para um e-commerce
A presença online ajuda a criar oportunidades de conquistar novos clientes, diminuindo custos e aumentando a visibilidade da marca. Uma prova disso: segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil atingiu a impressionante marca de R$ 59,9 bilhões em faturamento com lojas virtuais no último ano. Para você aproveitar esse mercado — que está aquecido —, confira a seguir os principais desafios para um e-commerce.
Marketing digital
São raríssimos os casos de lojas virtuais que foram criadas e simplesmente deram certo sem esforço algum. No mundo atual, diante de tanta concorrência, apenas criar uma loja pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.
É importante que exista um investimento no marketing digital, mas não se esqueça que as práticas devem ser bem pensadas, considerando todas as variáveis do seu negócio, como: público-alvo, área de atuação e todo o direcionamento para captar novos clientes.
Vale ressaltar que o mercado de marketing digital trabalha com testes feitos para conseguir o melhor direcionamento possível para os seus conteúdos, de modo que você possa fazer campanhas separadas para públicos-alvo diferentes. Se você trabalha com eletrodomésticos, por exemplo, e tem na sua lista pessoas que moram em uma cidade mais quente, você pode direcionar uma campanha para ar-condicionado e ventiladores em dias mais quentes do ano — durante o verão, por exemplo — e conseguir lucrar mais.
Equipe
As estratégias de marketing citadas anteriormente te assustaram? Fique calmo! Um dos principais desafios para um e-commerce é contratar uma equipe de qualidade ou executar tudo sozinho, aprendendo com conteúdos na internet.
Se não houver orçamento para contratar o serviço especializado, invista algumas horas da sua rotina para aprender um pouco sobre o funcionamento das redes sociais. O Terra Empresas pode te ajudar com dicas sobre marketing digital.
Reter leads
Qual é mais fácil: tentar convencer uma pessoa que já comprou na sua loja a comprar de novo ou tentar mostrar para um cliente novo que seu produto deve ser consumido? A primeira opção é mais fácil e também mais barata, e isso também vale para lojas virtuais.
Como desafios para um e-commerce, aprenda a reter melhor os seus possíveis clientes — ou leads. Descontos por fidelidade e clubes de clientes são boas opções.
Mobile
Você já comprou algo online, certo? Foi pelo computador ou pelo celular? Você pode até não saber, mas, cada vez mais, consumidores estão finalizando compras em aparelhos como tablets e celulares. Para abraçar esse público que está em ascensão, é importante que o seu e-commerce seja responsivo, ou seja, ele seja funcional em diversas telas: computador, tablets e celulares.
Segurança
Quais as chances de uma compra ser feita sabendo que o site não é seguro? Um dos desafios mais complexos para um e-commerce é trabalhar a segurança do seu site, com certificados digitais de segurança e métodos seguros de pagamento.
Logística
Evite que atrasos na entrega, problemas na hora de trocar os produtos ou mercadorias estragadas possam estragar a experiência do seu cliente com seus produtos. Esses três quesitos pesam muito para os seus clientes na hora que eles forem comentar sobre a sua marca nas redes sociais.
Plataforma
Boa parte das pessoas que estão pensando sobre os desafios para um e-commerce não tem a mínima noção de como construir um site. Se esse é o seu caso, esteja atento em qual das plataformas atendem melhor os seus planos.
É importante que o construtor de site ajude no ranqueamento, tornando o site fácil de ser localizado pelos buscadores, como o Google. É também determinante que eles sejam rápidos de serem carregados nos navegadores — em até 3 segundos. Sites que demoram para serem exibidos tendem a ser descartados e aí você pode perder muitas vendas.
Entendeu quais são os desafios para um e-commerce funcionar? Saiba mais sobre construtores de site, hospedagem e lojas virtuais.