Fotos para Instagram: veja como tirar boas fotos e bombar suas vendas
publicado por Terra Empresas
12min leitura
05 de maio de 2022
Se você tem um negócio virtual ou físico, as redes sociais são importantes para aumentar as vendas, e as fotos para Instagram podem ajudar muito nesse sentido. No entanto, nem sempre o título de “bom fotógrafo” faz parte da lista de habilidades de um empreendedor.
Caso você se identifique com essa afirmação, não se preocupe. Pois é possível, com algumas estratégias e técnicas simples, tirar fotos de qualidade e ver crescer o algoritmo de visualizações e curtidas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, especialista em pesquisa de mercado online, em fevereiro de 2022, 82% dos usuários afirmaram seguir marcas no Instagram.
O mesmo estudo aponta que dentre os usuários, 92% acessam a rede pelo menos uma vez por dia. Porém, 53% entram várias vezes ao dia, o que pode abrir a chance de engajamento por meio das fotos e imagens postadas.
Sendo assim, trazemos dicas de como acertar nas postagem de fotos para Instagram e aumentar as chances de atrair e reter mais clientes, bem como aumentar suas vendas na rede. A seguir, você confere:
- Por que é importante ter fotos boas?
- O que é e como fazer boas fotos?
- Como fazer fotos sem uma câmera profissional?
- O que escolher para ser postado no Instagram?
Por que é importante ter fotos boas para o Instagram?
A psicologia das cores busca entender a influência das cores no comportamento humano. E, no caso das marcas, na decisão de compras. Logo, não é difícil associar esse estudo às imagens postadas em uma rede altamente visual como o Instagram.
É claro que um cliente não compra apenas porque viu uma foto bonita, mas pela composição que chama a atenção. Assim, ele se deterá na imagem e na legenda, com grande chance de migrar para a loja.
Com tantos perfis comerciais, a concorrência é grande e, para sobressair, é preciso pensar em postagens diferenciadas. Por isso, são essenciais aspectos como:
- Qualidade;
- Ângulo;
- Luminosidade;
- Cenário bem estruturado.
Ao anunciar no Instagram, é importante pensar em todos os perfis de público e como eles verão a sua marca.
Como é uma rede que prioriza as imagens para chamar a atenção, ao “bater o olho”, o potencial cliente precisa ter um impacto positivo para desejar navegar na sua página.
Como fazer boas fotos para Instagram?
Você não precisa ser um fotógrafo profissional ou contratar alguém especialista para fazer boas fotos. Com alguns passos, é possível garantir imagens para Instagram dignas de estúdio.
Dicas simples evitam problemas técnicos, como a contraluz, que pode deixar suas fotos escuras, com sombras ou reflexos indesejados. Então, vamos lá?
Monte um cenário com a cara do seu negócio
A escolha do cenário é fundamental para o sucesso de suas imagens no Instagram. Afinal, você está mostrando seus produtos ou serviços e é bom deixar claro que todo o processo é bem profissional.
É recomendável cenários neutros, com poucas ou uma única cor, sem itens desnecessários ou que despertem dúvidas em quem vai ver a foto.
Se você vende tecidos, costura roupas ou faz quitutes para festas, por exemplo, evite que os bastidores do processo apareçam.
Garanta ambiente limpo, com produtos em perfeito estado sendo expostos aos clientes.
Lembre-se que o zoom diminui a qualidade das fotos, e o processamento do Instagram pode deixar sua imagem ainda pior.
Portanto, utilize a maior resolução disponível ao acessar as configurações da câmera, evite tirar fotos com zoom e prefira se aproximar dos objetos fotografados.
Se você se empolgar em fotografar, invista na construção de um pequeno estúdio no estilo “faça você mesmo”. Há tutoriais que ensinam a utilizar caixas, isopor ou cartolinas e lâmpadas baratinhas para iluminação.
Por fim, lembre-se que é bom manter um padrão em sua galeria de fotos. Para isso, pense em uma identidade visual:
- Escolha ângulos preferenciais e enquadramentos — use a grade do celular para ajudar a visualizar;
- Pense em uma maneira eficiente para expor seu produto ou serviço;
- Sua identidade precisa estar alinhada ao conteúdo das fotos e ao serviço ou produto vendido.
Cuide da iluminação
Todo mundo já tentou tirar uma foto da lua e se frustrou. Além das limitações da câmera do celular, o que contribui para ela parecer com uma bolinha, é a iluminação. E, mesmo sem saber, você pode sofrer com o mesmo problema nas fotos da sua marca.
A primeira dica para superar esse desafio é: utilize o máximo de luz natural possível.
Em segundo, evite a contraluz ao posicionar um objeto ou uma pessoa na direção contrária a entrada da luz no ambiente. Por exemplo, se a claridade entra por uma janela, tente posicionar o objeto na parede em frente à entrada dessa luminosidade.
Lembre-se de evitar sombras ou reflexos alterando o ângulo em que a câmera aponta — de cima para baixo ou de baixo para cima. Elas podem esconder detalhes, expressões do rosto ou até impedir a visualização da imagem com clareza.
A luz do sol deixa as fotos mais nítidas e com detalhes mais definidos. Então, para aproveitá-la melhor, tente fazer as suas fotos em localizações próximas das janelas e controle a quantidade de luz com o uso de cortinas.
Depois que você aprender a usar a claridade do sol, é possível evoluir para o uso de fontes artificiais de luz. Um abajur, lâmpada ou lanterna podem equilibrar a quantidade de luminosidade em sua foto.
Use filtros e funções do app para editar suas fotos
Agora que você já sabe captar a melhor foto, vai aprender a editar uma imagem. Afinal, é possível que o resultado ainda não esteja do seu agrado.
O Instagram fornece vários filtros gratuitos e, para saber qual se adapta melhor ao seu objetivo, é bom testar cada um deles.
No entanto, sempre compare as fotos com e sem filtro. Ou seja:
- Escolha a opção que melhor atenda a seus objetivos;
- Determine a intensidade do efeito;
- Compare com a foto anterior. A foto original pode te surpreender!
Se nenhum filtro te agradou, ainda é possível ajustar manualmente:
- Brilho;
- Contraste;
- Destaques;
- Nitidez;
- Sombras;
- Temperatura;
- Saturação;
- Entre outros detalhes.
Então, explore essas funções!
Use aplicativos de edição
Se nada até aqui foi o suficiente, calma. Você ainda pode usar os aplicativos gratuitos para Android ou iOs.
Vamos apresentar agora duas boas opções para você aprender a usar:
Afterlight
O Afterlight é um app gratuito com funções similares às do Instagram. Com design e funcionamento simples, a plataforma já foi baixada mais de 5 milhões de vezes.
Como deu para perceber, o aplicativo é um dos preferidos para quem usa o Instagram frequentemente. Suas principais funções são:
- Ferramentas de corte;
- Ajuste de brilho;
- Contrastes;
- Rotação;
- 70 filtros de luz;
- Edição em camadas como em editores profissionais.
Disponível para Android e iOS.
VSCO
O VSCO é uma unanimidade para quem quer arrasar no Instagram. Com mais de 50 milhões de downloads, traz uma interface intuitiva e funções parecidas com as redes sociais.
O app não salva as fotos diretamente em sua biblioteca. Para utilizá-lo, é preciso importar as imagens para a galeria do aplicativo, editar e depois postar.
As principais funções são:
- Filtros com alta definição;
- Edições que não diminuem a qualidade da imagem;
- Ajuste de sombras, foco e tonalidade;
- Possibilidade de retomar a edição da foto e desfazer alterações.
Disponível para Android e iOS.
Como fazer fotos para Instagram sem uma câmera profissional?
Se você tiver um smartphone com uma boa câmera, não vai precisar investir em uma câmera profissional. Com os recursos internos do Instagram e os aplicativos de edição, você terá imagens com alta qualidade.
Use e abuse dos recursos de um smartphone na hora de tirar as fotos. Ou seja, cuide da luminosidade, resolução e ângulos como se estivesse utilizando uma câmera profissional.
É certeza de que suas fotos ficarão incríveis!
Como escolher as fotos que serão postadas no Instagram?
Quem tem um perfil pessoal no Instagram pode postar fotos aleatórias que fazem ou não sentido para quem vê.
Já um perfil comercial é uma vitrine de shopping virtual, no qual as pessoas que vão “passar” irão conferir os produtos.
Com isso, a escolha das fotos postadas é um passo de extrema importância. Pois, elas representam a marca, os produtos e suas metas de vendas. Em outras palavras, as imagens que vão compor seu portfólio devem traduzir a essência da loja.
Em datas sazonais, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Halloween e Natal, por exemplo, faça campanhas personalizadas e temáticas.
Ainda que seus produtos não estejam, necessariamente, ligados à data — entrar no clima pode ajudar a chamar a atenção dos clientes.
O que postar nos Stories para chamar atenção?
Os stories são a menina dos olhos do Instagram. Tanto vídeos quanto fotos podem ser usados e costumam gerar mais visualizações do que é postado no feed.
Isso acontece porque ao abrir o app, o usuário não precisa pesquisar um perfil para conferir as novidades. Os stories aparecem logo no alto.
Portanto, seja estratégico e apresente neste recurso o que há de novo e mais relevante do seu negócio. Busque alternar entre fotos e vídeos para ser mais atrativo.
Quantos likes essa foto merece? É isso que você precisa pensar sobre todas as imagens para Instagram que irão para o feed ou stories.
Tirar boas fotos pode ser um desafio para quem precisa dar conta de tantas funções como um empreendedor. Mas, com poucas dicas, você pode mudar esse cenário.
Não se esqueça, para elevar a qualidade das suas imagens, é preciso:
- Montar ou adaptar um cenário;
- Cuidar da iluminação;
- Evitar usar o zoom;
- Utilizar filtro;
- Editar as fotos.
Agora ficou mais fácil tirar fotos para Instagram, não é? Então, comece a colocar nossas sugestões em prática e prepare-se para ter ainda mais sucesso nas vendas.
Até porque estar bem representado no Instagram é um passo determinante para garantir sua presença digital. Agora é com você!
Boas vendas!