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Tudo o que você precisa saber para montar um e-commerce

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

13 de junho de 2022

Tudo o que você precisa saber para montar um e-commerce

Você com certeza já ouviu o termo “e-commerce” em algum lugar. Popularizado no Brasil na última década, os comércios eletrônicos despontam como uma alternativa de empreendedorismo em tempos de crise ou, então, uma maneira de aumentar o faturamento de uma loja física ao vender também pela internet, sem limites geográficos ou limitação de espaço para produtos. Hoje, você vai ser inserido no universo das vendas on-line com ajuda do Terra Empresas.

O que saber antes de montar um e-commerce?

O faturamento dos e-commerce pode chegar a R$ 79,9 bilhões neste ano, o que representaria um crescimento de 16% do e-commerce no Brasil em relação ao ano passado — os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que montar um e-commerce pode ser uma boa aposta de investimento. Quer motivo melhor do que esse para abrir sua loja na internet?

Talvez a sua insegurança ainda diminua o interesse e gere dúvidas sobre o conceito, a aplicação e os tipos de e-commerce. Mas agora chegou a hora de saber as vantagens de se ter uma loja virtual.

Antes, afinal de contas, o que significa e-commerce?

O que é um e-commerce

Para entender seu significado, é preciso saber que se trata de uma abreviação da palavra eletronic commerce ou, em português, comércio eletrônico. Nele, os negócios são feitos por meio de uma plataforma eletrônica acessada via dispositivos, tais como celulares e computadores.

Globo dentro de uma cesta de compra. Representa um e-commerce
Com projeção de alta de 16%, o e-commerce se consolidou entre os consumidores. Imagem: Unsplash.

Ainda sobre o conceito e objetivo desse negócio, deve-se entender, sobretudo quando se pensa em montar umque todo site e-commerce é uma loja virtual, mas nem toda loja virtual é um e-commerce.

Então podemos estabelecer a diferença entre o e-commerce e o marketplace. No caso do primeiro, há apenas uma empresa, fabricante ou vendedor em sua própria loja virtual. Já o marketplace é uma plataforma com uma estrutura já pronta na web e que abriga várias empresas.

Por outro lado, é preciso entender que o marketplace não dará a mesma liberdade que uma loja virtual oferece. 

Tipos de e-commerce

Quando se pensa em tipos de e-commerce no Brasil, podemos falar em quatro modelos principais. Entendê-los é importante para compreender o que é e-commerce e para que ele serve:

B2C (Business to Consumer): quando as empresas vendem para pessoas;

B2B (Business to Business): quando a venda na web é feita de uma empresa para outra;

C2B (Consumer to Business): é a inversão do primeiro tipo; uma pessoa oferece um serviço para uma empresa (como em uma plataforma de freelancers);

C2C (Consumer to Consumer): relação entre consumidores comuns, como o Mercado Livre, por exemplo.

Vantagens do e-commerce

Agora que você sabe o que o termo significa, conheça as principais vantagens:

Mulher segurando uma caixa para vender em um e-commerce
Com sua loja virtual, você terá autonomia para gerenciar o seu negócio e bombar as suas vendas. Imagem: Unsplash.
  • Flexibilidade: com sua loja virtual, há a possibilidade de administrar melhor o seu tempo; 
  • Investimento baixo: esqueça as despesas de uma loja física. Ao montar um e-commerce, os gastos são bem inferiores;
  • Dinamismo: o tempo entre o processo de escolha e a compra do produto é menor, além de não depender de um estoque imediato.

Como montar um e-commerce

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse modelo de negócio, vamos apresentar como montar o seu:

  1. Comprar um domínio: escolha um domínio simples e com nome relacionado ao seu produto;
  2. Escolher a ferramenta: analise as ferramentas disponíveis no mercado;
  3. Selecionar o modo de pagamento: aponte as formas de pagamento disponíveis, como cartão de crédito, depósito, boleto bancário etc.;
  4. Escolher entre produto físico ou digital: defina quais produtos serão vendidos, podendo ser físicos ou digitais;
  5. Avaliar a logística: prepare-se para oferecer o melhor serviço possível às pessoas.

Com tudo o que foi apresentado e com o conhecimento do que é e-commerce, que tal investir em uma loja virtual? Boas vendas!

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