5 dicas de entrega para fortalecer o seu negócio
publicado por Terra Empresas
6min leitura
13 de junho de 2022
São dois os principais desafios para os empreendedores que trabalharam com entregas, o popular delivery: gerenciar o serviço e oferecer a melhor experiência possível ao consumidor. Reunimos neste artigo 5 dicas dicas de entregas para que tudo funcione bem e você consiga fidelizar o seu cliente, com o consequente aumento do faturamento.
Neste momento de isolamento social, por conta da crise do coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a oferecer o serviço pela primeira vez. De um lado, devido à impossibilidade de manter as portas abertas, por outro, com as pessoas evitando ao máximo sair de casa e aderindo ao comércio virtual.
Para quem chegou agora, é preciso cuidado para que o serviço agregue valor ao seu produto. Isso porque, um serviço mal executado pode ter efeito exatamente contrário.
Para os negócios locais, é importante levar em conta uma região para atuação. Dessa forma, é possível calcular um frete único. Entregas feitas para bairros distantes podem encarecer a entrega e inviabilizar o negócio. Para começar bem, já no primeiro contato do cliente, o atendente deve registrar dados como nome, endereço e telefone de contato. Com esse cadastro bem feito, será possível identificar o cliente de forma mais rápida na próxima compra.
Com as dicas que preparamos para você, esperamos que a sua empresa consiga aumentar o número de clientes. Mas lembre-se que isso precisa ser feito de forma gradual e de maneira que você consiga atender a nova demanda que pode surgir.
Por isso, também precisa ser levada a possibilidade de usar sistemas automatizados para o controle do estoque, o que economiza tempo e recursos. A efetivação de uma compra sem que o produto esteja disponível pode fazer com que haja atraso na entrega, ou ainda pior, o produto não ser entregue.
Conheça aqui 5 dicas de entrega para fidelizar o seu cliente:
1) Agilidade e bom atendimento
São os principais fatores para que o cliente fique satisfeito com o serviço. Cumprir os prazos é essencial para um bom relacionamento. É preciso comunicar de maneira clara qual será o prazo e o preço da entrega antes do negócio ser concluído. A transparência na hora de resolver uma pendência também é bem vista por parte do cliente, evitando assim desgastes desnecessários.
2) Rastreamento
Para os produtos vendidos pela Internet, um código de rastreamento também ajuda o consumidor a entender o que está acontecendo até que o produto chegue na sua casa. É importante ter um canal de relacionamento com o cliente, para o caso de algum imprevisto. Uma das piores sensações de quem compra e o produto não chega no prazo combinado é não conseguir entrar em contato de forma eficiente com o vendedor.
3) Embalagens de boa qualidade
A embalagem deve ser resistente para a proteção do produto a ser enviado. Imagine a decepção do comprador se um eletrônico ou um produto frágil chega danificado ao seu endereço. É provável que ele nunca mais faça negócio com a sua empresa. No caso dos restaurantes, que entregam alimentos prontos para consumo imediato, além de resistente, a embalagem precisa ter estabilidade para que a refeição não seja revirada no caminho e chegue ao destino com uma má aparência. Uma entrega eficiente faz com que a comida também não chegue fria ao cliente.
4) Bom atendimento
Entregadores bem treinados são essenciais para que o serviço seja completo. Para isso, negócios locais muitas vezes preferem ter a sua própria equipe. Com a disseminação dos aplicativos de entrega, a empresa pode ganhar mais visibilidade, mas nem sempre o tratamento ao cliente será o mesmo. É bom trabalhar com as duas situações e ver a que melhor se encaixa com o seu tipo de negócio.
5) Logística reversa
Muitas vezes deixada de lado, a logística reversa tem importância fundamental para o seu comércio eletrônico. Isso vale para quando o consumidor quer trocar um produto ou desiste e precisa ser reembolsado. Essa política precisa estar clara já no momento da venda. Mesmo com alguma insatisfação inicial do cliente, se o processo for realizado de maneira eficiente, é possível inverter essa situação.
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O controle de estoque é um dos fatores com os quais empreendedores precisam se preocupar, mas além deles existe uma infinidade de detalhes, como a precificação correta dos produtos. Será que sua empresa aplica um valor justo as vendas? Entenda neste artigo.