Dicas e ideias de promoção para fazer na loja virtual para a Black Friday
publicado por Terra Empresas
14min leitura
18 de novembro de 2022
Vem aí a Black Friday, um dos períodos mais aguardados pelos lojistas e empreendedores de modo geral. É o momento de criar ideias de promoção e colocar as estratégias de vendas para funcionar durante todo o mês de novembro.
Uma pesquisa realizada pela Conversion, agência digital especializada em SEO, apurou que cerca de 62% pretendem comprar online em 2021. Isso quer dizer que, mesmo diante dos impactos causados pela pandemia, a expectativa é boa.
Com o mercado online aquecido, tem sempre alguém precisando de produtos e serviços diversos. Essa pode ser a oportunidade que você precisa para colocar seu negócio de vez na internet, marcar presença e se destacar para aumentar o faturamento.
Vale ressaltar que o comércio virtual é interessante para qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho. Os consumidores estão preferindo comprar à distância, devido às facilidades, como receber o produto em casa e pagar mais barato, mesmo com o valor do frete.
Para ajudar na sua estratégia, o Terra Empresas preparou algumas sugestões para que você tenha um melhor desempenho na Black Friday. Então, veja o que você vai encontrar neste artigo:
- Como fazer uma promoção para atrair clientes?
- Que tipo de promoção fazer?
- Exemplos de ideias de promoção
- O que escrever para divulgar uma promoção?
- Como divulgar uma promoção no Instagram, Facebook e WhatsApp?
- Vale a pena ter uma Loja Virtual?
Como fazer uma promoção para atrair clientes?
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, e no Brasil é uma forma de abrir oficialmente a temporada das compras natalinas. No entanto, os lojistas aproveitam a oportunidade para criar promoções dos mais variados produtos e impulsionar as vendas.
Se por um lado a economia é aquecida, por outro, clientes e negócios se beneficiam de preços mais em conta e alta no volume de vendas, respectivamente. Mas, para isso acontecer, é preciso atrair a clientela, o que é um desafio, considerando as ações da concorrência.
Para sobressair, você precisa pensar nas necessidades do seu público e em estratégias que vão além dos tradicionais descontos da Black Friday. Uma boa dica é pesquisar os produtos que estão em alta, ou seja, aqueles que as pessoas mais buscam nesse período.
Uma análise bem-feita pode ajudar no seu planejamento e fazer com que o desempenho do seu negócio possa ter um ganho significativo nessa data.
Também dá para apostar em itens que sejam relacionados aos mais procurados. Até porque quem está disposto a comprar um determinado produto, normalmente leva em conta as ofertas de outros que tenham ligação com a sua escolha.
Além disso, é importante aparecer no Google, pois a pesquisa no buscador pode levar o cliente direto para o seu site ou loja virtual.
Isso significa que o planejamento e a preparação são a alma do negócio, pois não adianta esperar melhores vendas se você não estiver preparado. Tudo precisa estar funcionando bem, para que não haja frustração para o consumidor.
Por isso, antes de colocar qualquer ação em prática, vale revisar e ampliar o estoque, além de preparar bem a logística: ponto fundamental para gerar satisfação e converter o seu cliente para novos negócios.
Que tipo de promoção fazer?
A principal característica da Black Friday é vender produtos de qualidade por um preço mais acessível, menor do que o que é praticado nos outros meses do ano.
No entanto, para ganhar a preferência dos clientes, a promoção deve valer a pena, ou seja, ser vantajosa para quem compra, sem gerar prejuízo para quem vende.
Exemplos de ideias de promoção
Pagar mais barato já é esperado para a campanha, logo, pode não ser um motivo forte o suficiente para que o cliente decida comprar na sua loja. É preciso ir além e fazer algo que realmente salte aos olhos e ofereça um custo-benefício verdadeiro. A seguir, veja alguns exemplos:
Desconto pra valer
Com o passar dos anos, os clientes ficaram mais conscientes e têm o hábito de acompanhar os preços dos produtos por um bom tempo antes da Black Friday. A missão é facilitada pelos buscadores que comparam e mostram as melhores ofertas.
Portanto, se o desconto não for bom e competitivo, as chances de vendas vão diminuir bastante e você pode deixar a data passar com um resultado bem abaixo do esperado, o que pode acabar gerando prejuízo em vez de lucro.
Como o preço exerce grande influência na decisão de compra, talvez uma boa estratégia seja diminuir a margem de lucro durante a Black Friday focando na preferência e fidelização, mas, atenção, não tente enganar o cliente e conceda descontos que façam sentido também para o seu negócio.
Frete gratuito
Uma das vantagens que os clientes mais procuram é a possibilidade de comprar produtos aproveitando a Black Friday, sem taxa de entrega. Quando a loja se propõe a arcar com esse custo, muitos costumam colocar mais produtos no carrinho, aumentando o consumo.
Entretanto, você precisa analisar se consegue reduzir seu preço de vendas, absorver o valor do frete e ainda ter uma margem razoável de lucro.
Caso contrário, estude uma forma de beneficiar quem comprar mais de um produto na sua loja ou acima de um determinado valor com o direito à gratuidade da entrega.
Clube de fidelidade
A Black Friday pode ser um bom momento para lançar o seu clube de fidelidade e manter o relacionamento com os clientes. Aproveite a compra para estimular o cadastro, mostrando as vantagens de fazer parte do programa como:
- Descontos exclusivos;
- Informação sobre lançamento em primeira mão;
- Frete grátis;
- Prioridade na compra de edições limitadas.
Anúncio online
Outra dica é fazer uma boa campanha de divulgação dos seus produtos ou serviços com antecedência. A Black Friday de 2021 será no dia 26 de novembro. Até lá, você pode implementar diversas ações e divulgar no seu site e nas redes sociais aquilo que você acredita que possa ser o carro chefe de vendas.
Isso vai aumentar as chances de que o cliente recorde o seu produto na hora de realizar a compra. Não deixe de conectar o que você vende em sua loja com as necessidades do seu público.
O que escrever para divulgar uma promoção?
Além do conteúdo com informações importantes e educativas sobre o que você vende, publicar boas imagens do produto ou serviço, especialmente em vídeo, podem ajudar no processo de divulgação das promoções de Black Friday.
Para reforçar a sua presença digital, também é preciso uma boa campanha nas redes sociais e não apenas postar casualmente.
É preciso uma estratégia de convencimento com um passo a passo que leve o cliente à decisão final — as redes sociais devem estar preparadas com conteúdo exclusivo e de qualidade para chamar a atenção dos consumidores.
Embora estejam preparadas para ajudar nas vendas de todos os tipos de negócio, cada rede social tem uma característica e um propósito diferente. É importante criar ideias de promoção para cada uma delas, de acordo com as regras, perfil de visitante e potencial de engajamento.
Como divulgar uma promoção no Instagram?
Segundo dados, o Instagram é a quarta rede mais utilizada no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários. De acordo com a própria rede, 90% dos usuários dizem seguir ao menos uma loja, portanto, é preciso ser criativo para se destacar na Black Friday.
O primeiro passo é segmentar seu público, ou seja, se conectar com o perfil de cliente ideal que pode comprar seus produtos. De nada adianta ter uma ideia de promoção, fazer um anúncio perfeito, com imagens atrativas, se os seguidores não tiverem a necessidade ou desejo de comparar o que você vende.
Para divulgar a promoção, invista na qualidade das imagens, vincule hashtags de conexão sem exageros (#blackfriday), use a estratégia da urgência e escassez (o anúncio pode conter “só hoje” ou “últimas unidades”) e não se esqueça de fazer uma chamada no final que leve o cliente a tomar uma decisão, como:
- Reserve agora;
- Fale conosco;
- Aproveite;
- Compre já.
Como divulgar uma promoção no Facebook?
Rede número um no Brasil e no mundo, o Facebook dispensa apresentações e desde que abriu espaço para as lojas virtuais, cada vez mais é procurada para negócios. Por lá, você pode criar uma fan page, que é o espaço para anunciar seus produtos e serviços.
De forma criativa, é possível divulgar uma promoção de Black Friday, publicando fotos de produtos com descontos, frete off conforme as regras e se manter ativo para responder comentários e dúvidas que surgirem.
Aliás, esse é um ponto importante nas vendas online, pois a interatividade pode gerar confiança e favorecer a decisão de compra.
Como divulgar uma promoção no WhastApp?
Em terceiro lugar na preferência dos usuários, o app de mensagens instantâneas já soma mais de 120 milhões de brasileiros conectados. Antes usado para a troca de conversas entre pessoas, agora é também uma poderosa ferramenta de vendas.
No entanto, ele pode funcionar mais como um canal de divulgação das campanhas e direcionar para as outras duas redes, por meio de links.
O WhatsApp é um recurso excelente para as estratégias de marketing digital ao criar mensagens curtas, mas eficientes, convidando o usuário a conhecer as ofertas da Black Friday.
No entanto, vale lembrar que você só pode entrar em contato com quem está na sua gestão de relacionamento com cliente e que te deu permissão para receber qualquer tipo de contato, pesquisa ou promoções.
Vale a pena ter uma Loja Virtual?
A loja virtual funciona como uma vitrine de produtos na internet e, considerando o crescimento das vendas online, quem ficar de fora perderá vantagem competitiva. Com uma loja, você pode divulgar todos os seus produtos não só na Black Friday, mas o ano todo.
É o espaço ideal na web para ganhar visibilidade e atrair mais clientes, oferecendo vantagens de compra e custo-benefício interessantes. A loja virtual profissionaliza o negócio e cria uma identidade visual para a sua marca.
Se você deseja ter uma loja online, mas não sabe ainda por onde começar, o Terra Empresas pode ajudar. Em nossa página, temos um serviço exclusivo de criação passo a passo da Loja Virtual que você mesmo pode fazer. Ou ainda contar com a nossa equipe especializada para entregar a Loja Pronta.
São muitas as vantagens, como ter um domínio próprio, caixas de e-mail personalizadas, versão para dispositivos móveis, sistema de segurança exclusivo com vendas 100% monitoradas e conexão direta do seu site com o aplicativo WhatsApp.
Conclusão
Como você viu, o mercado online está aquecido, e os clientes estão na expectativa de fazer boas compras durante a Black Friday. Por isso, não perca tempo, crie logo a sua loja virtual, aproveite as facilidades de uso das redes sociais e coloque em prática suas ideias de promoção.
Não se preocupe se você ainda não possui a experiência, vivência e faturamento das médias e grandes empresas. Até porque há espaço para todos. Tudo que você tem a fazer é planejar bem suas estratégias e mostrar para seus clientes o que eles têm a ganhar comprando na sua loja.
Com um trabalho sério, ferramentas certas, muita criatividade e o suporte de especialistas, você pode ir muito mais longe do que imagina.
Então, boas vendas!