5 passos para começar empreender na Internet
publicado por Terra Empresas
6min leitura
14 de abril de 2022
Não são poucos os exemplos de negócios que nasceram a partir da rede mundial de computadores . O cenário atual, forçado pela pandemia do novo Coronavírus e o consequente isolamento social, fez com que a tendência de empreender na Internet ganhasse ainda mais corpo. Foi por meio dela que negócios muitos tradicionais sobreviveram e que outros se colocaram no mercado, diante da nova situação. Mas na hora de decidir empreender pela Internet, é preciso fazer uma avaliação que vai desde o seu perfil de empreendedor, passando pelas oportunidades que estão disponíveis no mercado. Traçar uma estratégia vai definir se o negócio vai ser bem sucedido ou não. Quanto mais robusta for essa estratégia, maiores serão as chances de sucesso. Listamos aqui algumas dicas para que esse caminho seja feito de forma consciente.
Empreender na Internet
1) Conheça o seu perfil
Para começar a empreender na Internet, é preciso, antes de mais nada, avaliar o seu perfil. Você tem familiaridade com a rede? Sabe como se movimentar nela? Se a resposta for positiva, vale a pena seguir em frente. Caso contrário, não quer dizer que você vai ter de ficar fora. Mas vai precisar da ajuda de alguém que possa trilhar esse caminho com você. Você pode, inclusive, com a ajuda do Terra Empresas, que disponibiliza de forma simples um Criador de Sites e a possibilidade de você ter uma Loja Virtual.
2) Oportunidades de negócios
Quando se fala em oportunidade de negócios, é como se uma janela se abrisse a cada momento. Mas para perceber a hora certa de apreciar a paisagem, é preciso estar bem antenado com todos os movimentos. No início do isolamento social, muitos empresários ficaram paralisados, sem saber ao certo como agir diante de uma mudança tão brusca em seus negócios. Quem percebeu o movimento de forma mais rápida, conseguiu se posicionar melhor. Um exemplo: quando a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras de pano, muita gente que não era do ramo passou a vender esse tipo de material primeiro. Quem saiu na frente teve melhores resultados. Com o passar do tempo, essa força inicial acabou se dissipando.
3) Marketing de relacionamento
Ter uma estratégia de marketing de relacionamento é a forma mais consistente para empreender na Internet. A rede mundial é por si só um local de relacionamento, principalmente com o uso das redes sociais, que servem justamente para isso. Fazer uso delas de forma racional, estreitando o relacionamento com o cliente, costuma gerar bons resultados nas vendas. Além do seu conhecimento do negócio, para atuar bem nesta área, é preciso agregar conhecimento. Há bons cursos online disponíveis que tratam sobre o assunto. Entender bem como funcionam os mecanismos vai ajudar você a traçar a melhor estratégia. Mas ela passa pela produção de bons conteúdos, que façam com que o engajamento do público com o seu produto ou negócio fique mais consistente.
4) Ter um bom site
Ter um site na internet não significa apenas ter um endereço em que a sua empresa pode ser encontrada. Para empreender na Internet, você precisa ter disponível um bom conteúdo e que a página seja amigável, fazendo com que o consumidor ache rapidamente aquilo que procura. Se você já tem alguma afinidade com a Internet, é possível utilizar plataformas para a construção de sites de maneira rápida. Esses serviços são praticamente autoexplicativos. Ainda que o entendimento sobre design e programação seja um diferencial e facilite a confecção, é possível, sim, fazer sozinho o serviço. O Terra Empresas pode ajudar você a montar o seu de forma prática, rápida e dinâmica.
5) Montar uma loja virtual
Uma boa plataforma de comércio eletrônico para a criação de uma Loja Virtual precisa permitir que você possa editar e personalizar seu site com textos, imagens, fontes, cores e vídeos de forma simples e rápida. Ela precisa ser responsiva, ou seja, funcionar em todos os equipamentos, como celulares, notebooks e desktops, e estar conectada com as principais redes sociais em que o seu negócio atua. Além de uma boa página, é preciso ter um atendimento ágil e que a negociação possa ser feita em poucos cliques. Quando uma compra é muito demorada, muitas vezes o cliente acaba deixando o carrinho de compras pelo meio do caminho. O pagamento deve ser feito sem complicação.