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Como contratar: 4 passos para não errar ao aumentar a equipe

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

05 de abril de 2022

Como contratar: 4 passos para não errar ao aumentar a equipe

Um dos grandes desafios do pequeno empresário é manter a produtividade alta sem aumentar a equipe de funcionários. Entretanto, o momento de contar com mais pessoas no seu time vai chegar inevitavelmente e, nesta hora, é bom saber como contratar. Confira estas dicas e não erre na escolha!

 

Como contratar: primeiros passos antes de tomar uma decisão  

Antes de contratar um funcionário, é determinante avaliar a real necessidade de aumentar a sua equipe. Estes são sinais que podem indicar que este momento finalmente chegou:

  • O atendimento virou a principal queixa em sua loja;
  • Você não consegue atender a todos os clientes e começou a recusar trabalhos;
  • As metas não são mais batidas;
  • O ambiente de trabalho tornou-se estressante;
  • Horas extras estão se acumulando.

 

1) Que tipo de ajuda eu preciso?

Antes de escolher o perfil de pessoa que você precisa ao seu lado, é determinante saber o que você precisa que seja feito. O perfil do profissional muda de acordo com a tarefa que ele vai executar e você não quer começar o processo de escolha com um erro. Liste tarefas a serem executadas, conhecimentos necessários e comportamentos que vão ajudar o seu novo funcionário a atingir os objetivos.  

 

2) Não se empolgue com o currículo

O currículo é a primeira informação sobre o candidato que você tem em mãos, mas ele não precisa ser a mais importante. Para além dos conhecimentos com vendas ou planilhas, cursos e diplomas, a pessoa que vai trabalhar com você precisa ser dinâmica, proativa, concentrada, extrovertida ou burocrática? Conhecer o comportamento das pessoas é fundamental antes de concluir uma contratação.

Invista tempo para entrevistas feitas pessoalmente. Isso vai ajudar a conhecer os candidatos e evita um erro de julgamento com base em currículos. 

 

3) Qual processo de seleção é mais adequado?

O processo para descobrir como contratar um funcionário pode até ser intuitivo de certa forma, mas essa não é a melhor maneira de escolher novos colaboradores. Há métodos mais eficientes para selecionar candidatos do que levar em conta a afinidade com os candidatos.

Provas escritas, testes práticos, dinâmicas coletivas ou entrevistas individuais atendem a diferentes propósitos. Saiba o que você procura para escolher a melhor maneira de saber se o candidato está preparado para trabalhar com você.

 

Se você precisa de ajuda para encontrar as melhores maneiras de entrevistar e testar candidatos, consulte o site do Sebrae. Há cursos on-line gratuitos que podem te ajudar! 

 

4) Esteja preparado para as entrevistas

Conduzir uma entrevista pode ser mais difícil do que parece. Mesmo com testes prévios e currículo em mãos, o momento em que você vai conversar com o candidato é definitivo para que você realmente o conheça. Então, siga esses passos para evitar que a entrevista seja apenas uma hora perdida no seu dia:

  • Faça perguntas que ajudem a entender como o candidato pensa;
  • Tenha em mãos uma lista de pontos que não podem ficar de fora da conversa;
  • Procure saber quais são os pontos fortes e dificuldades do candidato;
  • Colete referências sobre as últimas oportunidades de trabalho.

 

Invista tempo para acertar na contratação!

O ponto decisivo para aprender como contratar um novo funcionário é o tempo investido para a tarefa. Não se apresse em tomar conclusões precipitadas a partir de informações do currículo e priorize os sinais dados pelo candidato em entrevistas, dinâmicas ou provas.

Acertar na contratação de um novo funcionário pode ser a mudança que o seu negócio precisa para crescer. Se você precisa de mais informações além de como contratar, confira as 6 etapas para a gestão do pequeno negócio.

 

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