Vendas no Natal e fim de ano: como aproveitar essas datas?
publicado por Terra Empresas
12min leitura
18 de abril de 2022
O mês de dezembro é sempre um dos melhores para pequenos e grandes empreendedores. As vendas no Natal e fim de ano costumam dar uma boa aquecida na economia do país e ajudam a dar uma visão ampla de como está o mercado.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a empresa especialista em pesquisa de mercado Offer Wise, as estimativas de vendas no período para 2021 têm um lucro previsto de R$ 68,4 bilhões para o varejo.
Não se assuste com os números, o que importa é você criar suas estratégias de vendas e se preparar para vender dentro das expectativas do seu negócio. É importante se antecipar, planejar e visualizar suas possibilidades para aproveitar bem a data e alcançar o faturamento desejado.
Separamos algumas estratégias para você aproveitar melhor as vendas de Natal e fim de ano. Em resumo, veja o que este artigo traz para você:
- Por que as vendas de Natal são boas?
- Qual o melhor produto para vender no fim do ano?
- Como vender mais em dezembro?
- Como se preparar para as vendas de Natal?
Por que as vendas no Natal são boas?
Quem ganha mais também gasta mais. Com o 13º no bolso, o brasileiro costuma usar o mês de dezembro para fazer as compras do fim de ano, como eletrodomésticos, celulares e utensílios de casa mais caros. No entanto, não são somente as coisas caras que aumentam as vendas.
É importante lembrar que o final do ano conta com duas grandes festas: Natal e Réveillon. Com a pandemia caminhando para o fim, a esperança volta a brotar no coração das pessoas e esse será um momento de celebrar a vida e planejar o futuro no próximo ano.
Além disso, esse período também é marcado por outros tipos de confraternizações, como:
- Festas das empresas;
- Formaturas;
- Viagens.
Tendo isso em vista, você pode pensar em produtos diversos que sejam úteis e com custo-benefício acessível.
Tanto o Natal quanto o fim de ano deixam as pessoas mais sensíveis, generosas e alegres. É a época de confraternizar e presentear, por isso, a tendência é que todos os negócios tenham sucesso nas vendas do período, mas, é preciso se preparar e montar boas estratégias.
A concorrência é grande e sairá à frente quem souber aproveitar as oportunidades e explorar, sobretudo, o ambiente online.
Marcar presença digital pode ajudar seus clientes a encontrar você com mais facilidade nesse fim de ano e conferir suas ofertas, sem que precisem sair de casa.
Qual o melhor produto para vender no fim do ano?
Essas duas festividades dão espaço para que todos os empreendedores possam expor os seus produtos. A lista é grande e abre espaço para todos os tipos de negócios.
Além de eletrodomésticos, celulares e utensílios, muitas outras opções podem estimular as vendas no Natal, como:
- Roupas para as festas;
- Presentes de amigo oculto;
- Um agrado para si mesmo;
- Quadros e placas decorativas;
- Brinquedos para crianças;
- Cestas de Natal;
- Enfeites natalinos;
- Roupas para bebês e crianças;
- Calçados.
A definição do melhor produto para as vendas do fim do ano depende do seu negócio e dos recursos que você tem disponível, tanto em estoque quanto em estrutura.
Se você optar, por exemplo, pelas vendas presenciais e online, pense em como será o atendimento nas lojas física e virtual.
Como vender mais em dezembro?
Esse é um mês promissor para o comércio varejista devido à tradição e festividades do Natal e Ano Novo. O que já era bom ficou ainda melhor a partir de 2010, quando a Black Friday chegou ao Brasil, acontecendo na última sexta-feira do mês de novembro.
Com isso, as ofertas e promoções dessa data acabam se estendendo para todo o mês de dezembro, com divulgação de novidades e oportunidades imperdíveis para o Natal e fim de ano. Entretanto, sabemos que o sucesso de vendas depende de um bom planejamento.
Para conquistar a preferência do seu público e vender mais, você precisa:
- Criar ou rever suas estratégias de marketing e vendas;
- Se preparar para oferecer uma experiência de compras a seus clientes;
- Dar dicas de produtos e presentes;
- Garantir que seu comércio esteja conectado;
- Apresentar as vantagens de comprar na sua loja;
- Divulgar seu negócio.
Como se preparar para as vendas de Natal?
Com o objetivo de expandir as vendas de Natal e fim de ano, muitos empreendedores aproveitam o mês de dezembro para aumentar a lucratividade.
Se você está pensando na melhor forma para planejar as suas vendas de dezembro, confira algumas dicas:
1. Faça promoções
Quer uma dica melhor do que essa? Quem não gosta de uma boa promoção? Lembre-se que, principalmente nas vendas de Natal e fim de ano, a concorrência estará altíssima.
Por isso, é importante que o seu produto tenha um preço acessível e, se possível, com aquele desconto para atrair mais clientes que estão de olho nos preços.
Não deixe de fazer aquela divulgação dos seus produtos nas redes sociais, usando suas ofertas para chamar a atenção do cliente e fazer com que ele deseje visitar sua loja.
2. Monte kits para presente
Os clientes precisam ver vantagens de comprar com você e não do seu concorrente. Portanto, os kits de Natal podem ser uma boa estratégia de vendas.
Muitas pessoas gostam de dar presentes para familiares e amigos, por isso, capriche na ideia de produtos similares reunidos em uma embalagem bem bonita.
Use o marketing sensorial que é uma estratégia de exploração dos diferentes sentidos, como tato, olfato, visão, paladar e audição.
Nesse caso, uma embalagem personalizada não só intensifica o desejo de compra, como causa uma excelente impressão do seu negócio. Afinal, o que os olhos veem, o coração sente, pois estamos falando de uma das épocas mais sensíveis do ano.
3. Contrate mão de obra temporária
Se o seu empreendimento tiver suporte para aumentar o volume de vendas, a contratação temporária de alguns colaboradores para ajudar nas vendas pode ser interessante.
Afinal, contar com apoio no caixa ou no atendimento possibilita que você se dedique a outras tarefas.
4. Treine o time de vendas
O aumento no número de clientes pode exigir diferentes abordagens dos vendedores. Para não ter problemas, capacite a sua equipe em treinamentos, mesmo se eles forem temporários.
Essa estratégia ajuda a melhorar o desempenho das vendas durante o período de alta demanda e é uma ótima oportunidade para ensinar novas habilidades ao seu time.
5. Crie uma loja virtual
Cada vez mais as pessoas estão comprando online, logo, se você não tem uma loja virtual, ainda dá tempo de criar essa estratégia para impulsionar as suas vendas no Natal. Um levantamento feito pela plataforma de pesquisa NZN Intelligence aponta que 74% dos consumidores brasileiros já preferem as compras online.
Só aí já dá para ver que ficar de fora da internet nas festividades do fim de ano pode reduzir suas chances de vendas. Com uma loja virtual você pode divulgar todos os seus produtos em uma verdadeira vitrine online e oferecer promoções imbatíveis.
Ter uma loja online aumenta suas chances de ser encontrado pelo seu público em pesquisas em um buscador como o Google. Com bons produtos, preços competitivos e promoções natalinas, você pode bombar nas vendas de Natal pela internet.
A loja virtual traz vantagens que você pode não ter com um espaço físico, como:
- Funcionamento 24 horas;
- Conexão direta com as redes sociais;
- Apresentação dos produtos em uma mesma tela;
- Facilidade no controle de estoque;
- Integração com meios de pagamento;
- Suporte para criação de um espaço personalizado e a cara do seu negócio.
Sem contar que o WhatsApp para negócios é um recurso cada vez mais utilizado para vendas.
Na Loja Virtual do Terra Empresas, por exemplo, você consegue conexão direta do seu site com o aplicativo, o que facilita o contato e comunicação com a sua clientela.
Ofereça diferentes formas de pagamento
Seu negócio está preparado para todos os tipos de clientes? Há inúmeros métodos de pagamento disponíveis:
- Parcelado em 12x;
- Débito;
- No dinheiro;
- Boleto;
- Cartões da própria loja;
- PIX;
- PayPal.
É importante que o seu negócio esteja apto a receber pagamentos dos mais diversos tipos possíveis. Contudo, oferecer alternativas e facilidades de pagamento para os clientes é essencial para quem quer ter sucesso nas vendas de final do ano.
Seja na loja física ou virtual, dentro das possibilidades de cada formato, não perca o cliente porque você não dispõe de diferentes meios de recebimento.
Portanto, além da qualidade dos produtos e bons preços, planeje bem o atendimento para gerar satisfação nos clientes. Esse aspecto está, justamente, na facilidade de pagamento.
Conclusão
Você percebeu como é mais fácil divulgar produtos e fazer promoções de vendas? Portanto, com as estratégias certas e integração de recursos como redes sociais e loja virtual, o acesso aos clientes é facilitado, o que favorece seu negócio e suas vendas no Natal.
Com isso em mente, chegou a hora de colocar suas ideias em prática e mostrar todo o potencial de lucratividade do seu negócio! Ainda com dúvidas sobre vendas? Então, confira 5 ótimas dicas para aumentar as vendas no varejo.
Então, ótimas vendas e boas festas!